Legumes cozidos

Nutrição

Legumes cozidos: saúde prática

Cozer legumes é simples e rápido. Descubra como manter o sabor, a cor e as propriedades dos legumes cozidos no seu prato.
Os legumes cozidos são uma forma prática manter uma alimentação equilibrada. São rápidos de preparar, saborosos, muito versáteis e um elemento que complementa qualquer receita. Descubra todos os benefícios de os consumir e como os preparar.

Benefícios dos legumes cozidos

Os alimentos cozidos promovem uma alimentação saudável e permitem preservar mais nutrientes quando comparados com legumes assados ou salteados, principalmente se forem cozidos a vapor.

As vantagens para a saúde são significativas. As pessoas que consomem legumes cozidos diariamente têm menor probabilidade de desenvolver doenças crónicas, como a diabetes, cancro, problemas cardíacos e problemas de visão, devido aos nutrientes presentes nos legumes.

Como os legumes cozidos não precisam de adição de gordura, são recomendados para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, que têm os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue elevado e para quem procura perder peso.

Tipos de legumes cozidos

Entre a enorme diversidade de legumes que encontra no Continente, estes 4 destacam-se pela simplicidade de preparação, versatilidade gastronómica e benefícios para a saúde.

Cenoura

Cozida inteira, a cenoura carrega consigo vitamina A, importante para a saúde visual. Já em pedaços, a sua superfície aumenta e os nutrientes escapam com facilidade na água.

Espinafres

Os espinafres são ricos em vitaminas A, C, K e ácido fólico e em minerais como o potássio e ferro. Alguns nutrientes dos legumes, quando cozidos, são mais facilmente absorvidos pelo organismo do que quando consumidos cru. Para evitar a cozedura excessiva, pode ser preparada ao vapor.

Espargos

Quando os espargos cozidos têm baixo valor energético e são um ótimo complemento para adicionar ao seu prato. São ricos em fibra e têm alto teor em proteína, contribuindo para o bom funcionamento intestinal e para maior controlo do apetite.

Tomates

Aquecer os tomates e adicionar uma fonte de gordura (como o azeite), permite aumentar a basorção de licopeno, um composto carotenoide com atividade antioxidante . Embora o aquecimento reduza o teor de vitamina C, presente no tomate, eleva a absorção do licopeno, contribuindo para uma maior proteção das células contra oxidações indesejáveis!

Existem vários métodos de preparação dos legumes cozidos que permitem obter estes benefícios.

Como preparar legumes cozidos

Basta escolher um destes dois métodos para preparar os legumes cozidos:

Em água

Basta deixar a água ferver com sal e, em ebulição, juntar os legumes. Para legumes crocantes, este processo não deve exceder os 5 minutos.

A vapor

Os legumes não entram em contacto na água e é o vapor que os coze e lhes dá sabor, sendo suficiente apenas 6 minutos.

Após a codezura

Após a cozedura, coloque os seus legumes num recipiente com água e gelo por cerca de 3 minutos, conferindo-lhes um sabor único e uma textura crocante.

Por vezes, uma pequena distração é o suficiente para passar o ponto certo da cozedura dos legumes. No entanto, é possível devolver-lhes a textura certa, mesmo depois de cozidos, com apenas três simples passos:
  • Espere que os legumes cozidos arrefeçam totalmente;
  • Coloque-os numa tigela cheia de gelo, provocando um choque térmico;
  • Deixe-os ficar na tigela com gelo durante alguns minutos.
E estão prontos a servir. Uma refeição completa e saudável, pronta em apenas alguns minutos.

Porquê legumes cozidos?

Os legumes devem ser consumidos de forma equilibrada no que respeita ao método utilizado, entre crus, cozidos, assados, salteados ou grelhados, para promover a saúde do organismo. Variar o consumo do tipo de legumes também é importante, permitindo receber o melhor de cada um na cada refeição. Descubra a enorme variedade de legumes no Continente online ou numa loja perto de si.