Maçã
Alimentos

Maçãs: um “super-fruto” acessível

A maçã é um fruto que faz parte do nosso dia-a-dia e de tão comum nem sempre lhe atribuímos o devido valor. Mas importa sublinhar o muito que tem para nos oferecer. Descubra todas as vantagens e propriedades deste alimento.

A maçã é rica em água, fibra e flavonoides, sendo um alimento com propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antioxidantes. A água confere-lhe propriedades hidratantes e, por ser rica em fibra, ajuda a prolongar a sensação de saciedade. Estas são as principais vantagens e propriedades da maçã.

As vantagens de consumir maçã

A maçã é um superfruto ao qual, muitas vezes, não damos o devido valor. Em termos nutricionais, a maçã é constituída essencialmente por água (cerca de 80%) e é moderadamente energética (80 a 90 calorias para uma maçã de tamanho médio). Quase não tem gordura e proteínas e fornece algumas vitaminas importantes (A, B1, B2 e C) e minerais essenciais (potássio, cálcio, fósforo, magnésio). Fruto deste cocktail de nutrientes, surgem várias vantagens que merecm a nossa atenção. 

Ação antioxidante


A maçã tem uma enorme riqueza em flavonoides o que confere propriedades antivirais, anti-inflamatórias e anticancerígenas. As fibras melhoram o funcionamento intestinal e pela presença de taninos tem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, que desinflamam a mucosa dos intestinos.

Versatilidade

Os taninos existem também no chá e no vinho tinto e reconhecem-se facilmente pela sensação áspera ao paladar. A maçã tem, assim, capacidade para atuar em sentidos opostos, dependendo da forma como se consome:
  • Crua e com casca: ajuda a tratar a obstipação
  • Descascada, ralada e escurecida: contribui para a hidratação do organismo
Saúde cardiovascular

O consumo regular de maçã parece reduzir o risco de doença cardiovascular. As fibras presentes sobretudo na casca da maçã, promovem uma redução da absorção do colesterol a nível intestinal.

Beleza da pele

Para além de hidratante e pouco calórica, a maçã é também diurética, devido ao alto teor em potássio, calmante, cicatrizante e energética.

As vantagens da maçã dependem também da variedade escolhida.
macas-um-super-fruto-acessivel
Tipos de maçãs

De forma arredondada e cores vibrantes, que variam entre o amarelo-dourado e vermelho intenso, a maçã nasce naturalmente da macieira, árvore da espécie Rosaceae (família das rosas), originária da Ásia Ocidental. Há muitas variedades de maçãs, mais ácidas ou doces, mais crocantes ou mais macias. Em Portugal, produzimos este fruto em 4 regiões principais:
  • Alcobaça (IPG), nas variedades Gala, Golden, Reineta, Granny Smith e Fuji
  • Beira Alta (IPG), na tipologia Golden
  • Maçãs de Trás-os-Montes, também Golden
  • Maçãs do Alentejo: Golden e Granny Smith

Como consumir maçãs

Da entrada à sobremesa, a maçã é versátil e convida a preparações arrojadas, mas tambéma ser consumida das formas mais simples.
  • É excelente ao natural e um bom snack para aquelas pequenas fomes nos intervalos das refeições.
  • Cortada em fatias e salteada em manteiga, é um bom acompanhamento de carnes de porco e caça.
  • Recheada com carne picada, como o tomate ou o pimento, oferece um paladar diferente e original.
  • Com ameixas secas, faz um delicioso recheio para pato ou peru. Ralada, dá textura a molhos com leite ou natas.
  • Pode compor saladas deliciosas, com alface frisada e nozes ou com uvas, tâmaras e ananás.
  • Quanto a sobremesas, não faltam alternativas, desde a sempre apreciada maçã assada no forno, com canela e vinho do porto, a tartes com damasco ou kiwi e laranja, aos gratinados com pera, às combinações com chocolate.
  • Compotas e geleias. E, numa despensa bem fornecida, não podem faltar as compotas e geleias, para dar um gostinho ao pequeno-almoço e ao lanche das crianças.

A maçã quase não tem gordura e proteínas e fornece vitaminas importantes e minerais essenciais


Há dicas simples que podem ajudar a identificar melhor as maçãs que deseja levar para casa. Por exemplo, escolha as que mostram uma consistência firme ao toque, lisas, sem manchas ou picadas e pedúnculo verde.

No que toca à conservação da maçã, existem algumas dicas a seguir.
  • Para conservar durante alguns dias à temperatura ambiente, coloque-as no cesto das frutas com o pedúnculo para baixo.
  • Para períodos mais longos, escolha um local fresco, ventilado e ao abrigo da luz, de forma que não toquem umas nas outras. Se optar pelo frigorífico, guarde-as na gaveta dos legumes, de preferência em saco de plástico perfurado, o que atrasa a maturação, impedindo que se deteriorem e sequem.
  • As maçãs também podem ser congeladas. Descasque-as, corte em lâminas e regue com sumo de limão antes de acondicionar num saco de congelação.
Uma maçã por dia nem sabe o bem que lhe fazia

A expressão “uma maçã por dia nem sabe o bem que lhe fazia” encaixa perfeitamente neste fruto, devido à riqueza dos seus nutrientes, mas também devido à sua ação antioxidante, por ser boa para a saúde cardiovascular, para a redução do colesterol e para ajudar a melhorar a beleza da pele. Por estes motivos, não pode faltar numa dieta equilibrada.