Corvina
Alimentos

Corvina: sabor a mar

A corvina tem um forte sabor a mar e muitos benefícios para a saúde. Saiba mais sobre este peixe e descubra como o escolher e conservar.
A corvina é um “peixe branco” de carne firme, saborosa e que se adapta facilmente a diferentes receitas. É também um peixe cheio de coisas boas para a nossa saúde. Descubra os principais benefícios.

Os benefícios da corvina

A corvina é muito apreciada pelos nutricionistas devido aos macro e micronutrientes que aporta. Sendo rica em vitamina D e fósforo, é um ótimo peixe em regimes onde é necessário aumentar a absorção do cálcio e do fósforo que tem na sua composição.

Estes são os principais benefícios da corvina para a saúde.

Ossos saudáveis

As vitaminas e minerais presentes na corvina são essenciais para esta função.

Sistema nervoso

A riqueza da corvina em vitaminas do complexo B adequa-se às nossas necessidades psicológicas.

Saúde cardiovascular

Com baixo teor de gordura (apenas 1.4%) e muito potássio, a corvina contribui para a manutenção dos níveis normais da pressão arterial.

Produção de energia

O consumo de corvina, rica em vitaminas do complexo B evita a sensação de fadiga, promove o metabolismo produtor de energia. Por ser um alimento de fácil digestão, pode ser considerado um bom peixe para consumir antes do treino (pelo menos 2 horas antes).

Como consumir corvina

A corvina habita tanto em água salgada como em água doce. E não existe apenas uma espécie, mas várias. Como exemplos, destacam-se a corvina-branca, originária do Mar Mediterrâneo, a corvina-preta e a corvina do rio.

Este peixe está presente ao longo de toda a costa portuguesa e pode ser pescada durante todo o ano, mas é nos meses de maio a novembro que se encontra em maior abundância. A corvina faz as delícias em pratos de massa, em caldeiradas ou no forno. Uma forma simples de a consumir é grelhando-a na chapa e acompanhá-la por uma batata cozida.

Como escolher e conservar

No Continente pode encontrar corvina fresca ou congelada. Ao escolher a corvina fresca na sua peixaria, ela deve apresentar uma cor ligeiramente metálica, uma escama aderente e brilhante. Os olhos devem ser salientes e também brilhantes e o odor deve ser a maresia.

Uma vez em casa, conserve a corvina fresca e inteira num recipiente fechado e dentro do compartimento adequado do frigorífico por 1 a 2 dias. Caso compre a corvina congelado, mantenha-a no seu congelador, descongelando-o quando necessitar, seguindo as instruções da embalagem.

O que torna a corvina tão especial?

A corvina é um peixe branco com muito pouca gordura e alto teor de proteínas. A sua constituição de minerais e vitaminas tornam-no um aliado perfeito na saúde óssea, cardiovascular e muscular. E a enorme versatilidade gastronómica faz da corvina um alimento muito útil na preparação de pratos deliciosos. Descubra a nossa oferta de corvina numa peixaria Continente perto de si.