Castanhas e vinho
Harmonização

Castanhas e vinho: como escolher

Comer, beber e lazer

Enófilo e autor do blog "Comer, beber e lazer"

As castanhas assadas são uma das mais saborosas tradições portuguesas. Descubra os melhores vinhos para acompanhar esta iguaria.

Comer, beber e lazer

Enófilo e autor do blog "Comer, beber e lazer"

As castanhas assadas são uma tradição que percorre todo o país, com origem que se perde na bruma do tempo. Com o vinho certo, ganham novos sabores e transformam qualquer refeição num momento especial. Descubra como escolher os melhores vinhos para acompanhar castanhas.

Origem das castanhas assadas

“Em dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho”. “No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!" Quantos ditados populares existem com referência a esta combinação celestial: castanhas e vinho?

As castanhas têm sido associadas a partilha, tradição e celebração há séculos. É um ritual que se cumpre: juntam-se as pessoas, prova-se o vinho, assam-se as castanhas. Em particular, é durante o São Martinho que se fazem os magustos e a colheita da castanha (nos meses de outubro, novembro e dezembro) – e em que a febre das castanhas toma de assalto os portugueses.

Mas para libertar o máximo de sabor deste pequeno alimento, é necessário saber escolher o vinho certo. Descubra como o fazer.

Castanhas e vinho: como combinar

A castanha é um fruto rico em hidratos de carbono sob a forma de amido e fibra, mas pobre em proteína e gordura. Para estabelecer o equilíbrio, deverão ser servidos vinhos jovens, frescos, com uma boa acidez. Estas são algumas das melhoers opções.

  • Água-pé. As castanhas sãotradicionalmente acompanhadas com água-pé, bebida que resulta da fermentação do que fica no fundo dos lagares.
  • Jeropiga. Um vinho fortificado com semelhanças ao Porto, também fará as honras.
  • Vinho Branco ou Tinto. Para os mais puristas, é recomendado acompanhar as castanhas simplesmente com vinho branco ou tinto.

Castanhas assadas vão bem com um bom vinho


Ninguém é indiferente às míticas castanhas acabadas de assar. O seu aroma e sabor são inconfundíveis. É importante escolher um bom vinho para as acompanhar, de forma que a experiência seja ainda melhor. Venha a uma loja Continente e adquira os melhores ingredientes para fazer as suas castanhas assadas.