Aproveitar sobras de carne assada

Alimentos

Como aproveitar sobras de carne assada: 8 receitas saborosas para experimentar

Descubra aqui deliciosas receitas que pode fazer com sobras de carne assada, de forma a evitar o desperdício alimentar.
A carne assada que sobra no final das refeições pode ser facilmente transformada em maravilhosos pratos e petiscos, uma forma simples de combater o desperdício alimentar e explorar novas receitas. Descubra novas formas de a utilizar na cozinha.

Receitas com sobras de carne assada

Para que possa aproveitar sobras de carne assada, compilámos algumas receitas que vão deixar água na boca a miúdos e graúdos.
 

1. Empadão de carne


É um clássico e as crianças adoram um bom empadão de carne. Basta juntar as sobras de carne assada e picar, juntando-lhes cenoura e curgete e preparando um puré de batata cremoso. Leve ao forno, deixe alourar e bom apetite! Já numa versão menos convencional, pode ainda tentar o empadão de batata-doce e carne.

2. Rolo de carne


Um bom rolo de carne é uma ótima opção de receita com o que sobra de uma receita de carne assada e também uma excelente maneira de aproveitar pão seco para fazer pão ralado e ligar todos os elementos. Este rolo de carne recheado com curgete, espargos e cenoura vai levar-lhe à mesa novos sabores e texturas para uma refeição deliciosa e divertida. 

3. Bola de carne


E porque não aproveitar a carne assada da refeição anterior para fazer uma bola de carne? Nesta receita dos The Healthy Sins vai encontrar um petisco com os cheiros da tradição portuguesa numa versão mais saudável. Poderá juntar as carnes que quiser. Experimente!
 

4. Croquetes de carne e chouriço


Petisco também delicioso são estes croquetes de carne e chouriço. Sabemos que confecionar croquetes envolve alguma perícia, mas esta receita, com o toque extra de sabor do chouriço, é bastante prática e leva menos de uma hora a preparar.
 

5. Omelete recheada

Os ovos são outro alimento muito versátil. Porque não aproveitá-los e, juntamente com as suas sobras de carne assada, fazer uma omelete recheada de carne moída, ervilhas e cebola? Uma receita tailandesa que nos chega pelas mãos do chef Kiko e que promete deixar crianças e adultos de barriga cheia.

6. Empanadas de carne picada


Qualquer sobra de carne é boa para estas empanadas de carne picada. Esta é uma receita mais complexa, mas com sabores muito tradicionais e que facilmente agrada a todos.
 

7. Chamuças de carne picada


Para adicionar um pouco mais de mundo à sua vida, aventure-se a confecionar estas chamuças de carne picada, com gengibre e garam masala em pó. Um sabor exótico que não deixará ninguém indiferente.
 

São várias, nutritivas e deliciosas as opções que tem à sua disposição para aproveitar a carne assada da refeição anterior. E nada como alguma imaginação para também criar receitas novas ou adaptar algumas existentes. Aventure-se e bom proveito!