Novidades

Tradição da Páscoa: prendas de padrinhos e afilhados

Fique a par da tradição de Páscoa entre padrinhos e afilhados e conheça várias ideias de prendas para oferecer neste dia!
Tradição da Páscoa - Prendas de Padrinhos

Atualizado a 11/05/2023

Oferecer prendas é uma tradição da Páscoa dos padrinhos de batismo para os afilhados, mas não só. Também é costume os afilhados oferecerem presentes aos padrinhos. Descubra tudo sobre estas tradições e que prendas escolher nesta época festiva.

Prendas de padrinhos na Páscoa: conheça a tradição

 
Por Portugal fora, são várias as tradições de Páscoa que podemos observar no decorrer da chamada Semana Santa, que antecede o domingo de Páscoa: das procissões para abençoar as casas, às representações teatrais do sacrifício de Jesus Cristo. Entre as mais especiais, está a troca de prendas dos padrinhos ou madrinhas com os respetivos afilhados de batismo.

Se os padrinhos e madrinhas oferecem um presente, é também tradição que os afilhados ofereçam um ramo de oliveira ao padrinho e um de violetas à madrinha. Este ritual em família costuma acontecer no domingo de Ramos, que se celebra no domingo anterior ao da Páscoa. Para a madrinha e para o padrinho, poderá oferecer as tradicionais amêndoas de chocolate, ou optar por algo mais duradouro, como uma almofada decorativa, uma vela temática ou uma caneca personalizada.  Para a madrinha, poderá também encontrar várias opções de vasos com plantas e flores nas lojas físicas do Continente.

Mas de onde vêm estes costumes, que hoje fazem parte da nossa vida familiar? A Páscoa é uma altura carregada de simbolismo e tradições, algumas com origens milenares.

Até o próprio timing indicia um longo passado, que se prevê ser anterior ao advento do cristianismo. Os historiadores acreditam que a troca de presentes nesta altura tão próximo do solstício da Primavera fosse nada menos do que uma forma de assinalar a chegada do bom tempo - e de conseguir boa sorte para as colheitas.

E já pensou no significado de elementos como o ovo, o coelho, ou o chocolate, tão comuns nesta altura? Os dois primeiros são antigos símbolos de fertilidade, vida e renovação. Já a associação do chocolate é muito posterior – calcula-se que só nos últimos 300 anos é que se tenha começado a rechear ovos com chocolate, numa altura em que o cacau ainda era visto como uma iguaria difícil de obter e por isso reservada para alturas muito especiais.

Muitas destas tradições chegaram até aos dias de hoje, e continuam a ser observadas por milhões de pessoas em todo o mundo, mesmo que as suas raízes se tenham perdido na névoa do tempo. E há bons motivos para isso: estes rituais convidam a momentos divertidos em família e são a desculpa perfeita para reunir todos à volta da mesa. Por isso, se tem afilhados ou padrinhos que queira surpreender está na altura de pensar nas prendas de Páscoa.

Ideias de presentes para a Páscoa


Do famoso folar de ovos, passando pelo pão de ló, amêndoas, ovos da Páscoa, ou até dinheiro, são várias as prendas que os padrinhos podem oferecer aos afilhados. Se precisa de inspiração, siga estas ideias.

Doces


Na Páscoa, são típicos os famosos ovos de chocolate. Pode até promover uma caça aos ovos com os mais pequenos. Que tal este ovo com chocolate? No Continente vai encontrar ainda amêndoas para todos os gostos e folares para manter a tradição bem viva.

Livros


Os livros são prendas clássicas de Páscoa. Desde aventuras a romances, sem esquecer as biografias, obras de contos ou até livros didáticos, no Continente há algo para todos os gostos e idades. Se tem afilhados adolescentes veja na secção de livros junevis o que pode oferecer. Para os adultos também tem várias opções de literatura.

Puzzles


Uma prenda que todos gostam, seja em que idade for. Um puzzle é um presente perfeito para oferecer a um afilhado ou padrinho: não só ajuda a puxar pela cabeça como é uma ótima forma de passar tempo em família ou com amigos.

Jogos de tabuleiro


Também os jogos de tabuleiro são ideais para os convívios de fim de semana. No Continente irá encontrar opções para todas as idades, incluindo jogos de cartas, como o famoso UNO. Descubra os nossos jogos da marca ZOKO.

Plasticina


Os mais pequenos adoram fazer moldes com plasticinas e dar asas à imaginação com as várias cores disponíveis. Atualmente, o leque de opções é vasto: há acessórios para fazer gelados, uma churrasqueira ou até tudo o que precisa para simular uma ida ao dentista!

Materiais de pintura


Em alternativa, pode sempre oferecer acessórios de pintura: entre lápis de cera, aguarelas, ou canetas, as crianças vão adorar divertir-se a desenhar.


Com todas as hipóteses em cima da mesa agora é só escolher e manter esta tradição de oferecer prendas na Páscoa.

O que não pode faltar na tradição de Páscoa 


Além das tradições religiosas e das ofertas entre padrinhos e afilhados, outra das coisas que não pode faltar na Páscoa é a ementa de almoço do domingo de Páscoa.

Neste dia, a tradição sugere um cabrito assado no forno ou um delicioso prato de borrego. Para sobremesa, não podem faltar os habituais folares, seja com ovos cozidos, ou o folar doce de Olhão, bem como as amêndoas e o pão de ló.

Outra sobremesa tradicional é o ninho de Páscoa, um bolo de amêndoa e baunilha com uma cobertura de chocolate, rodeado de fios de ovos e com amêndoas por cima. Não se esqueça de decorar a mesa com elementos sugestivos desta época, como coelhos e ovos, ou até com uns suportes de velas feitos a partir de cascas de ovo.

 
Por fim, e com a barriga cheia, está na hora da caça aos ovos da Páscoa para fazer a digestão e acabar o dia em grande! Deixe-se levar pelo espírito da época e siga estas tradições de Páscoa. No Continente irá encontrar tudo o que precisa para viver estes dias em grande.

Descubra aqui as tradições de
norte a sul de Portugal:

Portugal

Portugal

É tradição os padrinhos darem um folar aos afilhados, que retribuem com um ramo de oliveira e um ramo de violetas.

Algarve

Algarve

Aqui encontramos o irresistível folar de Olhão, onde camadas de massa são alternadas com manteiga, canela e açúcar amarelo.

Alentejo

Alentejo

A escolha recai no cabrito, cordeiro ou borrego e completamos a mesa com queijadas, bolos fintos, folar ou o típico doce pascal.

Trás-os-Montes

Trás-os-Montes

Não há festa sem folar de carne - uma mistura de carne de vitela, frango, coelho e porco. As amêndoas dão o toque final.

Beiras

Beiras

O folar com canela e erva-doce e decorado com ovos é rei, mas também tem empanadilhas da Páscoa, broinhas e bolos de azeite.

Vale do Tejo

Vale do Tejo

Aqui não faltam as muito apreciadas fogaças de Alcochete. Já em Lisboa a tradição pede borrego ensopado ou assado no forno.

Minho

Minho

Iguarias como cabrito, bolachas recheadas e o pão doce são regra, mas há ainda broinhas, bolo de Margaride e os borrachos.

Beira Litoral

Beira Litoral

Nesta zona, conte com a chanfana ou o leitão assado na mesa antes de atacar os doces.