Pera Rocha Zero Desperdício
Sabia que 40% da produção de Frutas e Legumes é desperdiçada? Para combater este problema, o Continente lançou a gama Zero Desperdício que dá uma nova oportunidade a frutas e legumes que, à partida, seriam desperdiçados por terem pequenas imperfeições (de cor, tamanho ou forma) que em nada prejudicam a sua qualidade ou sabor.
Para além da Pera Rocha Zero Desperdício, disponível em embalagens de 1 kg, estão disponíveis outras opções embaladas, ou caixas com um mix de frutas e legumes, em excelente estado para consumo. Ao optar por produtos desta gama, pode desfrutar de alimentos frescos e saborosos a um preço mais acessível, enquanto contribui para a redução do desperdício alimentar.
Pera Rocha DOP: sabor incomparável
Muito apreciada por cá e além-fronteiras, a Pera Rocha do Oeste é uma variedade exclusiva nacional produzida em 29 concelhos. Desde 2003, tem o selo DOP (Denominação de Origem Protegida).
O Oeste de Portugal tem condições ímpares para esta cultura, determinantes para a cor, a textura e o sabor deste fruto. O clima, o relevo, a humidade, solo, o vento e até proximidade do mar têm um papel preponderante.
O resultado é uma pera de polpa branca, textura firme e crocante. À medida que amadurece, a textura torna-se mais macia e o sabor mais doce e suculento. O resultado é um fruto ideal tanto para consumir fresco como para utilizar em diversas receitas.
Esta variedade foi descoberta por acaso numa exploração agrícola da região de Sintra, há mais de 180 anos. Corria o ano de 1836 quando Pedro António Rocha descobriu uma pereira diferente na Fazenda Rocha, propriedade que possuía no lugar da Ribeira de Sintra, perto de Lisboa.
Orgulhoso por possuir frutos únicos e de qualidade invulgar, todos os anos em setembro convidava os amigos a deliciarem-se com as peras. Foi assim que a variedade se espalhou e ganhou fama. Em homenagem ao seu proprietário, este fruto passou a ser denominado de pera Rocha.
Principais benefícios da pera
As peras são frequentemente incluídas em programas de controlo de peso, por bons motivos. Também são uns dos primeiros frutos que ingerimos, dada a sua propensão a integrar a alimentação dos bebés. Estas são as principais vantagens.
Controlo de apetite
Pelo alto teor em fibra, a pera contribui para promover a sensação de saciedade e controlar o apetite entre as refeições.
Regulação do trânsito intestinal
A fibra é um nutriente importante para o bom funcionamento dos intestinos e que contribui, por isso, para a regulação do trânsito intestinal.
Recomendada para bebés
Por ser uma fruta simples e normalmente bem tolerada, a pera é dos primeiros frutos a ser introduzido na alimentação dos bebés.
Estas são algumas das vantagens do consumo de peras, mas cada variedade deste fruto tem as características próprias.
Tipos de pera
Por entre a enorme variedade que pode encontrar nas lojas Continente, destacamos as seguintes.
Abate fetel
Destaca-se pelo formato alongado e polpa doce. À medida que amadurece, torna-se mais amarelada, mais sumarenta, mais doce e aromática.
Comice
Arredondada e achatada, tem a casca rosada na parte exposta ao sol. A polpa é tão fina e sumarenta que se derrete na boca.
Conferência
Possui casca grossa, de cor amarela esverdeada com muita carepa. A polpa é fina, suave e aromática, sumarenta e açucarada.
General Leclerc
Fruto de calibre grande e irregular e com casca grossa. A polpa é branca, suculenta e aromática.
Pera Rocha DOP
Esta pera de produção exclusivamente nacional tem polpa branca, textura firme, doce e crocante.
Origem da pera
Já na Grécia Antiga, o poeta Homero se referira às peras como "um presente dos deuses". Contudo, muito antes disso, este fruto era já bastante apreciado na China, onde o seu cultivo se iniciou há milhares de anos e de onde se espalhou para o resto do mundo. Desde então, o sabor suave e doce da pera conquista fãs por todo o planeta.
Pera: quantas calorias tem?
A pera é uma fruta de baixo teor calórico. Com aproximadamente 47 calorias por 100 gramas, é uma excelente opção para quem deseja controlar a ingestão calórica. Além disso, as peras são ricas em fibras, que contribuem para uma sensação prolongada de saciedade e promovem uma boa digestão.
Como consumir peras
Ao escolher peras, prefira as de casca firme, sem contusões, manchas e picadas de insetos.
Se gostar de peras macias, deve guardá-las na fruteira até terem a consistência que prefere. Se gostar de peras rijas, deve guardá-las no frigorífico, na zona inferior, na gaveta das frutas e vegetais.
Receitas com pera
As peras são especialmente saborosas em doces. Podem ser protagonistas em crumbles, tartes, bolos, compotas, geleias, chutneys e gelados.
Também são excelentes em risotos, pastas, saladas de fruta, sumos e smoothies e para acompanhar frango, peru, pato, porco e até peixes. Em pratos salgados, acompanham bem queijos de sabor picante ou forte.
Sobremesas com pera
Deixamos 3 sugestões a experimentar de sobremesas essenciais com pera:
- Gallete de Pera: uma receita que combina o doce sabor das peras com o crocante da massa folhada.
- Bolo de pera e pistácios: como sobremesa ou lanche reconfortante, este bolo fofo de pera com cobertura de mascarpone, mel e pistácios vai fazer as delícias de qualquer um.
- Peras bêbedas doces: nada como experimentar esta receita tradicional de peras bêbedas, numa calda de vinho tinto, açúcar e especiarias.
Receitas saudáveis com pera
Existem inúmeras receitas saudáveis com este ingrediente que vale a pe(r)a experimentar. Se tiver bebés aí por casa, vão deliciar-se com esta papa de fruta, com pera, manga e banana. Enquanto os adultos podem experimentar umas bowls de aveia, retirando o açúcar da lista de ingredientes, para o pequeno-almoço, lanche, ou até para um jantar diferente.
As melhores peras estão no Continente
As peras são um fruto sumarento, doce e crocante, com uma grande diversidade de aplicações culinárias, e benefícios para a saúde. No Continente, encontra, entre outras variedades, a pera Rocha do Oeste DOP, proveniente de pomares selecionados. Agora, só falta decidir o menu.