Alimentos

Bimis: que são, dicas para cozinhar e algumas receitas

Descubra o que são bimis, alguns benefícios nutricionais e como pode preparar algumas receitas deliciosas.
Bimis

Publicado a 04/11/2024

Parecem brócolos, mas não são. Os bimis são cada vez mais populares, tanto pelo seu sabor suave como pelos benefícios para a sua saúde. Versáteis e fáceis de preparar, conquistam cada vez mais espaço na cozinha de quem procura uma alimentação saudável e equilibrada.

Bimis: o que são?


O bimi é um vegetal que resulta do cruzamento entre os brócolos e a couve Kailan. De origem japonesa, foi desenvolvido com o objetivo de aprimorar o sabor do brócolo tradicional.

Uma das suas principais características é ser totalmente comestível, desde o caule, que é macio, até aos floretes, que são suaves e ligeiramente doces. Além disso, é fácil de preparar e uma excelente escolha para uma alimentação equilibrada.

Quais os benefícios?


Este alimento repleto de nutrientes e com baixo valor calórico tem apenas 33 calorias por cada 100 gramas. E como são versáteis, podem ser facilmente integrados na alimentação, com vários benefícios para a saúde:

Ricos em nutrientes essenciais


Este vegetal é uma fonte de nutrientes essenciais, como vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio e ferro.

Além disso, é uma excelente fonte de vitamina B6, muito importante para o metabolismo, para a produção de energia e para o normal funcionamento psicológico e cognitivo.

Alto teor de compostos bioativos


É rico em compostos bioativos com potente ação antioxidante e anti-inflamatória.

Como cozinhar bimis?


Os bimis são extremamente fáceis de preparar e podem ser confecionados de inúmeras formas. Podem ser grelhados, cozidos a vapor ou refogados, com uma preparação bastante simples. Cozinhe-os durante 3 a 5 minutos para manter uma textura al dente e preservar os nutrientes. Também podem ser consumidos crus, o que os torna perfeitos para acrescentar a saladas. Desta forma, preserva todos os nutrientes.

Sirva como acompanhamento de vários pratos de carne, peixes e vegetarianos. Se usar este vegetal em assados de carne, adicione-o nos últimos 15 minutos de cozedura ou prepare em baixa temperatura para reter ao máximo todos os benefícios nutricionais.

Bimis: receitas


Inspire-se com algumas receitas deliciosas e nutritivas para desfrutar de todas as características deste alimento:

  • Sopa de miso com tofu e bimis: uma forma simples e nutritiva de integrar este vegetal no seu dia a dia. Esta sopa é leve, reconfortante e saudável.
  • Salada de quinoa com atum: se procura uma refeição rápida e repleta de nutrientes, esta salada é a escolha certa.
  • Pescada escalfada com caldo de gengibre: o caldo aromático de gengibre realça o sabor delicado da pescada e complementa na perfeição a suavidade dos bimis. Em apenas 20 minutos, tem uma refeição deliciosa e nutritiva para qualquer ocasião.

Origem dos bimis


A história deste alimento é relativamente curta. O bimi foi desenvolvido no Japão há pouco mais do que duas décadas, resultado de um trabalho de investigação que procurava criar um vegetal mais saboroso e fácil de consumir.

A sua origem baseia-se no cruzamento entre brócolos e a couve Kailan, que permitiu criar este vegetal de cor verde intensa, crocante se comido cru, e muito nutritivo para a saúde. O seu sabor suave e a textura tenra, depois de cozinhado, já conquistaram muitos portugueses.

Bimis: onde comprar


Os bimis estão disponíveis durante todo o ano, o que garante frescura e qualidade sempre que os comprar. Tenros, suaves e com um sabor irresistível, pode encontrá-los nas lojas Continente ou no Continente Online.

Um vegetal saboroso para uma alimentação saudável


Repletos de nutrientes essenciais como fibras, vitaminas e minerais, os bimis são uma excelente escolha para quem procura adotar hábitos alimentares mais saudáveis.


Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.