Novidades

Santos Populares em Portugal 2023: festas, romarias e como aproveitar ao máximo

Fique a par das melhores festas de Santos Populares de 2023 em Portugal ou, se preferir, saiba como organizar uma em casa!
Santos Populares em Portugal 2023

Atualizado a 12/06/2023

Junho é sinónimo de chegada do verão e dos Santos Populares em Portugal. Um pouco por todo o país, festeja-se o Santo António, o São João e o São Pedro e é impossível ficar indiferente a tanta animação.

Há arraiais em cada esquina, ruas enfeitadas, as tradicionais sardinhas e as bifanas no pão, os bailaricos até de madrugada, as cores, os manjericos e os martelinhos. Se é um entusiasta das festas populares venha saber mais sobre esta tradição e principais celebrações.

Festas de Lisboa, uma ode ao Santo António


Em Lisboa, há festa durante todo o mês, mas o ponto alto é mesmo a noite de 12 para 13 de junho, uma vez que é no dia 13 que se celebra a morte do Santo António.

Os melhores arraiais


Os arraiais correm os bairros mais típicos ao som da música popular portuguesa, com as comidas típicas e os tradicionais manjericos. Aqui ficam alguns dos principais arraiais que se avizinham:
  • Arraial da Praça da Alegria – este é o primeiro arraial a arrancar nas Festas de Lisboa, logo a 26 de maio e até 18 de junho;

  • Santos no Tejo – entre 1 e 12 de junho há festa na Doca da Marinha, com Quim Barreiros a animar o primeiro dia e Ana Malhoa logo no segundo. Ágata atua no último dia de arraial, que contará com mais nomes da música tradicional portuguesa pelo meio;

  • Arraial da Misericórdia – de 1 de junho a 2 de julho há festa no miradouro de São Pedro de Alcântara até às 4h00, além de feira de artesanato a ‘acompanhar’;

  • Arraial da Mouraria – de 1 a 17 de junho, passe pelo Largo da Rosa, na Mouraria, para celebrar os Santos Populares;

  • Santos à Campolide – cada vez mais popular, há também arraial em Campolide, no espaço da Quinta do Zé Pinto, entre os dias 2 e 17 de junho;

  • Vila Berta – neste antigo bairro operário lisboeta, entre os dias 2 e 12 de junho há sardinha assada, bailarico e muita animação;

  • Grande Arraial de Benfica – de 22 a 25 de junho, a Alameda Padre Álvaro Proença enche-se de cor e de música, com nomes como Bateu Matou, José Malhoa, Fernando Daniel e David Carreira;

  • Arraial Lisboa Pride – dia 24 de junho, o Terreiro do Paço recebe mais uma edição do maior evento LGBTI+ em Portugal.

Bica, Alfama e Madragoa serão também palco dos típicos bailaricos lisboetas.

Marchas e casamentos de Santo António


É também na noite de 12 de junho que as marchas populares descem a Avenida da Liberdade e onde 20 bairros desfilam para mostrar qual a marcha mais bonita, cada uma com os seus padrinhos.
Nesse mesmo dia realizam-se os famosos casamentos de Santo António. Uma tradição que aconteceu pela primeira vez em 1958 (interrompida pela revolução de 1974) e que desde 1997 é promovida pela Câmara Municipal de Lisboa.

São João é no Porto, mas também em Braga, Vila do Conde e muito mais!


Pouco depois, é o São João a chamar a si as celebrações do mês de junho. É no Porto que estes festejos mais se fazem sentir, nomeadamente na noite de 23 para 24 de junho, mas também há festa em Braga, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Almada e Angra do Heroísmo, com desfiles, carros alegóricos e, claro está, muito bailarico.

As melhores festas no Porto


Pela Invicta fora, os martelinhos fazem a festa de homenagem a João Batista. São uma alternativa ao alho porro com que antigamente se batia nas cabeças das pessoas nesta noite de festa em forma de saudação, mas também para proteger contra o mau olhado e as invejas.

Um ritual pagão da altura dos Celtas, em que se faziam fogueiras e queimavam ervas como esta para celebrar o Solstício de verão.

Por todas as freguesias portuenses há concertos e pequenos arraiais, muita dança e petiscos, como a sardinha, broa, caldo verde, pimento e vinho. O ponto alto é o fabuloso espetáculo de fogo de artifício lançado de barcos a partir do rio Douro, que pode apreciar junto à ponte Luís I. noite dentro, faz-se a festa da Ribeira até à Foz.
Conheça as principais festas que vão coroar o São João:
  • S. João no M.Ou.Co – um bailarico à moda do Porto que vai encher a rua de Frei Heitor Pinto, na zona do Bonfim, na noite de 23 de junho;

  • Arraial de São João WOW – atravessando a ponte Luís I, a rua do Choupelo, em Vila Nova de Gaia recebe o WOW, com música tradicional ao vivo, marchas sanjoaninas, sardinhas, fêveras e muito mais.

Destaque, ainda, para as festas nos bairros de Fontainhas, Miragaia e Massarelos.

São João de Braga


Entre 16 e 25 de junho, as festas do São João voltam a encher a cidade de Braga, com muita animação e algumas tradições, como o Encontro de Gigantones e Cabeçudos a 17 de junho e a Corrida de São João de Braga no dia 25.

Festas em Almada


Já em Almada, são várias as freguesias que recebem festas para honrar o São João, com destaque para o centro da cidade, Cacilhas e Trafaria.

Na noite de 23 para 24, há desfile das marchas populares, logo depois da procissão de São João. O programa das festas começa a 1 de junho e estende-se até 2 de julho, com presenças já confirmadas de Áurea, Valete, Agir e da Orquestra Gulbenkian.

Feira de São João em Évora


Évora é conhecida pela tradicional Feira de São João, que acontece entre os fins de semana de São João e de São Pedro. Entre 25 de junho e 1 julho estão já previstos vários concertos, com Carolina Deslandes, The Black Mamba, Mariza Liz, Jorge Palma e DAMA.

São Pedro: de Sintra à Margem Sul e mais além


O São Pedro é o último santo a ser celebrado em junho, dia 29. Sintra, Montijo, Seixal, Póvoa de Varzim, Macedo de Cavaleiros, Felgueiras e Bombarral são algumas das terras que prestam homenagem a este santo.

Eis algumas festas que não pode perder:
  • Felgueiras – de 28 de junho a 1 de julho, há festa em Felgueiras, com Resistência e Piruka já confirmados. Dia 29 há o tradicional Cortejo das Flores, entre a Avenida Dr. Leonardo Coimbra e o Monte de Santa Quitéria;

  • Póvoa de Varzim – Pedro Abrunhosa e Miguel Araújo estarão a animar as festas poveiras, que se realizam entre 25 de junho e 2 de julho e contam ainda com o habitual cortejo de usos e costumes e com o espetáculo das rusgas, com atuações organizadas pelos diferentes bairros;

  • Sintra – a festa começa a 23 de junho e prossegue até 3 de julho para celebrar São Pedro de Penaferrim;

  • Porto de Mós – já na vila de Porto de Mós, a festa faz-se entre 24 de junho e 2 de julho, num evento que vai pôr fim aos descartáveis e abraçar a sustentabilidade;

  • Montijo – aqui, há festa entre 27 de junho e 03 de julho.

Não fique de fora e aproveite estes dias para celebrar os Santos Populares.

Santos Populares em casa: como celebrar com amigos e família

 
Se quer evitar a confusão das festas populares na rua ou se vai receber amigos e família, siga estas dicas para preparar um arraial em casa, com o catálogo Kasa: Continente.
  • Decore a casa para receber os Santos Populares – manjericos, loiça de barro, mais clássica ou a puxar ao verde tradicional, sardinhas de cartão decoradas, os santos em cerâmica, tudo vale para tornar a sua casa ainda mais festiva. Se tem um espaço exterior não se esqueça de colocar grinaldas coloridas e lanternas decorativas;
  • Mesa farta e com sabor a Santos – à mesa, não podem faltar as sardinhas assadas, a famosa salada de pimentos, o caldo verde, pão com chouriço, a broa. Se ainda não escolheu o seu grelhador das festas veja no Continente as opções disponíveis;

  • Bebidas frescas para todos – para lidar com o calor, prepare algumas bebidas refrescantes, com e sem álcool. Da sangria à cerveja, passando pelos sumos de frutas e águas aromatizadas, não se deixe desidratar na noite dos Santos;

  • Música toda a noite – está na hora de pôr toda a gente a dançar. Prepare uma playlist com muita música popular portuguesa e ponha alto e bom som na sua coluna Bluetooth.

Convide família e os amigos de quem mais gosta e aproveite a festa ao máximo!

Os Santos Populares estão mesmo à porta. Na rua ou em casa, festeje à sua maneira para dar as boas-vindas ao melhor do verão.