Nutrição

Sabe a quantidade de proteína por dia que deve ingerir?

Fique a par da quantidade de proteína que deve consumir por dia, quais os seus benefícios e sugestões de suplementação.
Quantidade de Proteína por Dia

Atualizado a 30/03/2023

As proteínas são um macronutriente essencial ao bom funcionamento do organismo, tendo como principal função ajudar a desenvolver e a manter a massa muscular e o crescimento e desenvolvimento dos órgãos, tecidos e células do organismo. Podemos encontrar proteína em alimentos como a carne, o pescado, os ovos, os laticínios – como o leite, os queijos ou iogurtes – e até nas leguminosas e em algumas sementes e frutos oleaginosos.

Por serem tão importantes no reforço muscular, os alimentos ricos em proteína ou suplementos proteicos são muito procurados pelos desportistas, dos federados aos ocasionais, mas também por todos os que procuram uma rotina alimentar saudável e com mais energia. Mas sabe ao certo o que são proteínas e a quantidade de proteína por dia que deve ingerir?

O que são proteínas?


As proteínas são macronutrientes, moléculas complexas constituídas por dezenas ou mesmo centenas de aminoácidos que se interligam em cadeia. Asseguram o desenvolvimento e a regulação das células, tecidos e órgãos do corpo.

Cada proteína tem uma estrutura e função únicas. A queratina, por exemplo, é uma proteína que protege e dá maior resistência a algumas estruturas do corpo, principalmente o cabelo e as unhas. As enzimas, outro exemplo de proteínas, são fundamentais para a regulação do metabolismo.

O consumo regular e moderado de proteína é essencial para a saúde e bem-estar. Como o organismo não consegue sintetizar todos os aminoácidos de que necessita, estes devem ser obtidos através da alimentação. A carne, o pescado, o leite, os ovos, os legumes e as leguminosas, são exemplos de alimentos ricos em proteína, e por isso muito importantes numa rotina saudável.
 

Quais são os benefícios das proteínas?


De origem animal ou vegetal, as proteínas são fulcrais para o organismo. Estes são os principais benefícios.

Músculos e ossos


Cada proteína tem as suas funções específicas, mas o desenvolvimento muscular e dos ossos é um dos benefícios mais transversais.

Ação enzimática


As enzimas são proteínas que controlam e regulam a velocidade das reações químicas do organismo. Atualmente, estão identificadas mais de 2000 enzimas e cada uma tem uma ação específica no organismo.

Anticorpos


Os anticorpos são proteínas encontradas no plasma que ajudam a defender o nosso organismo contra ‘agentes invasores’ ou corpos estranhos, prevenindo o aparecimento de doenças.

Coagulação do sangue


A fibrina é uma proteína fibrosa que ajuda na coagulação do sangue e é capaz de travar hemorragias, atuando em conjunto com as plaquetas.

Transporte de oxigénio


Já a hemoglobina é uma proteína que contém ferro, sendo responsável por transportar oxigénio ao sistema circulatório.

Hormonas


As hormonas proteicas ajudam a prevenir alterações que podem desencadear problemas no organismo, como a síndrome dos ovários poliquísticos, o stress ou a ansiedade.

Que quantidade de proteína por dia se deve ingerir?


Segundo a Agência Europeia de Segurança Alimentar, a recomendação de consumo de proteína para adultos é de 0,8 gramas por dia por cada quilograma de peso. Assim, para saber a quantidade de proteína que deve ingerir por dia basta multiplicar o seu peso por 0,8. Para um adulto de 70 Kg, serão cerca de 56 gramas por dia.

Estes valores aumentam quando falamos de atletas. Neste caso, é recomendado o consumo de entre 1,2 e 2,0 gramas de proteínas por dia por cada quilograma de peso. O aumento justifica-se tendo em conta a maior necessidade destes desportistas em promover um bom reforço muscular, dos ossos, tendões e ligamentos.

Suplementação proteica: o que é?


Para quem pratica desporto, é essencial fornecer ao organismo todos os aminoácidos necessários ao bom funcionamento e recuperação muscular. É este o objetivo da suplementação proteica, que pode ajudar não só a obter melhores performances desportivas, como a promover uma melhor recuperação após o esforço físico.

Mas não são só os atletas a beneficiar. Muitas pessoas que procuram uma alimentação mais completa ou mesmo controlar o peso procuram estas alternativas nutricionais. Alguns estudos indicam que a suplementação proteica com whey, caseína e aminoácidos como leucina, valina e isoleucina podem ajudar a recuperação muscular.

Além disso, a proteína também acaba por promover a saciedade, ajudando no controlo do apetite.

Desta forma, os suplementos de proteína podem ajudar a complementar uma alimentação equilibrada.

WAY UP: conheça a nova marca de suplementação e nutrição desportiva do Continente


A pensar em todos aqueles que estão focados no bem-estar e no desempenho desportivo, o Continente lançou a WAY UP, uma marca de suplementação e nutrição desportiva. Foi desenvolvida pela MC e conta com a validação da Equipa de Nutrição da MC, em parceria com a rede de ginásios Solinca.
A WAY UP é o resultado de uma larga experiência no desenvolvimento de produtos a pensar nos atletas mais exigentes e também em todos os que queiram ter uma vida mais ativa e equilibrada do ponto de vida nutricional. É, assim, uma marca acessível a todos: para quem está a começar e para quem vive o desporto de forma regular ou profissional.

Todos os produtos foram desenvolvidos juntamente com a validação da Equipa de Nutrição da MC e são certificados. Contam com fórmulas patenteadas e foram testados e aprovados pelo consumidor final e por atletas. Na gama WAY UP encontra produtos para:
  • Reforçar o desenvolvimento muscular e a tonificação;
  • Recuperar e fortalecer o sistema imunitário;
  • Aumentar a energia e resistência física;
  • Promover uma alimentação proteica.
Saiba tudo sobre a WAY UP e comece já a apostar num estilo de vida mais ativo.