vinho para acompanhar leitão
Harmonização

Vinho para acompanhar leitão

Conheça os melhores vinhos para acompanhar leitão e saiba como escolhê-los. Descubra aqui!
Bairrada é sinónimo de Espumante. Já na ementa, é incontornável o afamado leitão, confecionado de modo a oferecer uma pele estaladiça e servido com o característico molho de pimenta.

Diz-se que a história reúne a sabedoria de múltiplas gerações e o que se desenvolve em conjunto, deve chegar à mesa para ser consumido em harmonia. Não é de estranhar que uma das virtudes de um copo de espumante seja a de combinar bem com o leitão, elevando este prato à categoria de iguaria, permitindo apreciar todos os seus sabores e texturas.

Como escolher vinho

No leitão à Bairrada, alimentado apenas com o leite materno, o sabor da carne é delicado, lácteo e adocicado. No entanto, a sua condimentação intensa à base de alho, muita pimenta preta, salsa, toucinho, banha e louro, somada ao preparo assado na lenha, aumenta consideravelmente os níveis estruturais do prato. É importante por isso procurar nos vinhos valores equivalentes de intensidade gusto-olfativa.

Deve ser procurado um vinho que dialogue bem com a carne de porco, rica em moléculas ativas de ésteres do grupo das lactonas. Neste campo, destacam-se os vinhos estagiados em carvalho ou que exalam aromas de coco e alperce.

E é aqui que entram os espumantes feitos com casta Baga, para trazem a fruta negra ao copo, e que possuem taninos vincados e uma acidez presente que é bem-vinda.

Vinho da Bairrada

O espumante branco bairradino é o que mais fãs incondicionais congrega, mas há mais, a explorar no que toca a harmonizações vínicas com o bacorinho assado. Há que ter em conta, sobretudo, a tenrura do leitão e a pouca gordura que possui no momento em que normalmente o comemos.

De alma grande e aroma particular, a Baga é uma casta tinta de uvas pequenas e cor profunda que dão corpo a vinhos tintos, rosados e ao muito português espumante. Não sendo exclusiva da Bairrada é lá que ganha o estatuto único que lhe é reconhecido e do qual resultam vinhos que, amados ou detestados, nunca provocam indiferença.

A casta Baga, vigorosa e de maturação tardia, é responsável pelos melhores vinhos da Bairrada.


A casta Baga é responsável pelos melhores vinhos da Bairrada, revelando-se igualmente importante nas Beiras e Dão, e, embora menos determinante, em Lisboa e Tejo. É uma casta vigorosa, com cachos de bagos pequenos, de maturação tardia, necessitando de mondas diligentes para conseguir manter a qualidade e maturação correta da fruta.

Esta casta prefere os solos argilosos e com boa exposição solar. Com boas maturações, e em anos secos, os vinhos da casta Baga assumem uma cor profunda, com fruta de bagas silvestres bem definida, ameixa preta, taninos sólidos e acidez mordaz, com notas de café, erva seca, tabaco e fumo. Estes vinhos apresentam um enorme potencial de envelhecimento em garrafa.

Leitão e Espumante andam de mãos dadas

O leitão é aquele prato típico que enfeitiça quem o prova. Mas não é só o leitão que é típico, a bebida que o acompanha é obvia, um espumante. E porquê o espumante? Porque amplia todo o sabor e textura do leitão, tornando a refeição uma iguaria única. Venha a uma loja Continente perto de si verificar a oferta de leitão e espumantes disponíveis.