Alimentos

Sável: das águas doces para o prato

Conheça o peixe Sável, uma verdadeira iguaria que nasce em águas doces e que encanta inúmeros apreciadores de peixe. Veja ainda algumas receitas de Sável.

Atualizado a 22/03/2022

O Sável é um peixe de água doce que faz as delícias de inúmeros apreciadores. Pertence à família da sardinha, é gordo, espinhoso e altamente delicioso. É considerado um peixe raro na gastronomia, tendo em conta que só é pescado no final do Inverno, o que o torna ainda mais especial e muito procurado especialmente na região do Douro.

Conheça ao detalhe esta espécie e algumas das receitas de Sável mais populares.


Benefícios do Sável

O Sável é, tal como a lampreia, um peixe gordo. Além dos benefícios gerais associados ao consumo regular de peixe, o Sável apresenta outros benefícios para a saúde, nomeadamente:

Principal fonte de ómega-3

A par da lampreia, do salmão, do atum, da cavala e até da dourada, o Sável é um peixe rico em ómega-3. Entre os principais benefícios do ómega-3 destacam-se:
  • Propriedades anti-inflamatórias;
  • Controlo dos níveis de colesterol e glicemia;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares, cerebrais e autoimunes;
  • Melhoria da memória e do bem-estar em geral;
  • Melhoria do rendimento muscular e da qualidade da pele.

Alto valor calórico

Os peixes gordos, como o Sável, possuem mais de 5% de gordura e podem apresentar o dobro do valor calórico de um peixe magro (com menos de 2% de gordura). Por isso, se procura aumentar a ingestão de calorias de forma mais saudável, este peixe pode ser uma ótima escolha.
Características e origem do Sável

O Sável é um peixe da Primavera e uma das opções a que as pessoas mais recorrem na Quaresma. É considerado um peixe gordo que nasce no mar, mas acaba por se reproduzir e viver grande parte da sua vida na água doce e temperada dos rios.

Os registos oficiais conhecidos sobre a captura de Sável, iniciaram-se em 1914. Atualmente esta espécie distribui-se desde a Islândia até à Costa Atlântica de Marrocos, podendo ser encontrado em vários países da Europa, desde a Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Polónia, entre outros, incluindo Portugal.

Tanto em Portugal como na Galiza, quando abundante, era a espécie de subsistência básica, que tanto alimentava a comunidade piscatória como lhe servia de suporte económico.

No nosso país, o Sável dá preferência aos rios do Norte para se reproduzir. Nomeadamente no Douro, no Rio Mondego, no Minho e no Rio Lima, as populações deste peixe mantêm-se com alguma relevância.

Este peixe é apreciado em todo o país, especialmente na região do Douro. Daquilo que vai comendo acaba por ganhar diversos sabores, mas todos eles tornam-no muito apetecível. A única desvantagem é mesmo a quantidade de espinhas do Sável, que tende a ser mais elevada.

Apresenta um corpo largo e comprido, com cerca de 35-40cm, podendo alcançar os 80 de comprimento.
Como consumir Sável

Sendo um peixe versátil, saboroso e que combina facilmente com outros alimentos, encontra inúmeras receitas de Sável.

Confira as nossas dicas de como preparar Sável e sugestões de pratos em que este peixe ganha o papel principal.

Preparação do Sável

A preparação vai depender da forma como deseja cozinhar o Sável. Regra geral, deve deixar o peixe de véspera a marinar num tabuleiro ou assadeira, cortado em postas finas ou inteiro, com alguns golpes.

Como cozinhar Sável

Este peixe pode ser cozinhado de inúmeras formas distintas. Frito, em escabeche ou grelhado, é sempre um peixe muito saboroso. Aqui ficam algumas sugestões de receitas de Sável:

Receitas de Sável
  • Sável no forno acompanhado de batata assada;
  • Sável frito com arroz;
  • Ovas de Sável;
  • Açorda de Sável;
  • Sável grelhado com limão e batatas cozidas.

Onde comprar Sável

Na Peixaria do Continente encontra os melhores e mais frescos peixes da época. Durante a época alta, nas lojas Continente encontra este peixe pronto a levar para casa. Visite-nos e reserve o seu Sável.