Alimentos

Pitaia: a "fruta do dragão"

Conheça os vários benefícios do consumo de pitaia e descubra deliciosas receitas que pode fazer com a fruta do dragão. Inclua-a na sua alimentação.
Pitaia: a "fruta do dragão"

Atualizado a 01/04/2024

Aromática, de sabor doce e agradável, a pitaia é uma fruta ótima para consumir em qualquer altura do ano. Descubra mais sobre este fruto e porque deve fazer partes das suas refeições.

O que é a pitaia?


A pitaia, também conhecida como “fruta do dragão”, é um alimento de com elevada qualidade nutricional e baixo valor calórico. Não é uma fruta mitológica, mas tem vários benefícios nutricionais: apresenta compostos antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias.

Benefícios da pitaia na sua alimentação


A pitaia é um fruto exótico muito nutritivo que esconde inúmeros benefícios para a saúde.

Sistema digestivo


Por ser rica em fibras, o consumo de pitaia ajuda a regular o funcionamento intestinal. Além disso, é uma boa aliada no controlo do apetite e manutenção do peso sendo capaz de prolongar a sensação de saciedade, devido à presença de fibra e água.

Sistema sanguíneo


A pitaia é fonte de ferro, um mineral muito importante para o sistema sanguíneo, uma vez que é fundamental para a formação de células sanguíneas e auxilia no transporte do oxigénio através da hemoglobina.

Sistema nervoso


A pitaia é fonte de vitamina B3, niacina, que contribui para a função psicológica e normal funcionamento do sistema nervoso.

Metabolismo


Tanto o ferro como a niacina vão ajudar no bom funcionamento do metabolismo, na produção de energia e redução do cansaço e fadiga.

Tipos de pitaia


Podemos agrupar as pitaias em 2 grandes grupos distintos, de acordo com a cor da pele: pitaia vermelha e pitaia amarela. Já dentro da pitaia vermelha existem várias tonalidades de polpa.

Em termos nutricionais elas são igualmente ricas entre si, sendo considerada por muitos um super fruto.

Pitaia vermelha


A pitaia vermelha é de casca avermelhada e espinhos verdes, que devido à sua aparência também é conhecida como fruto do dragão. A sua coloração exterior vai do rosa ao vermelho vivo e a sua polpa pode ser branca, rosa ou vermelha viva. Tem um elevado teor de água, um sabor suave e pequenas sementes negras comestíveis. É rica em flavonoides e baixa em calorias.

  • Polpa branca: é a mais comum das pitaias. Tem a pele avermelhada, com sabor suave e com pequenas sementes negras comestíveis. É rica em água, flavonoides e baixa em calorias.
  • Polpa violeta e polpa vermelha: de pele avermelhada e sabor ligeiro, também tem inúmeras sementes comestíveis. A sua cor de polpa e sumo é tão intensa que tinge uma salada de frutas. É uma boa fonte de licopeno e de baixo teor calórico.

Pitaia amarela


A pitaia amarela é de polpa branca e a sua pele anda entre o verde e o amarelo. A polpa é sumarenta, com sementes, e embora o sabor se mantenha ligeiro é mais intenso do que nas outras pitaias. Assim como a pitaia vermelha, esta variedade é rica em flavonoides e pobre em calorias. É a mais saborosa das pitaias.

Origem da Pitaia


A pitaia é conhecida como a "fruta dragão" pela sua aparência escamosa e espinhosa. Já as suas flores são chamadas “flores da noite”, uma vez que a planta floresce durante a noite com pétalas grandes e brancas e é aí que têm de ser polinizada.
 
A planta da pitaia, e o seu fruto, provém da família dos catos e parece ser originária da América Central, mas já é cultivada em várias regiões tropicais e subtropicais um pouco por todo o mundo nomeadamente no Equador, Peru, Colômbia, Brasil, Vietname, e mais recentemente Marrocos e Península Ibérica.

Como comer pitaia


Tal como a maioria dos frutos, pode ser consumida de inúmeras formas, como em doces, geleias, gelados, sumos, batidos e sobremesas. No entanto, deve consumir-se preferencialmente na sua forma mais natural, para assim aproveitar todas as suas propriedades.

Ao escolher as pitaias para levar para casa, procure as que têm casca vermelha ou amarela (de acordo com a variedade da pitaia), cor brilhante e uniforme. Já as folhas devem mostrar-se secas.

Conserve as pitaias num local seco e fresco. Depois de abertas, guarde-as seladas no frigorífico durante 7 dias a uma temperatura de 21º C. Pode ainda congelar a polpa.

Receitas com pitaia


Para a incluir na sua alimentação, há muitas opções:

  • Smoothie bowl de hibiscos e frutos vermelhos: uma receita fácil para um pequeno-almoço saudável e carregado de vitaminas. Experimente!
  • Iogurte com fruta, granola e mel: só precisa de iogurte natural, granola e uns pedaços de pitaia. O resultado é um pequeno-almoço delicioso.
  • Salada com fruta: um prato simples, leve e saudável. Só precisa de misturar alface, tomate, queijo, maçã e uns pedaços de pitaia.

No Continente, encontra as variedades de pitaia vermelha e amarela. Visite uma das nossas lojas ou encontre no Continente Online as melhores frutas para incluir na sua alimentação.