Harmonização

Os melhores vinhos para acompanhar arroz de pato

Saiba quais os vinhos para melhor acompanhar arroz de pato, e realçar os seus sabores, texturas e aromas.
O sabor da carne de pato é intenso e, a melhor forma de o confecionar ou temperar reúne pouco consenso. A escolha de um bom vinho para o acompanhar passa pela mesma indefinição. Descubra quais os vinhos, tintos ou brancos, que podem fazer a diferença à mesa.

Vinhos para acompanhar arroz de pato

Preparar arroz de pato implica aceitar as características especiais desta carne de sabor intenso, dotada de uma larga camada de gordura e pele crocante. A melhor forma de a confecionar ou temperar é alvo de longas discussões entre apreciadores.

A falta de consenso surge também na hora da escolha do vinho para acompanhar, com uma hesitação entre a profundidade do sabor e a presença de gordura doce e saborosa.

Para acompanhar o arroz de pato à antiga, escolha vinhos encorpados, de preferência tintos.


Apesar de ser uma ave, o pato tem uma carne um pouco mais escura e com um sabor mais forte que as demais, portanto, pede um vinho com a mesma formação.

Para acompanhar o arroz de pato à antiga, com enchidos e toucinho, escolha vinhos encorpados, de preferência tintos. Aprecie algumas alternativas portuguesas, que podem passar pelos vinhos do Dão ou um Buçaco, naturalmente envelhecido.

Como harmonizar com outros pratos de pato

Do branco ao tinto, com mais ou menos corpo e acidez, serve-se o copo em função do prato, do corte de carne utilizado e do tempero escolhido, que pode fazer toda a diferença. Como com qualquer prato, é preciso identificar os principais sabores e pensar sobre o equilíbrio do salgado, picante, doce e amargo, na relação com o vinho.

Fumados 

Se a carne é servida mal-passada ou fumados, tal como no arroz de pato, recomendam-se vinhos mais encorpados. 

Pato à Pequim

O pato à Pequim é companhia perfeita do rosé mais conhecido do mercado e não há desculpa para não experimentar pato com laranja à boleia de um branco aromático, com algum corpo.

Magret de Pato

Se procurar um vinho para acompanhar um Magret ou peito de pato grelhado, aposte num Pinot Noir com aromas de frutas frescas e flores.

Ragu de Pato

O Merlot é uma excelente opção, tanto para preparar como para acompanhar o Ragu de Pato.

Siga os seus instintos

O melhor vinho a combinar com pato será aquele que vai guiar o seu paladar até às surpresas mais agradáveis. Assim, deixe-se guiar pelos seus instintos e descubra a nossa oferta de vinhos para acompanhar arroz de pato numa loja perto de si.