Alimentos

Peixe fresco de lotas portuguesas

No nosso mar encontramos o melhor peixe do mundo, um peixe envolto em qualidade e frescura. Saiba mais sobre o peixe que chega às nossas lojas.

No nosso mar encontramos um dos melhores peixes do mundo, um peixe envolto em qualidade e frescura. A costa portuguesa tem condições muito especiais, desde as águas frias até à enorme extensão da nossa plataforma continental, que permitem a existência de uma enorme variedade de espécies de peixes. No mar português encontramos peixes como o carapau, o pregado, o peixe espada preto, a sardinha ou o robalo.

O Continente e a valorização do peixe português

O Continente, para além de valorizar os produtores portugueses, valoriza as nossas lotas e o peixe mais fresco. Encontramos “dentro de portas” o melhor pescado para trazer até à casa dos consumidores. O mar português e as lojas Continente são uma combinação vencedora:
  • Costa rica e águas de qualidade;
  • Parceiros de qualidade na compra de pescado que garantem o acondicionamento do pescado em caixas com gelo logo após a compra em lota;
  • Serviço logístico dedicado ao pescado, o que permite em poucas horas fazer chegar o Peixe às lojas Continente, garantindo a sua frescura e qualidade;
  • Maior variedade de espécies todos os dias, nas nossas lojas, sempre ao preço mais baixo;
  • Profissionais qualificados nas peixarias Continente que o podem auxiliar na escolha do peixe e preparação mais indicada para as suas receitas.
Diretamente do mar para a loja 
 
Quando os barcos regressam do mar, a equipa de compradores do Continente, presente nas principais lotas de norte a sul do país, seleciona, com toda a sua experiência e saber, o melhor peixe acabado de pescar, para o levar diariamente até si. Fresco, mais fresco não há!

O Continente compra em 17 lotas nacionais

Todos os dias compramos peixe nas principais lotas portuguesas (são 17 lotas: de norte a sul do país). Os nossos compradores estão atentos ao que os barcos trazem da faina diariamente para que possa adquirir o peixe mais fresco nas nossas bancas. Esta compra é feita de forma direta.

Mais de 40 espécies de peixe fresco nas Peixarias Continente

As peixarias Continente têm mais de 40 espécies de peixes disponíveis para o consumidor. Desde abrótea, atum, besugo, cantaril, carapau, cavala, cherne, chicharro, corvina, dourada, goraz, linguado, pargo, peixe-espada, peixe galo, pescada, polvo, raia, robalo, safias, salmonete, sargo, solha, tamboril, entre outros.

Escolha e transporte do pescado

O Continente garante que o pescado que chega às mesas dos portugueses vem diretamente do nosso mar e é escolhido com todo o cuidado e qualidade.
 
Após a captura no mar o pescado é levado para as lotas onde é descarregado, classificado e inspecionado pelas autoridades competentes. É depois desta avaliação/classificação que o pescado segue para a venda que é feita através de leilão invertido. O Continente tem, nas principais lotas do país, compradores que fazem a compra do pescado fresco que disponibiliza nas lojas. Além da compra, os compradores fazem a 1ª triagem e o acondicionamento do pescado com gelo e a preparação para o transporte efetuado num curto período de tempo.

Após a escolha do pescado, o transporte é efetuado pelo Continente, em carros refrigerados e normalizados, que fazem a recolha do peixe em todas as lotas para seguir para o centro de distribuição de pescado do Continente. Só assim garantimos a frescura do peixe e rapidez na chegada às nossas lojas. No que diz respeito à qualidade e à operação logística os nossos sistemas de gestão de qualidade e segurança seguem referenciais internacionais reconhecidos pelo seu rigor e adequação.
 
Pesca sustentável

Portugal é reconhecido como um dos países que mais cumpre com as práticas sustentáveis, no que respeita à pesca. Os pescadores portugueses fazem uma pesca cujas práticas não provocam a extinção das espécies nem têm impactos negativos em outras espécies do ecossistema.

A pesca em Portugal é feita de forma consciente a fim de não remover as fontes de alimentação de outras espécies, prejudicar o seu ambiente físico ou até mesmo capturá-las acidentalmente.

Pesca artesanal e sustentável

No seguimento da valorização dos pequenos produtores também na pesca o Continente apoia pequenos pescadores.

Pontualmente o Continente celebra contratos com armadores que cumprem as boas práticas de pesca sustentável e amigas do ambiente para aproximar a pesca mais artesanal ao nosso cliente.

Em parceria com Docapesca, são identificadas nas bancas o peixe comprado nas lotas nacionais através do CCL (Comprovativo de Compra em lota), para que consiga facilmente em loja identificar a origem do nosso peixe fresco.

Gostou desde artigo sobre a pesca em mar português? Partilhe com os seus amigos e familiares.