Como escolher o ovo de Páscoa perfeito
Seja para crianças ou adultos, alguns fatores podem fazer toda a diferença na experiência, desde a qualidade do chocolate até ao tamanho e às surpresas incluídas. Aqui estão os principais aspetos a ter em conta na hora de escolher o ovo de Páscoa perfeito:
- Tipo de chocolate – Escolha chocolate de leite para um sabor mais doce e suave, chocolate negro para os apreciadores de cacau intenso, ou chocolate branco para quem prefere algo mais cremoso.
- Teor de cacau – O teor de cacau influencia o sabor e os benefícios nutricionais do chocolate. Para um ovo menos doce e mais intenso, opte por chocolates com 70% de cacau ou mais. Para um sabor equilibrado, escolha opções entre 40% e 60%.
- Qualidade e origem do chocolate – Optar por chocolate de boa procedência garante uma experiência mais rica e autêntica. Já os chocolates artesanais ou com elevado teor de cacau são excelentes para quem valoriza sabor e qualidade.
- Tamanho e formato – Desde ovos pequenos para oferecer a crianças até ovos grandes e recheados para os verdadeiros apreciadores de chocolate, escolher o tamanho certo faz toda a diferença.
- Alimentação da pessoa – Já existem diversas opções para diferentes dietas e preferências: ovos de Páscoa vegan, sem lactose, sem açúcar e até de origem sustentável, feitos com cacau de produção ética.
- Ovo simples ou recheado – Para quem gosta de um extra de sabor, há ovos com recheios de avelã, caramelo, frutos secos ou até combinações mais sofisticadas.
- Com ou sem brinquedo – Para as crianças, ovos com brinquedos ou brindes podem tornar o presente ainda mais especial.
- Personalização e apresentação – Prefira embalagens decorativas, mensagens personalizadas ou até ovos feitos à medida para tornar o presente mais exclusivo e memorável.
Ovo da Páscoa pronto a oferecer
Nem toda a gente tem tempo para preparar receitas e nem toda a gente é chef, por isso, temos uma grande variedade de deliciosos ovos, prontos a ser saboreados.
Mini-ovos da Páscoa
Além de serem uma opção irresistível para a Páscoa, os ovinhos de chocolate da marca Bem Me Quer têm a certificação “Rainforest Alliance”. São produzidos com cacau certificado no que diz respeito ao seu cultivo, ajudando a sustentabilidade ambiental e social, com o objetivo de proteger as florestas, melhorar a vida das comunidades locais e mitigar a crise climática. Experimente também a versão com recheio de avelã, com uma cremosidade adicional.

Ovos da Páscoa grandes
Os ovos da Páscoa grandes abrigam surpresas irresistíveis. É o caso do ovo de chocolate Kinder de 220 gramas. Traz uma prenda no interior, com algumas personagens adoradas pelos miúdos: princesas da Disney, Avengers e Stranger Things. E este da Kit Kat com coelhinhos de chocolate no interior como brinde também promete fazer as delícias dos mais gulosos.
Além destes, a Lindt tem uma seleção imponente de ovos da Páscoa, com vários tipos de chocolate. A versão de chocolate de leite tem 240 gramas e está envolta num delicado embrulho azul.

Outros ‘ovos’ da Páscoa
Se procura opções de ovos da Páscoa originais e divertidas, considere o coelho de chocolate dourado Lindt, com uma textura cremosa e suave. Para os amantes de combinações mais indulgentes, está na hora de provar a versão com caramelo salgado.
Para os mais novos, há o Kit Caça aos Ovos, da Regina, com uma divertida atividade para fazer em família, a Quinta da Regina, para manter as crianças entretidas horas a fio, e a simpática galinha de chocolate Jacquot.

Para oferecer aos padrinhos, afilhados ou para partilhar em família, estas amêndoas lilás da Regina são simplesmente deliciosas. Envoltas numa camada de chocolate de leite e cobertas por outra de açúcar, o difícil vai ser comer apenas uma.
Ovo da Páscoa: como fazer em casa
Se prefere fazer uma atividade em família, porque não fazer um ovo de Páscoa em casa? Tudo começa com a escolha do chocolate – opte por um de boa qualidade e com um teor de cacau adequado ao seu gosto, seja ele negro, de leite ou branco. Para garantir uma textura perfeita, derreta o chocolate lentamente em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo sempre para evitar que aqueça em excesso e perca a sua cremosidade.
Com o chocolate derretido e uniforme, despeje uma camada fina em cada metade da forma de ovo da Páscoa, garantindo uma distribuição homogénea. Leve ao frigorífico até solidificar e, se necessário, repita o processo para criar uma camada mais resistente.
Se quiser dar um toque extra, pode rechear o ovo com brigadeiro, mousse ou até pedaços de bolacha. Este é o momento para soltar a sua criatividade na cozinha.
Para terminar, basta unir as metades. Aqueça levemente as bordas e pressione até colarem. Agora é só deixar os miúdos lamberem a colher do chocolate derretido que sobrou, embalar o ovo e oferecer aos padrinhos ou saborear em casa em família.
Ovos da Páscoa: dúvidas frequentes
Para conhecermos a sua origem, fomos conhecer um pouco de história.
1. Porque se oferecem os ovos de chocolate na Páscoa?
A tradição de presentear ovos de chocolate na Páscoa começou no século XIX na Europa. O chocolate foi escolhido por ser muito popular na altura. Os ovos de chocolate simbolizam a renovação e a alegria associadas à Páscoa, e a caça aos ovos é uma das tradições mais queridas desta época.
2. Como posso tornar os ovos da Páscoa mais criativos?
Existem muitas formas de criar ovos da Páscoa diferentes e originais. Por exemplo, é sempre boa ideia usar diferentes tipos de chocolate e explorar diversos recheios. Caramelo salgado, trufa de café, gomas, drageias ou recheios crocantes como biscoitos podem acrescentar mais personalidade à sua criação.
Além disso, experimente sabores exóticos, como pimenta, cardamomo e outras especiarias pouco comuns, para uma experiência sensorial única. Pode também finalizar o ovo da Páscoa com flores comestíveis.
3. Como evitar que o chocolate queime quando derrete?
Leve o chocolate a derreter em lume brando ou, se usar o micro-ondas, use uma potência média. É também importante retirar o chocolate do calor antes de derreter completamente. O calor residual ajuda a terminar o processo e evita o risco de queimar.
4. Existe alguma técnica especial para que os ovos de chocolate fiquem brilhantes e sem manchas depois de prontos?
Sim, existe uma técnica chamada “temperagem”, que designa o ato de temperar chocolate, e assegura uma cristalização adequada dos lípidos presentes no chocolate. Esta técnica visa controlar a temperatura do chocolate, quer quando derrete, quer quando solidifica. O ideal é que derreta a 33ºC para atingir uma textura suave e brilhante.
Continente, onde os ovos da Páscoa têm mais sabor
Seja na preparação dos seus próprios ovos da Páscoa em casa ou ao escolher os mais divertidos prontos a oferecer, encontre no Continente tudo o que precisa para uma Páscoa saborosa
Desde ovos de chocolate, passando por amêndoas deliciosas e outras iguarias irresistíveis, a nossa seleção foi cuidadosamente preparada para que a sua família tenha uma experiência única e memorável.