System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]

Alimentação do Bebé

5 sugestões de lanches e snacks saudáveis para bebés

Procura inspiração para lanches mais saudáveis e nutritivos? Descubra estes 5 de lanches e snacks saudáveis para bebés e crianças.
A alimentação infantil é determinante para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. E é desde bebé que se deve promover e incutir hábitos alimentares mais saudáveis.

No entanto, na correria do dia-a-dia nem sempre é fácil conseguir dedicar mais tempo para preparar refeições saudáveis e promover bons hábitos alimentares.

Para o ajudar, partilhamos 5 sugestões de lanches e snacks saudáveis para bebés e crianças. Saborosos, nutritivos e fáceis de preparar, perfeitos para os dias mais atarefados.


Lanches e snacks saudáveis para crianças

De acordo com a Nutricionista Continente Mayumi Thaís Delgado, a escolha dos lanches e snacks para as crianças consumirem ao longo do dia ou para levarem para a escola são tão importantes quanto as refeições principais. Quando se trata de bebés, estes snacks tornam-se ainda mais importantes.

Heis algumas sugestões:
1. Papas de fruta e vegetais

As papas são ótimos lanches e snacks saudáveis para os bebés. Desde as caseiras às de compra, devemos apostar na variedade. O importante é aproveitar o melhor de cada uma.

Pode combinar as frutas e os vegetais preferidos do seu bebé, acrescentar flocos ou uma farinha de um cereal, por exemplo a aveia, e juntar leite ou iogurte. Sendo que, antes dos 6 meses, são recomendadas as farinhas sem glúten.

Pode ainda optar por uma papa de compra, rica em vitaminas e minerais, pois a sua praticidade permite que em qualquer lugar tenha um lanche rápido e equilibrado. 

O que é que tem de ter em atenção? A lista de ingredientes e composição nutricional. Escolha papas sem açúcar adicionado, adoçadas apenas com as frutas, com cereais integrais, e adicionadas de vitaminas e minerais. Analise a informação nutricional, e escolha as que têm um menor teor de açúcar.


2. Batidos de fruta

Os smoothies ou batidos de fruta são ricos em vitaminas e minerais, cheios de sabor e podem ser personalizados de acordo com os gostos do bebé.

Pode optar por preparar um batido com leite ou bebida vegetal e cereais integrais, um batido de iogurte com banana e morango, um smoothie de açaí, multifrutos ou qualquer outra mistura que a sua imaginação permitir e os seus filhos gostarem.

Opções não faltam, apenas deve ter em atenção aos alimentos que escolhe tendo em conta a idade do bebé, as suas restrições alimentares e preferências. O ideal é aconselhar-se sempre junto do seu médico pediatra.

Pode também optar pelos purés já preparados, já que são sem aditivos ou ingredientes menos positivos. Atualmente existem várias opções interessantes, nomeadamente só fruta, fruta e hortícolas e fruta/hortícolas e cereais, existindo ainda opções com iogurte.
3. Palitos de cenoura

Os palitos de cenoura são ótimos substitutos de batatas fritas, bolachas ou outros snacks menos saudáveis para as crianças.

Para os preparar, apenas precisa de descascar as cenouras e cortá-las em tiras pequenas, para ser mais fácil para o bebé comer.

Podem ser consumidos simples ou pode combiná-los com hummus, por exemplo, uma pasta feita a partir de grão-de-bico.

4. Panquecas saudáveis

As panquecas são excelentes opções de lanches e snacks saudáveis para bebés, e até mesmo para os pais. Opções como panquecas de noz e amêndoa ou panquecas integrais podem ser combinadas com mel (desde que a criança tenha mais de 12 meses), compota, fruta, iogurte e outros alimentos a gosto do bebé.

E em semanas mais atarefadas, pode preparar panquecas em maiores quantidades e congelar. Assim, é só pegar, descongelar (descongelam rapidamente) e comer.
5. Snacks saudáveis prontos a consumir

Na correria do dia-a-dia, entre o trabalho e a vida pessoal, nem sempre é fácil arranjar tempo para pensar ou preparar snacks saudáveis para as crianças. Neste sentido, surgem os snacks saudáveis do Continente Bebé.

Sem corantes, aromas artificiais, gorduras hidrogenadas e óleo de palma, os snacks saudáveis do Continente do Bebé são saborosos e nutritivos. Ideais para levar na lancheira e complementar refeições.

Além disso, estes snacks são de produção biológica e não contém açúcar adicionado, são adoçados apenas com polpas de frutas e vegetais.

Têm ainda o tamanho ideal para se adaptarem às mãos do bebé para que ele aprenda a comer sozinho e cresça confiante desde o primeiro dia.
À gama de lanches e snacks saudáveis do Continente, juntam-se agora os novos sabores de frutas e vegetais. O resultado final é uma gama de snacks que potenciam uma alimentação infantil variada e nutritiva:

A marca Continente do Bebé foi lançada em janeiro de 2021, contando com diversos produtos: fraldas, toalhitas, produtos de perfumaria, resguardos, produtos de limpeza, papas, purés e outros snacks saudáveis.

Esta é uma marca de confiança, feita por e com especialistas, e pensada no bem-estar do seu bebé.