Harmonização

Os melhores vinhos para acompanhar chocolate

Vinho e chocolate combinam? Conheça sugestões de harmonização de vinho com chocolate.
Se o chocolate é o alimento dos deuses, o vinho é o néctar que os mantém felizes. São dois dos maiores afrodisíacos conhecidos e oferecem um sabor intenso e complexo.

Como consumir chocolate

Com o chocolate, é essencial prolongar o momento de prazer. O ideal é saborear lentamente cada quadrado de chocolate, de forma a que derretam sem pressa na boca.

O chocolate deve ser degustado num momento propício a isso, num local acolhedor, sem pressões ou distrações que o tirem do seu momento delicioso do dia. E lembre-se, a não ser que esteja um calor intolerável, o chocolate é melhor conservado fora do frigorífico. Chocolate frio não é a forma mais adequada de o saborear.

Adequado sim é combinar o chocolate com um vinho, ainda que para surpresa de muitos.

Como acompanhar chocolate com vinho

Por norma, quanto maior a percentagem de cacau, maior é a dificuldade em encontrar uma parceria proveitosa.

Chocolate branco

Como regra geral, os vinhos brancos devem ser usados em combinação com chocolates mais leves, como o chocolate branco, o que ajuda a criar um perfil de sabores que se complementa. Sirva com framboesas e suspiros esmagados, de forma a criar um doce que baste para finalizar um jantar especial.

Chocolate de leite

Se, por outro lado, prefira subir a parada, aumentando a percentagem de cacau e utilizando um chocolate de leite, deixe o vinho tinto sossegado na dispensa.
Os vinhos demasiado fortes sobrepõem-se em demasia ao sabor do chocolate. 
Use morangos para mergulhar no chocolate de leite e junte um espumante suave ou doce para criar um casamento feliz. O sabor da fruta intensa a receber o doce do chocolate e a fazer bom uso da acidez e da bolha do vinho é garantia de sucesso.

Chocolate negro

Se continuar a subir na percentagem de cacau, utilizando chocolate negro, a harmonia será mais difícil, mas não impossível.

O chocolate negro, tal como o vinho, é rico em taninos, polifenóis de origem vegetal que interferem com a degustação e tornam o aroma mais amargo, com travo frutado ou picante. No entanto, há sempre os lugares de abrigo que os clássicos oferecem quando vinho e chocolate parecem não querer estar juntos. Procure vinhos mais fortes, para compensar a intensidade do chocolate negro. Em caso de dúvida, recorra a um bom vinho Porto Ruby para acompanhar o mais negro dos espécimes e tudo correrá bem.

Vinho e chocolate, uma união difícil mas recompensadora

Quanto maior a percentagem de cacau, maior a dificuldade em encontrar uma parceria proveitosa. Use chocolates leves, como o branco ou de leite em combinação com um vinho branco. No caso de espumantes suaves, o chocolate de leite é uma boa opção. Para o chocolate negro, é necessário um vinho com um aroma mais forte, como um vinho tinto ou do Porto. Visite as nossas lojas ou aceda online para conhecer todos os vinhos e chocolates deliciosos que oferecemos.