Agrião

Alimentos

Agrião: depurativo e tonificante

Muito usado desde a antiguidade pelas propriedades medicinais, o agrião manteve o apelo ao longo de séculos e continua a ser um aliado da saúde. Descubra como o incluir na alimentação.
Atualizado a 24/08/2022
Devido ao seu alto conteúdo em água e fibra, o agrião prolonga a sensação de saciedade e ajuda a melhorar o trânsito intestinal. Descubra mais sobre os benefícios de consumir agrião.

Os benefícios do agrião

O agrião pertence à família da couve, couve-flor, brócolo, nabo e o rabanete e partilha com eles alguns dos benefícios para a saúde. Estes são os principais. 

Efeito depurativo

O agrião é rico em vitamina C, A, K e ácido fólico, que têm um papel importante no sistema imunitário e no bom funcionamento do organismo. É um alimento aconselhado em diversas patologias devido ao seu valor nutricional.

Efeito tonificante

Este alimento é fonte de cálcio, importante para a saúde músculo-esquelética e não só. Para além disso, e fonte de vitamina B6, ajudando a reduzir a sensação de cansaço e fadiga.

Tipos de agrião

Para além do agrião normal (Nasturtium officinale), existem mais 2 tipos a considerar:

Agrião da terra

É uma planta mais resistente, bianual e pode ser semeada. Tem folhas pequenas e picantes.

Agrião de horta 

Com folhas verde-escuras, tem um sabor mais forte e picante. Podem ser plantadas em qualquer solo pois são muito resistentes.

Pela sua diversidade, benefícios para a saúde e sabor, o agrião já era consumido pelos nossos antepassados.

Origem do agrião

Embora não existam muitas referências sobre a utilização do agrião ao longo da história, é sabido que foram usados como planta medicinal na Antiguidade clássica.

O agrião tem um sabor muito especial e ajuda na manutenção de uma boa linha corporal.


Mais tarde, popularizou-se por toda a Europa. No século XIX, no Reino Unido, passou a ser consumido no pão ao pequeno-almoço e conquistou fama em todas as camadas da sociedade.

Como consumir agrião

Hoje em dia, o agrião pode ser consumido de muitas formas como na sopa, em saladas e nos sumos detox. Também combina muito bem com pera e amêndoas.

Para disfrutar do melhor sabor, é importante que o agrião apresente folhas frescas e verde-escuras, sem áreas amareladas, sem pontos escurecidos e sem sinais de desidratação. Os talos devem estar firmes e quebradiços.

O agrião estraga-se com facilidade quando é mal manuseado - as folhas rasgam e os talos apodrecem quando estão danificados.

Para conservar da melhor forma, deve colocá-los na gaveta inferior do frigorífico, no máximo durante dois dias. Pode também colocá-los no frigorífico dentro de um recipiente com água para as raízes estarem húmidas, como se de uma flor se tratasse. Outra opção passa por lavar e armazenar em frascos ou sacos de plástico. 

Porquê escolher agrião?

Por ter um sabor muito especial e por ser rico em fibra e noutros nutrientes importantes, o agrião é uma ótima opção. Pode ser consumido com muita facilidade e faz toda a diferença naquela salada que vai acompanhar a sua refeição, por exemplo. Venha descobrir a oferta de agrião nas lojas Continente mais perto de si.