Alimentos

Favas: receitas, benefícios e calorias

Descubra quais os benefícios das favas, quantas calorias têm e várias receitas com esta leguminosa.

Publicado a 30/07/2024

Além de nutritivas e deliciosas, as favas têm vários benefícios para a saúde e ficam bem numa enorme variedade de receitas. Descubra quantas calorias têm, como as escolher e conservar, e ainda como as introduzir numa alimentação saudável, sem esforço.

Fava: o que é


As favas, ou vicia faba, são leguminosas pertencentes à família das Fabaceae que crescem em vagens grandes. Semeadas de outubro a novembro, são colhidas na primavera, sendo resistentes e adaptáveis à maioria dos solos e climas.

Por fora, a vagem é alongada, plana e ligeiramente curvada. No seu interior, encontram-se as sementes — favas — a parte comestível. Ao abrir uma vagem, encontra cerca de quatro feijões grandes e brilhantes, com forma de rim e pele dura, que algumas pessoas retiram antes de comer. A cor das sementes pode variar entre diferentes tons, dependendo da variedade — a Aquadulce claudia tem sementes de cor branca, e a Imperial green longpod tem sementes verdes.

Quanto ao sabor, é delicado e suave. É semelhante ao de uma batata, mas com um leve travo amargo. Depois de cozidas, têm uma textura granulada e ligeiramente amanteigada.

Favas: quais os benefícios?


Este alimento tão rico em nutrientes deve ser incluído numa rotina de alimentação equilibrada. Conta com vários benefícios para a saúde.

São ricas em nutrientes


As suas propriedades nutricionais são uma mais-valia para o bom funcionamento do organismo. Isto porque fornecem várias vitaminas e minerais essenciais, como ácido fólico e a vitamina C.

Promovem a saúde intestinal


Presentes em grande quantidade neste alimento, as fibras ajudam a regular o trânsito intestinal e promovem uma boa digestão. Auxiliam na regulação do apetite e promove uma maior sensação de saciedade.

São boas para o coração


O elevado conteúdo de fibra também oferece benefícios para a saúde cardiovascular, pois contribui para a redução do colesterol e dos triglicéridos (ácidos gordos) no sangue.

Quantas calorias têm?


Segundo a Roda dos Alimentos, deve consumir uma a duas porções de leguminosas por dia. Uma porção é o equivalente a 80 g, ou seja, 3 c. sopa de leguminosas cruas ou cozinhadas.

Uma porção de 100 gramas de favas cozidas contém aproximadamente 73 calorias — uma boa forma de obter nutrientes essenciais, e uma boa quantidade de energia, sem adicionar muitas calorias à sua dieta.

Quanta proteína têm as favas?


As favas são uma excelente fonte de proteína vegetal e, portanto, uma alternativa saudável para quem pratica uma alimentação vegetariana ou vegana. Em 100 gramas de favas cozidas, encontra cerca de 6,7 gramas de proteína. Esta quantidade significativa de proteína ajuda na manutenção e construção dos músculos, além de ser fundamental para diversas funções do organismo.

Esta leguminosa também é uma ótima fonte de hidratos de carbono, o que permite manter os níveis de energia por mais tempo. Além disso, são igualmente ricas em folato e são fontes de vitamina C.

Receitas com favas


Versáteis e deliciosas, as favas podem ser usadas numa enorme variedade de pratos.

  • Para os dias mais quentes, experimente adicioná-las a saladas, uma forma de as tornar mais saciantes. Outra opção, são estes secretos de porco preto ibérico com saladinha de favas avinagrada.
  • Se preferir pratos quentes, são perfeitas para estufados e guisados. Adicionam uma textura agradável e um sabor subtil que complementa bem com tomates, cenouras e especiarias.
  • Para quem adora pratos tradicionais, sugerimos clássico: favas com chouriço. Experimente esta receita de favas guisadas, salpicadas com coentros frescos para dar um toque aromático. Ou esta de favas guisadas com enchidos.
  • Podem ainda ser incluídas na preparação de hambúrgueres vegetais ou transformadas num delicioso puré como acompanhamento ou patê, servido com tostas e palitos de cenoura.

Como conservar favas?


As favas devem ser mantidas frescas, acondicionadas num recipiente hermético, no frigorífico. Aguentam-se muito bem durante cerca de uma semana.

Se preferir prolongar a validade, escalde-as rapidamente em água quente, seque-as bem e congele em sacos apropriados para colocar no congelador. Desta forma, podem durar até um ano. Já secas devem ser armazenadas, também num recipiente hermético, num local fresco, seco e escuro, onde permanecem em boas condições por vários meses.

Sabor, textura e saúde no Continente


Para experimentar novas receitas ou para fazer as suas preferidas e de toda a família, encontre as favas mais saborosas nas nossas lojas. Veja no calendário de fruta e legumes da época quando é a melhor altura para o fazer.


Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.