Vinhos Para Acompanhar Sobremesas

Harmonização

Vinhos Para Acompanhar Sobremesas

Descubra quais os melhores vinhos doces para acompanhar as sobremesas típicas de Natal e como escolher. Conheça tudo aqui!
A ceia de Natal é uma época de festa, onde a família e os amigos mais próximos se reúnem à volta da mesa.

Preparam-se os típicos pratos principais, normalmente de acordo com determinadas tradições regionais ou familiares.

Descubra quais os melhores vinhos para acompanhar sobremesas e como escolher.
 

Como escolher vinhos para acompanhar sobremesas


O pilar da harmonização é o nível de açúcar, partindo da premissa de que quanto mais doce a comida, mais dulçor terá o vinho. Nesta altura, a bebida não deverá ser o destaque, mas sim ajudar a que a comida fique ainda mais saborosa.

É possível chegar à harmonização de cada etapa do jantar de Natal, com um estilo de vinho diferente, respeitando o paladar dos convidados e as características de cada prato.

Entre as diferentes opções no mercado, há quem diga que os que melhor combinam com as sobremesas são os de colheita tardia, vinhos do porto, Madeira e demais licores.

Chocolate


Se prefere algo com chocolate de alta concentração de cacau, pode optar por um Porto Ruby, cujo aroma e sabor possuem um caráter frutado.

Com notas de ameixa e frutos vermelhos, aromas a especiarias e cravo, e com um toque final de chocolate preto amargo, o Vinho do Porto Vintage da Quinta da Roeda é o ideal para acompanhar as sobremesas de chocolate.

Outra boa opção para este tipo de doces de Natal é o Late Bottled Vintage da Cockburn’s. Realçado com notas de frutos vermelhos e eucalipto, tem a frescura necessária para acompanhar as sobremesas mais doces.

Se pretender um Porto ainda mais fresco, o Barros Ruby Reserva é o mais indicado. Através do seu toque de amora, notas de menta e eucalipto, e com a frescura da hortelã-pimenta, proporciona uma experiência de equilíbrio perfeito entre o doce e a acidez necessária para cortar o excesso de açúcar.

Bolo Rei e Rainha


Para harmonizar com estas sobremesas, experimente um Vinho do Porto, sob a forma de um Tawny ainda em princípio de vida.

Aletria e Arroz Doce


O nível de açúcar destas sobremesas pede um vinho fortificado como o Moscatel de Setúbal.

Fritos


Para os fritos há uma paleta de cor que se deve manter e, nada melhor que um Porto Branco seco para o casamento perfeito. Deixemos as rabanadas à procura do seu LBV ou do Vintage, que guardou para a ocasião, e não esqueça o pudim para com eles harmonizar.

Doces com ovos e frutos secos


Para acompanhar os doces com ovos e frutos secos, o Porto Tawny, um Porto envelhecido em madeira com aromas ricos em especiarias adocicadas e frutas secas, é a opção perfeita.

Encorpado e frutado, o Dow's Trademark Vinho do Porto Reserve é um vinho equilibrado, onde os frutos silvestres e as especiarias sobressaem. Um ótimo vinho para cortar o açúcar dos doces e incentivar à rendição da união dos diferentes sabores e aromas.

Queijos


Os queijos, sejam suaves e macios, cremosos e adocicados, ou picantes, consistentes e fortes, sobressaem quando combinados com um bom vinho. Proveniente da região do Douro e com um aroma a fruta fresca, frutos secos e sabor a mel, o Cruz Vinho do Porto Colheita é uma das nossas recomendações para acompanhar a tábua de queijos na mesa de Natal. A combinação com o queijo abre o paladar para novas texturas e sabores, permitindo uma experiência ímpar.

De sabor intenso, com um paladar doce e perfeitamente equilibrado na sua suavidade e acidez, o Contemporal Vinho do Porto 10 anos resulta de uma combinação harmoniosa entre o aroma de frutos silvestres com frutos secos e madeira fina de carvalho. É a combinação perfeita para servir com uma tábua de queijos aprimorada.

Porquê vinho de Natal?


A doçaria conventual tem, em Portugal, uma grande expressão, impressionando pela forma como se consolidou o conhecimento sobre pontos de açúcar, caldas, compotas e tratamento de frutos.

Existe também uma enorme opção de vinhos de Natal, para afinar com os diferentes pratos à mesa.

Descubra a nossa gama na loja online ou numa loja Continente perto de si.