Queijo de Azeitão DOP
Queijos

Queijo de Azeitão DOP: ácido e macio

Saborear o Queijo de Azeitão DOP, produzido com leite de ovelhas da Península de Setúbal, é uma experiência sensorial única. Saiba mais aqui.
Para os amantes de queijos, o Queijo de Azeitão DOP é algo de imperdível. A sua ligeira acidez e finalização picante proporcionam uma experiência única. Descubra tudo sobre as características deste que é um dos mais conhecidos queijos portugueses.

As características do Queijo de Azeitão DOP

O Queijo de Azeitão DOP é produzido com leite de ovelhas que pastam na Península de Setúbal, mais precisamente nos concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra.

Para obter a sua acidez característica, os produtores acrescentam a este leite excecional um toque de flor de cardo, autóctone da região.

Com uma aparência uniforme e amarelada, a cura tem a duração de 20 dias. Para ser comercializado, é embalado em papel vegetal branco, com um rótulo onde são colocadas as respetivas marcas de certificação.

Breve história deste queijo

No século XIX, chegou a Azeitão, vindo das regiões Beirãs, um agricultor que levava consigo ovelhas leiteiras, cujo leite produzia o queijo Serra da Estrela. Talvez por nostalgia à sua terra, manteve a tradição de produzir queijo todos os anos.

Embora semelhante ao queijo Serra da Estrela DOP, as características da região  tornam o Queijo de Azeitão DOP único, com um sabor ligeiramente picante no final.

Como consumir 

A harmonização ideal passa por contrastar a acidez do queijo com um vinho branco jovem e fresco.

Com outros alimentos, combinar a pasta suave do Queijo de Azeitão DOP com o crocante dos frutos secos e a frescura de fruta da época é a solução perfeita.

O que é que o Queijo de Azeitão DOP tem?

O Queijo de Azeitão DOP está entre os queijos mais conhecidos dos portugueses por boas razões. Agora que sabe mais sobre este queijo português, marque presença com ele no próximo convite para jantar.