System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]

Alimentos

Frango do campo: saudável e equilibrada

As carnes brancas, como a do frango do campo, são saudáveis, versáteis e muito saborosas. Descubra tudo sobre as vantagens e propriedades deste alimento.

Carne de elevada qualidade nutricional, o frango do campo é um alimento com importantes benefícios para a saúde e um sabor único. Descubra tudo sobre esta carne branca.

Benefícios do frango do campo

Não é segredo para ninguém que a carne branca (a carne de aves) é de uma forma geral, uma opção mais equilibrada do que a vermelha, uma vez que têm menos gordura.
O frango de campo, animal criado ao ar livre e com uma alimentação maioritariamente à base de cereais, é a base de inúmeras receitas com um sabor especial, tão típicas na gastronomia portuguesa.

Para além da sua versatilidade em termos gastronómicos, o frango do campo é também um campeão em matéria de benefícios.

Digestão fácil

Comparando com a carne bovina, é mais facilmente digerida, pois tem menos gordura e é uma das opções preferidas nos planos alimentares de perda ou controlo de peso e para os desportistas.

Saúde do coração

Além disso, este tipo de carne tem uma quantidade de gorduras saturadas muito menor que as chamadas carnes vermelhas (vaca, porco, ovinos e caprinos). Quando consumidas em excesso, estas gorduras estão associadas à maioria dos problemas cardiovasculares.

Sistema nervoso

A carne de frango é rica em vitaminas do complexo B, nomeadamente vitamina B12, uma vitamina importante para a produção de energia, que contribui para a redução do cansaço e fadiga e para o bom funcionamento do sistema nervoso. Para além disso, também é fonte de potássio e fósforo, que promovem o normal funcionamento muscular e não só.

Além das propriedades nutritivas, o sabor, o odor e a textura da carne de frango também são do agrado da generalidade das pessoas. A estas qualidades acresce o facto de este tipo de carne ter um preço mais económico do que, por exemplo, a carne de vaca. Por tudo isto se entende que a carne de frango seja presença frequente em lares de todo o mundo, seja amplamente utilizada na restauração e esteja presente nas tradições gastronómicas portuguesas.
 
Como consumir frango do campo

O frango do campo está enraizado na nossa cultura gastronómica um pouco por todo o país, sendo confecionado das mais variadas maneiras, do frango na púcara ao arroz de cabidela, do frango com vinho da Madeira ao frango assado no forno com batatinhas. As formas de preparação mais comuns são, no entanto, em assado, estufado, grelhado, guisado, cozido, frito ou até em sopa.

A carne de frango já é a segunda mais consumida no mundo, ficando apenas atrás da carne de porco, que é muito apreciada em países do leste da Europa e em alguns países asiáticos (com destaque para a China). 

No momento da escolha, certifique-se que a carne se apresenta rosada e consistente, com um aspeto fresco e sem viscosidade na pele.

O que é que o frango tem?

As carnes brancas são presença obrigatória numa dieta equilibrada. Entre elas, destaca-se o frango do campo, pela sua composição rica em vitaminas essenciais para o organismo. Inclua esta carne na sua rotina alimentar sem receios. Visite uma loja perto de si ou o Continente Online para descobrir a nossa vasta oferta de frango do campo.