Lanches saudáveis para bebés
A alimentação complementar deve iniciar-se aos 6 meses de idade do bebé e denomina-se de complementar porque o leite por si só nesta fase deixa de ser suficiente para assegurar as necessidades nutricionais. Esta é uma fase divertida, mas também desafiante, pois os bebés experimentam diferentes sabores, texturas e alimentos.
A introdução alimentar é uma fase de grande importância no desenvolvimento infantil que acontece geralmente por volta dos 6 meses de idade. Este processo envolve a apresentação gradual de diferentes alimentos, texturas e sabores ao bebé. Estes são alguns dos lanches apropriados.
Nota: os alimentos sólidos só devem ser introduzidos a partir dos 4-6 meses. Só a partir das 17 semanas é que o sistema gastrointestinal, o maxilar e o pescoço estarão suficientemente desenvolvidos.
Lanches para bebés dos 6-9 meses
- Fruta cozida ou ao natural. Pode optar por cozer a maçã ou pêra e até esmagar, reduzindo a puré ou optar por uma banana esmagada ou se adotou o método Baby-Led Weaning (BLW), uma abordagem de introdução alimentar que incentiva os bebés a alimentarem-se sozinhos, pode oferecer a fruta no formato de “Finger foods”. Nota: pode introduzir qualquer fruta a partir dos 6 meses, desde que no formato e textura adequado ao desenvolvimento do bebé.
- Legumes cozidos ou em puré. Pode cozer brócolos, cenoura, couve-flor e amassar de forma a evitar o engasgamento do bebé ou ainda reduzir a puré e deixar com pequenos pedaços/grumos.
Lanches para bebés a partir dos 9 meses
- Iogurte natural. Opte por oferecer um iogurte natural gordo, sem adição de açúcar e/ou edulcorantes com ou sem pedaços de fruta moles ou um cereal como a aveia.
- Papas de aveia e banana. Misture aveia com uma banana muito madura esmagada e com água e deixar cozinhar até ficar consistência de papa. No final, deve acrescentar o leite materno ou fórmula (pois deve evitar aquecer ou cozer demasiado para não perder as suas propriedades).
- Muffins ou panquecas de banana ou puré de maça e aveia. Basta triturar farinha de aveia com uma banana madura e ovo, e aquecer numa frigideira antiaderente untada com azeite, para conseguir umas panquecas fofas e deliciosas.
- Papa nutritiva. Para uma opção vegetal nutritiva, experimente triturar tofu macio com algumas frutas preferidas (cozidas) do seu bebé. Fica bem com manga, pêssegos, maracujá e até com framboesas.
- Mousse de manga e abacate. Numa liquidificadora coloque 1 abacate bem madura e uma manga madura. Triture tudo e sirva em pequenas doses.
- Guacamole caseiro sem adição de sal.
Lanches a partir de 1 ano
- Smoothies ou batidos de fruta sem adição de açúcar. Ricos em vitaminas e minerais, os smoothies ou batidos de fruta são ótimas escolhas. Experimente um batido de iogurte com banana e morango ou este smoothie de manga e coco.
- Miolo de pão com guacamole, com queijo fresco com baixo teor de sal.
- Banana bread sem açúcar adicionado.
- Papas de aveia no forno.
Lanches a partir de 2 anos
- Pudim de chia. Uma opção muito cremosa e nutritiva. Espreite esta receita de pudim de chia de frutos vermelhos ou esta de pudim de chia de aveia com morangos. Acrescente toppings de fruta, frutos secos ou manteiga de amendoim.
- Húmus. Esta pasta feita a partir de grão-de-bico pode ser barrada em pão ou com bolachas de arroz (consoante o gosto e capacidade de mastigação do bebé).
Alimentos a evitar no primeiro ano de vida
A Direção-Geral da Saúde recomenda que evite os seguintes alimentos durante o primeiro ano de vida:
- Alimentos com adição de açúcares, gorduras ou sal, como bolacha Maria ou outro tipo de bolachas.
- Alimentos com adição de açúcar, como sumos (mesmo os naturais), néctares, refrigerantes, bolos e guloseimas.
- Alimentos com adição de açúcar como os cereais de pequeno-almoço (optar por aveia ao natural, ou flocos de espelta, etc).
- Alimentos com adição de sal, como enchidos e produtos de charcutaria;
- Leite de vaca.
Snacks saudáveis prontos a consumir
Sem corantes, aromas artificiais, gorduras hidrogenadas nem óleo de palma, os snacks Continente do Bebé são saborosos e saudáveis — ideais para levar na lancheira e complementar refeições.
Além disso, são de produção biológica e não contêm açúcares adicionados: são adoçados apenas com polpas de frutas e hortícolas. Têm ainda o tamanho ideal para se adaptarem às mãos do bebé para que aprenda a comer sozinho e cresça confiante desde o primeiro dia. No caso dos cereais, são recomendados a partir dos 12 meses para lanches ou para o pequeno-almoço.
- Snack para bebés de Morango e Banana
- Snack para bebés de Ervilhas e Queijo
- Bolinhas Biológicas de Cacau
- Estrelinhas Biológicas de Manga e Abóbora
- Muesli, Manga e Damasco
- Muesli, Morango e Maçã
Os purés de fruta do Continente do Bebé são outra opção de lanche e snack saudável. Estes purés são 100% fruta e não têm açúcares adicionados. Uma opção deliciosa para os mais pequenos.
Esta é uma marca de confiança, feita por e com especialistas, validada pela equipa de Nutrição e pensada para o bem-estar do seu bebé.
✅ Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.