mesa de páscoa

Dicas e Tendências Decoração

Decoração de Mesa de Páscoa

Descubra várias ideias de como pode decorar a mesa de Páscoa. Saiba mais aqui!
Para os fãs de decoração, uma data tão especial como a Páscoa é a oportunidade perfeita para usar aquele serviço de loiça exclusivo e decorar a mesa a preceito, para receber os amigos e a família.

Se procura ideias de decoração para uma mesa de Páscoa simples e elegante, aqui ficam as nossas sugestões.


5 tendências de decoração de mesa de Páscoa

Para uma mesa de Páscoa simples, divertida e ao mesmo tempo elegante são os pequenos detalhes que fazem a diferença.

1. Toalha de mesa de um material nobre

Os materiais nobres conferem um ar mais sofisticado a qualquer mesa, além de serem intemporais e apresentarem uma melhor qualidade e durabilidade.

Ao decorar a mesa de Páscoa, opte por uma toalha de mesa em linho ou 100% algodão, lisa ou com um estampado mais elegante, num tom neutro. Deve ter em conta que, se optar por uma toalha de mesa mais colorida, o serviço de mesa deve ser mais neutro.

2. Serviço de mesa de cores vibrantes ou pastel

O serviço de mesa acaba por se tornar no elemento principal de qualquer mesa de Páscoa. Por isso, arrisque na escolha de um conjunto mais chamativo, de cores vibrantes e com pormenores mais delicados, que podem estar ou não relacionados com a Páscoa.

O serviço de mesa da coleção Alentejo da marca KASA, por exemplo, combina os azuis e os brancos dos tradicionais azulejos alentejanos com o tom vermelho que automaticamente dá vida à mesa. Este serviço de 18 peças inclui 6 pratos rasos, 6 pratos sobremesa e 6 pratos sopa.

Conheça ao detalhe a coleção Alentejo e consiga uma mesa de Páscoa completa de uma forma rápida e elegante.

Para quem procura um serviço de mesa em tons neutros, a coleção Inbloom da KASA é perfeita. Este conjunto está disponível na versão branco floral e com padrão Vichy que podem ser combinados com peças lisas (sem padrão) em tons verde, amarelo e rosa pastel.
3. Ninhos de Páscoa como centro de mesa

Entrando agora nos elementos decorativos de Páscoa, que tal substituir o centro de mesa habitual por um ninho de Páscoa?

Para isso, apenas precisa de arranjar uma coroa feita de ramos ou até mesmo um ninho artificial e adicionar alguns ovos pintados por si mesmo. Para uma mesa mais harmoniosa, pinte os ovos nos mesmos tons escolhidos para o serviço de mesa.

Se preferir, pode optar por centros de mesa mais simples e intemporais. Para isso, basta escolher uma jarra bonita e flores secas dentro dos tons escolhidos para a sua paleta de cores.

4. Elementos de Páscoa espalhados pela mesa

Os coelhos e os ovos são as figuras que rapidamente associamos à Páscoa, por isso, deve trazê-los e integrá-los na decoração da sua mesa.

Pode simplesmente espalhar estes elementos ao longo da mesa, substituir a argola do guardanapo habitual por uma argola com a forma de um coelho ou até formar a silhueta de um coelho da Páscoa com os guardanapos de pano e depois colocá-los em cima de cada prato.

5. Suportes de velas feitos com cascas de ovos

A Páscoa é recheada de doçaria que, na sua grande maioria, leva ovos na composição. Reaproveite todas as cascas de ovos em bom estado para fazer porta-velas originais e decorar a sua mesa de Páscoa. Saiba como recriar esta ideia em casa:

Materiais necessários:
  • Cascas de ovos
  • Parafina
  • Pavios de velas
  • Tesoura
  • Funil
  • Corantes, óleos essenciais e tintas (opcionais)
  • Tampas

Preparação:

1. Limpe as cascas de ovo com cuidado para não se partirem. Se preferir pode pintá-las com tinta.

2. Corte pedaços de pavio de acordo proporcionais às cascas de ovo e insira-os dentro de cada casca.

3. Derreta a parafina num tacho que já não usa, em lume brando. Depois de derretida, se preferir pode adicionar um corante ou um óleo essencial com uma fragrância a gosto.

4. Verta a parafina para as cascas e encha cada uma até meio, com a ajuda de um funil.

5. Deixe arrefecer e distribua as suas novas velas pela mesa. Para garantir que as cascas não caem, pode colocá-las sobre tampas de garrafas usadas.

5. Doces que também decoram a mesa

Algumas sobremesas e pratos típicos da Páscoa são tão deliciosos quanto bonitos. Por isso, enquanto não são devorados pelos convidados, use-os como elementos de decoração.

O Ninho da Páscoa, o Folar de Páscoa, os Cake Pops de Páscoa ou os próprios Ovos da Páscoa são apenas alguns exemplos de receitas de Páscoa para adicionar sabor, cor e vida à sua mesa.

Escolha os pratos mais bonitos para levar estes doces à mesa. Na KASA encontra desde pratos de bolo a travessas trabalhadas.


Decoração mesa de Páscoa com Rita Pereira

Se procura mais algumas ideias e inspiração para a decoração da sua mesa de Páscoa, neste novo vídeo da Academia Continente, a atriz Rita Pereira traz-nos uma sugestão simples, alegre e cheia de cor, ideal para um almoço de Páscoa em família.