Vinhos Vegan
Tipos de vinho

Vinhos vegan: o que são e como escolher

Comer, beber e lazer

Enófilo e autor do blog "Comer, beber e lazer"

Os vinhos vegan têm conquistado cada vez mais adeptos por todo o mundo. Descubra o que são e como escolher.

Comer, beber e lazer

Enófilo e autor do blog "Comer, beber e lazer"

Os vinhos vegan evitam tudo o que seja de origem animal. Em todo o mundo, e em Portugal, contam com cada vez mais apreciadores. Descubra como são produzidos e como escolher.

Produção de vinho vegan

Os vinhos vegan tem um processo de produção ligeiramente diferente do tradicional, mas que faz toda a diferença no impacto na vida animal.

Clarificação

Um dos passos no processo de vinificação que é adaptado é o da Clarificação, que consiste na separação do mosto das partículas sólidas a fim de clarificar/filtrar o líquido. Nesta fase, recorre-se normalmente à adição de gelatinas de origem animal, à cola de peixe ou à clara de ovo para que este processo ocorra mais rapidamente. Nos vinhos Vegan, que também passam por este processo, utilizam-se elementos alternativos, de origem mineral e/ou vegetal.

Filtragem

Este processo tem de ser adaptado para servir um público Vegan. Nesta etapa, pode ser utilizada gelatina, albumina e sangue animal, para amaciar os taninos. Também aqui se optam por alternativas, para evitar recorrer a quaisquer ingredientes de origem animal ou derivados. Por isso, o compromisso para com o consumidor Vegan é total.

Já existem alguns produtores em Portugal com este tipo de vinho. Basta procurar pelo símbolo Vegan autenticado pela Vegan Society nos contrarrótulos dos vinhos.

Tipos de vinho vegan

Também nos vinhos vegan existem algumas variedades a ter em conta:

Vinhos orgânicos

São cultivados sem o uso de agrotóxicos, como pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos. Mas isso não quer dizer que estejam totalmente livres dessas substâncias, estando regulada a quantidade que cada substância química pode representar na constituição do vinho.

Vinhos biodinâmicos

De cultivo orgânico, prezam pelo equilíbrio entre todo o sistema que envolve o vinho: a vinha, solo, clima e pessoas.

Vinho natural

Um vinho de cultivo orgânico com o mínimo de intervenção na adega. Não é permitida a adição de leveduras selecionadas nem a prática de filtragem. São vinhos que revelam as características genuínas da uva e do terreno.

De reforçar que vinhos Orgânicos, Biodinâmicos e Naturais podem ou não ser Vegans, algo que depende de cada produtor.

O que é que o vinho vegan tem?

O vinho vegan tem as mesmas características de sabor do que um vinho dito “normal”. A única diferença prende-se com o processo de produção, onde, em vez de serem utilizados elementos de origem animal, são preferidos ingredientes de origem vegetal/mineral. Venha descobrir a seleção de vinhos vegan numa loja Continente perto de si.