System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
Caldo Caseiro

Alimentos

A importância de fazer um bom caldo caseiro

Aprenda a fazer o seu próprio caldo caseiro de legumes, peixe, carne e até camarão para dar ainda mais sabor às suas receitas. Saiba como aqui.
O caldo é conhecido por dar ainda mais sabor a qualquer prato e por serem muito práticos na preparação de receitas, já que reúne tudo o que precisa para preparar uma refeição: desde o sal à quantidade de legumes. No entanto, os caldos caseiros apresentam-se como uma alternativa mais saudável e deliciosa aos caldos tradicionais, em cubo e já prontos a usar.

Conheça alguns destes benefícios e como pode criar o seu próprio caldo caseiro.

Benefícios dos caldos caseiros


Os caldos caseiros, sejam eles caldo de carne, caldo de peixe, caldo de legumes, caldo de ossos ou caldo de marisco, deixam qualquer prato muito mais saboroso e são mais saudáveis do que os caldos prontos a usar que pode comprar no supermercado. São, no fundo, a combinação perfeita de sabor e nutrientes.

Opção mais saudável aos caldos tradicionais


Os caldos prontos a usar, de uma forma geral, contêm uma maior quantidade de açúcares, gorduras, sal adicionados e podem ter ingredientes artificiais, tais como corantes e conservantes.

Além de possuírem um perfil nutricional menos apelativo, o consumo frequente destes caldos mais industrializados pode levar ao aumento do risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e de alguns cancros, devido à adição de determinados ingredientes.

Pelo contrário, os caldos caseiros são mais nutritivos, mais naturais e têm nutrientes benéficos para a sua saúde.

Práticos para a confeção de receitas


Os caldos caseiros reúnem, numa única solução, tudo aquilo que precisa para dar sabor e textura aos seus cozinhados. E uma vez que pode criar os seus próprios caldos com os mais variados sabores, desde caldo de legumes, caldo de carne, caldo de peixe, caldo de frango, caldo de camarão, etc., consegue usá-los para preparar as mais infinitas receitas.

Contribuem para reduzir o desperdício alimentar

Os caldos caseiros são feitos a partir de sobras de alimentos tais como ossos, cascas, peixe, carne e vegetais. Este reaproveitamento ajuda a reduzir a quantidade de alimentos que vão para o lixo, dando-lhes uma segunda vida, e a combater o desperdício alimentar.

Como fazer caldo caseiro


O caldo caseiro consiste numa base líquida que resulta do cozimento lento em água de ingredientes como legumes, ervas aromáticas, ossos, espinhas, cascas ou outros alimentos. Ou seja, existem nos mais variados sabores e texturas: caldo de carne, caldo de galinha, caldo de legumes, caldo de ossos, caldo de marisco e muito mais.

Veja o passo a passo de cada receita.

Caldo de camarão


O que seria um arroz de marisco sem um belo caldo de camarão? Aprenda a fazer o caldo de camarão perfeito com esta receita cheia de sabor e fácil de preparar.

Caldo de carne


Um caldo de carne caseiro é uma alternativa mais saudável e cheia de sabor aos caldos convencionais. Aprenda a fazer um caldo de carne caseiro seguindo todo os passos desta receita de caldo de carne.

Caldo de frango


Este caldo de frango é perfeito para sopas ou pratos como arroz de cabidela ou arroz de frango. É o preparado de base versátil e saborosa para dar sabor aos seus pratos. Experimente esta receita de caldo de galinha.

Caldo de peixe


Os melhores pratos e sopas de peixe pedem um bom caldo de peixe caseiro. Para o ajudar, trazemos-lhe uma receita de caldo de peixe simples e rápida de fazer. Confira.

Caldo de marisco


Aproveite as cascas e cabeças de marisco que sobraram da preparação do seu arroz de marisco e crie um caldo de marisco caseiro para usar em mil e uma outras receitas.

Caldo de legumes


Um caldo de legumes caseiro sempre à mão é muitas vezes tudo o que precisa para dar um sabor extra aos seus pratos. Esta receita de caldo de legumes que lhe trazemos é saudável e fácil de preparar.