Alimentação do Bebé

Como preparar o puré de legumes?

Entre os 4 e os 6 meses, os pais iniciam a introdução de novos alimentos na dieta do bebé. Segundo os pediatras, é aconselhável introduzir os legumes aos 4 meses, a carne pode ser introduzida aos 6 meses e o peixe aos 9 meses. Sempre em forma de sopa.
Uma vez que esta introdução alimentar começa pelos legumes, o puré de legumes é normalmente a primeira refeição do bebé para além do leite. E é tão bom para o bebé, quanto tão fácil é prepará-lo.

A preparação do puré de legumes em 4 passos

1. Coloque a panela de água com batata e cenoura a cozer
2. Não utilize sal
3. No final da cozedura, regue com um fio de azeite com um baixo grau de acidez
4. Passe a varinha mágica até obter um puré cremoso

E voilá! A primeira refeição do seu bebé está pronta. Por uma questão de conveniência pode preparar mais do que um puré de uma vez, desde que os possa conservar com segurança.

A introdução de novos legumes no puré
A cenoura e a batata são os legumes utilizados na primeira refeição do bebé. Os pediatras aconselham a que introduze um novo legume a cada 4 ou 6 dias. Ou seja, num espaço de uma semana vai mimando o seu bebé com um novo alimento e novo sabor para descobrir.
É importante que à medida que introduz novos ingredientes na alimentação do bebé, vigie alguma eventual alergia ou intolerância alimentar. Para além disso, durante o primeiro ano de vida do bebé, deve deixar de fora todas as leguminosas e até o tomate. Apesar de serem alimentos saudáveis, o organismo do bebé ainda não está pronto para recebê-los.