Alimentos

Peras: deliciosa saúde

Poucos frutos são tão versáteis, saborosos e saudáveis como as peras. Descubra tudo sobre as vantagens e propriedades deste fruto.

Existem muitas variedades de peras e todas com um denominador comum: são deliciosas. À autenticidade do sabor, soma-se ainda a versatilidade gastronómica e os benefícios para a saúde.

Os benefícios das peras

As peras são frequentemente incluídas em programas de controlo de peso, por bons motivos. Também são uns dos primeiros frutos que ingerimos, dada a sua propensão a integrar as dietas dos bebés. Estas são as principais vantagens.

Controlo de apetite


Pelo teor em fibra, a pera contribui para promover a sensação de saciedade e controlar o apetite entre as refeições.

Regulação do trânsito intestinal

Esta fruta apresenta um alto teor em fibra, um nutriente importante para o bom funcionamento da microflora dos intestinos e que contribui, por isso, para a regulação do trânsito intestinal.

Recomendada para bebés

Por ser simples e de fácil digestão, a pera é dos primeiros frutos a ser introduzido na alimentação dos bebés.

Estas são as vantagens genéricas do consumo de peras, mas cada variedade deste fruto tem as características próprias.

Tipos de peras

Por entre a enorme variedade que pode encontrar nas lojas Continente, destacamos as seguintes.

Abate fetel

Destaca-se pelo formato alongado e polpa doce. À medida que amadurece, torna-se mais amarelada, mais sumarenta, mais doce e aromática.

Comice

Arredondada e achatada, tem a casca rosada na parte exposta ao sol. A polpa é tão fina e sumarenta que se derrete na boca.

Conference

Possui casca grossa, de cor amarela esverdeada com muita carepa. A polpa é fina, suave e aromática, sumarenta e açucarada.

General Leclerc

Fruto de calibre grande e irregular e com casca grossa. A polpa é branca, suculenta e aromática.

Pera Rocha DOP

O Oeste de Portugal tem condições ímpares para esta cultura, determinantes para dar a cor, textura e sabor únicos à pera Rocha. O clima, o relevo, a humidade do ar, o tipo de solo, o vento e a proximidade do mar têm um papel preponderante. O resultado é uma pera de polpa branca, textura firme, doce e crocante que fica fundente, macia com o tempo.

Para chegarmos à diversidade que hoje é possível encontrar foram necessários séculos de evolução e cultivo.

Origem da pera

Homero, poeta da Grécia Antiga, descreveu as peras como "um presente dos deuses". Mas eram apreciadas já muito antes disso, desde que a espécie começou a ser domesticada, há seis mil anos, na China. Disseminadas pelo mundo, com o passar dos séculos o seu sabor delicado e suave colheu a aceitação geral. 

A origem da pera Rocha, um produto de nacionalidade portuguesa confirmada, está igualmente bem documentada. Corria o ano de 1836 quando Pedro António Rocha descobriu, por acaso, uma pereira diferente na Fazenda Rocha, propriedade que possuía no lugar da Ribeira de Sintra, perto de Lisboa.

Orgulhoso de possuir frutos únicos e de qualidade invulgar, todos os anos em setembro convidava os amigos a deliciarem-se com as peras. Foi assim que a variedade se espalhou e ganhou fama.  Em homenagem ao seu proprietário, este fruto passou a ser denominado de pera Rocha.

Como consumir peras 

Ao escolher peras, prefira as de casca firme, sem contusões, manchas e picadas de insetos.

Se gostar de peras macias, deve guardá-las na fruteira até terem a consistência que prefere. Se gostar de peras rijas, deve guardá-las no frigorífico, na zona inferior, na gaveta das frutas e vegetais.

As peras são especialmente saborosas em doces. Podem ser protagonistas nos crumbles, tortas, compotas, geleias, chutneys e gelados. Mas também são excelentes em risotos, saladas de fruta ou de vegetais, sumos e smoothies e para acompanhar frango, pato, porco e até peixes. Em pratos salgados, acompanham bem queijos de sabor picante ou forte.

De que está à (es)pera?

As peras são um fruto sumarento, doce e crocante, com uma grande diversidade de aplicações culinárias, e benefícios para a saúde, a nível de controlo de peso e emagrecimento. No Continente, encontra, entre outras variedades, peras Rocha DOP Oeste, provenientes de pomares selecionados. Agora, só falta decidir o menu.