Alimentação do Bebé

Como preparar o biberão?

A Organização de Mundial de Saúde tem um guia para os pais aprenderem a preparar da melhor forma o biberão para os seus filhos.
Uma vez que o leite artificial não é esterilizado, é importante que os pais tenham um cuidado redobrado com a higiene quando estão a preparar o biberão.
Siga os passos que descrevemos aqui e verá que a preparação do biberão é algo simples e até prático, uma vez que lhe vai permitir ter mais liberdade no dia-a-dia.

1. A escolha do leite artificial
Este é o primeiro ponto a considerar. Aqui, o melhor a fazer é consultar o seu médico pediatra para que possa escolher a melhor fórmula de leite para o seu bebé.

2. Tenha um conjunto de biberões em casa
Uma das vantagens da alimentação com leite artificial é a praticabilidade. Ora, se os pais querem ter mais liberdade no seu dia-a-dia, o melhor mesmo é ter um conjunto de biberões em casa. Assim, podem em simultâneo preparar mais do que um biberão para o bebé.

3. Antes da preparação do biberão, lave bem as mãos
Como mencionamos logo na introdução, é importante que os pais tenham as mãos higienizadas antes de contactar com o biberão e a fórmula de leite.

4. Lavar e esterilizar os utensílios
A preparação do biberão começa pela sua lavagem e posterior esterilização. O mesmo deve ser feito com os outros utensílios utilizadas na preparação do leite.

5. Prepare o biberão
Ferva a água necessária para preparar o biberão do bebé. Por norma, uma colher rasa de leite em pó precisa de 30 ml de água.
Quanto à dosagem apropriada do leite em pó dentro do biberão, siga as instruções no rótulo da embalagem ou do médico pediatra. No entanto, também deverá levar em conta o apetite do bebé.
Uma vez colocados a água e o leite em pó, encaixe a tetina e misture tudo bem. Depois, arrefeça o biberão em água corrente ou num recipiente com água fria, sem que essa água ultrapasse a tampa do biberão e até que o biberão esteja a uma temperatura agradável para o bebé.  
Seque o biberão com um pano e já pode alimentar o seu bebé.

Prepare mais do que um biberão de uma só vez
Embora seja melhor preparar o biberão antes de alimentar realmente o bebé, a verdade é que precisamos de mais liberdade na nossa rotina. Como dissemos no inicio, ao ter consigo um conjunto de biberões, pode preparar mais do que um de uma só vez e guardá-los no frigorífico por um período de até 24h.

Sobre o Guia da OMS
O Guia da OMS explora tudo o que pode envolver a alimentação do bebé com leite artificial, como a preparação do biberão. Consulte o guia aqui.