Saborosas e suculentas, as bifanas são uma das sandes mais tradicionais da cozinha portuguesa. Um prato típico das festas populares e do bom tempo, com muitas curiosidades e derivações dependendo da região em que é confecionado. Descubra a origem desta receita tão nacional e como a pode preparar em casa.
De sabor intenso e origem nacional, as bifanas do Continente são perfeitas para fritar ou grelhar. Experimente!
Bifana: o que é
As bifanas são uns dos petiscos favoritos dos portugueses. São já uma tradição, seja em grandes eventos, como nos Santos Populares ou jogos de futebol, ou nas churrascadas com os amigos. Pode parecer simples, mas criar estas sandes de carne de porco, suculentas e de sabor intenso, tem muito que se lhe diga.
O primeiro segredo é o corte da carne: fininhas para quem gosta delas fritas ou estufadas e mais grossas para quem as adora grelhadas. Naturalmente, a proveniência e qualidade da carne faz toda a diferença no resultado final.
Geralmente, a bifana é originária da perna do suíno, de onde vem também o presunto e a maioria dos fiambres. O motivo é simples: o sabor intenso e a suculência. No entanto, estas duas características variam de músculo para músculo. Por norma, o corte favorito é a alcatra.
O sabor depende ainda da marinada em que são envolvidas, que pode conter vinho branco, alho, louro, pimentão doce e outros temperos – geralmente um segredo bem guardado de cada local.
As receitas e os métodos de preparação variam de região para região, mas a essência do prato mantém-se: carne de porco bem temperada e macia, servida em pão fresco. Muitas vezes são acompanhadas por mostarda, piri-piri, ou outros condimentos, dependendo do gosto pessoal.
A origem das bifanas
Na história popular, nada pode ser dado como uma verdade absoluta. No entanto, parece haver consenso de que as bifanas terão tido origem no Alentejo, mais precisamente na cidade de Vendas Novas, ainda hoje tradicionalmente conhecida por esta iguaria.
As bifanas de Vendas Novas são, inclusive, marca registada desde 2011. Feitas com bife de carne de porco bem batido, que é depois frito num molho secreto, estas bifanas são servidas no tradicional papo-seco torrado.
Além das bifanas de Vendas Novas, são também afamadas as bifanas à moda do Porto, que podemos encontrar em várias casas um pouco por toda a Invicta. Aqui, o bife de porco é laminado em fatias de carne muito finas. Depois, a carne é envolvida num molho especial picante e servida no pão. Uma iguaria que nos transporta para os sabores mais tradicionais do nosso país.
Como consumir bifanas
As bifanas são o petisco de eleição para as festas populares portuguesas, para uma refeição rápida, um convívio com amigos, ou após uma noite de diversão.
A forma de consumir bifanas foi evoluindo ao longo dos tempos e hoje podem ser apreciadas em pratos com batatas fritas, queijo ou ovo estrelado. O importante é não deixar de provar esta sandes tão portuguesa.
Como fazer bifanas
Como vimos, há várias receitas de bifanas. Além do corte, também a marinada é uma importante parte do processo. Não é assim em todo o lado, mas há quem goste de marinar as bifanas algumas horas em vinha de alhos, temperadas com sal, pimenta, pimentão doce, alho laminado, louro, vinho branco, e um pouco de vinagre. Também há quem goste de temperar as bifanas com mostarda e molho picante.
O molho também tem o seu segredo, mas entre os ingredientes conhecidos estão a banha de porco, azeite, óleo, vinho, cerveja, polpa de tomate, pimentão doce, pimenta, malagueta e limão. Deixamos-lhe duas receitas para experimentar: as bifanas no pão e as bifanas à moda do Porto.
Continente, onde encontra a melhor bifana de Portugal
Para que possa preparar esta sandes típica em casa, passe no Continente e leve bifanas de porco, disponíveis em embalagens de 550 gramas e 1 quilo. De sabor intenso, suculentas e origem nacional, as bifanas do Continente são perfeitas para fritar ou grelhar.
Este ícone da gastronomia portuguesa também está pronto a consumir nas lojas Continente, nas áreas de take-away Cozinha Continente. Inspiradas na receita tradicional das bifanas à moda do Porto, as bifanas da Cozinha Continente são feitas diariamente nas nossas lojas com pedaços de carne de porco muito finos, marinados em vinha de alhos. São confecionadas com um delicioso e secreto molho que as torna muito macias e suculentas.
✅ Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.