Novidades

Kombucha: o que é e quais os benefícios?

Descubra o que é Kombucha, como deve ser ingerida e quais os benefícios da Kombucha para a saúde.
Apesar de existir há milhares de anos, a Kombucha tem sido cada vez mais procurada um pouco por todo o mundo, nos últimos tempos.

Mas mais do que uma tendência, a Kombucha traduz-se numa bebida refrescante, saborosa e que, devido à presença de probióticos, apresenta alguns benefícios para a saúde. Na verdade, em países asiáticos, é até considerada um “elixir da saúde”.

Saiba mais sobre a Kombucha e porque deve começar a incluí-la na sua alimentação.
 

O que é a Kombucha?

Obtida através da fermentação do chá, normalmente preto ou verde, a Kombucha é uma bebida gaseificada com um sabor ligeiramente ácido, semelhante à cidra de maçã e contém probióticos - microrganismos vivos – que são benéficos para a saúde.

Ao chá é adicionado sacarose (açúcar) e SCOBY (Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast), uma cultura de bactérias e leveduras que se tornam vantajosas para a saúde.
 

Benefícios da Kombucha para a saúde

Entre as principais razões pela crescente procura por Kombucha está o facto de apresentar probióticos na sua composição vom benefícios para a saúde. Confira.


Saúde mental

A produção das hormonas da felicidade e do sono (serotonina e melatonina) está intimamente relacionada com o funcionamento intestinal.

Os probióticos, presentes nesta bebida milenar, têm vindo a ser estudados e alguns dos benefícios que têm vindo a ser identificados são o bom funcionamento do sistema imunitário e também a relação com a prevenção e terapêutica da ansiedade e depressão.

Assim, a Kombucha, por ser uma bebida probiótica, pode ter um impacto positivo na microbiota intestinal e, consequentemente, na saúde mental e no bem-estar em geral.


Funcionamento intestinal

Os microrganismos presentes na Kombucha parecem aumentar a diversidade da microbiota intestinal, melhorar o metabolismo de nutrientes como a lactose, reduzir a inflamação causada por doenças gastrointestinais e sintomas associados.

Para além disso, também têm sido associados à prevenção de doenças crónicas como a diabetes e obesidade.


Sistema imunitário e risco cardiovascular

Alguns estudos também indicam uma melhoria da resposta imunitária e ação anti-inflamatória, assim como a redução dos níveis de colesterol sanguíneo e risco de doença cardiovascular.


Alternativa a refrigerantes e bebidas alcoólicas

Sem conservantes, nem edulcorantes, a Kombucha Continente Bio é uma bebida produzida apenas com aromas naturais e probióticos e torna-se uma tendência de consumo em alternativa aos refrigerantes e bebidas alcoólicas.

A Kombucha contém probióticos que trazem benefícios para a saúde

Como consumir Kombucha no dia-a-dia

Por ser refrescante e saborosa, a Kombucha é uma bebida que pode perfeitamente substituir um refrigerante, um sumo ou uma bebida alcoólica.

Pode ser consumida em jejum, ao longo do dia juntamente com um snack nutritivo ou após uma refeição mais pesada, podendo facilitar o processo digestivo.

A Kombucha deve ser tomada fresca para uma experiência ainda mais saborosa.


Kombucha Continente Bio

A marca Continente BIO reforça o compromisso do Continente em democratizar o acesso a produtos com certificação biológica, num momento em que os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância da sua alimentação e do impacto que esta tem na sua saúde e no ambiente.

Neste sentido, a marca lança agora a Kombucha Continente Bio em dois sabores distintos:
Estes dois sabores podem ser encontrados à venda nas lojas Continente ou em Continente Online.