Nutrição

Qual o melhor folar de Páscoa?

Saiba como escolher um folar de Páscoa e quais as novidades que preparamos para si.

Atualizado a 08/04/2025

Na Pastelaria Continente encontra um conjunto de folares com receitas exclusivas e inovadoras. Surpreenda-se com contrastes de sabores, escolha o que mais gosta e tenha uma Páscoa em família mais doce e apetecível.

Como escolher o melhor folar de Páscoa


Folar doce, de carne, de noz, de amêndoa… há tanta variedade de folares que pode ser difícil escolher. O primeiro fator a ter em conta é o gosto de cada um. Para quem prefere o sabor tradicional, os folares doces com ovos são uma escolha segura. Já para os paladares mais arrojados, opte por folares com fruta ou chocolate. Se preferir pratos salgados, um folar com carnes é a escolha ideal.

Também pode optar por mais do que um tipo de folar, para agradar a todos. Uma versão doce para a sobremesa e um folar salgado para servir como entrada ou acompanhamento.

Acima de tudo, procure ingredientes de qualidade. Na nossa pastelaria garantimos a frescura e o sabor dos nossos folares, com receitas exclusivas para celebrar a Páscoa como manda a tradição.

Folar da Páscoa: onde comprar


Se está à procura de um folar especial, pode encontrar opções deliciosas na loja Continente mais próxima ou no Continente Online. Aqui encontra os sabores tradicionais, doces e salgados, típicos da época e que não podem faltar numa mesa de Páscoa.

Folar da Páscoa Tradicional


Apesar de cada região adaptar a receita às suas próprias tradições, a base é quase sempre a mesma: água, farinha, sal e ovos. O resultado é uma massa deliciosa, muito fofa e leve.

Tradicionalmente, o folar é oferecido aos afilhados no Domingo de Páscoa, como símbolo de amor. Mas reza a lenda que foi numa disputa entre pretendentes à mesma rapariga que surgiu o folar e a tradição que o envolve. Os pretendentes, impacientes, definiram que a rapariga tinha até ao Domingo de Páscoa para decidir com quem gostaria de casar.

Chegado o dia da decisão difícil, corria na povoação um medo de vinganças e retaliações. Por isso, foi grande o espanto quando os três receberam um grande bolo enfeitado com ovos: o famoso folar. Julgaram que tinha sido ideia uns dos outros, mas os crentes dizem ter sido obra de Santa Catarina, para prevenir possíveis quezílias. Desde então, a tradição tem tornado esta oferenda símbolo de estima, amizade e reconciliação.

Folar de Páscoa com Ovo


O Folar de Páscoa Tradicional, mas na sua versão doce, que normalmente leva açúcar, canela e erva-doce, costuma ser decorado com ovos cozidos. Os ovos são incrustados na superfície do bolo, inteiros, e cobertos com uma cruz feita de massa. Este tipo de folar é de massa ligeiramente mais seca.

Folares de Carne


Os folares salgados são recheados com carnes, enchidos e fumados. Este tipo de bolos é mais típico do norte do país, como é o caso do tradicional folar de carne de Trás-os-Montes.

No Continente encontra o tradicional folar de carnes, com uma massa fofa e macia, e uma seleção de enchidos tradicionais no seu interior em pedaços mais pequenos. Um bolo delicioso que dá para qualquer ocasião, mas que é perfeito para incluir no almoço de Páscoa, como entrada ou simplesmente para acompanhar uma sopa de vegetais.

Folar de Chocolate


Para os mais gulosos, o folar de chocolate não pode faltar à mesa. No Continente encontra este folar de chocolate e avelã. Pode ainda decorá-lo com as típicas amêndoas ou ovos da Páscoa. O resultado vai ser uma autêntica delícia, para miúdos e graúdos.

Receitas de Folar de Páscoa


Esta iguaria portuguesa foi sendo recriada em diferentes receitas, doces e salgadas. Conheça algumas sugestões e prepare este folar de Páscoa em casa:

  • Folar de Páscoa: experimente esta receita tradicional que combina a clássica massa macia com sabores doces.
  • Folar de maçã: uma sobremesa de maçã e canela para tornar a sua Páscoa ainda mais doce.
  • Folar entrançado de frango: experimente esta deliciosa receita com frango e surpreenda os convidados.
  • Folar de carne: combina uma massa fofa com um recheio generoso de carnes como chouriço, salsichão e presunto.
  • Folar de Páscoa equilibrado: uma opção mais leve, com menos açúcar, mas igualmente rica em sabor.

Como conservar o folar da Páscoa


E se sobrar folar? Se acontecer, pode armazená-lo num recipiente hermético ou cobrir com película aderente durante 2 a 3 dias. Se quiser conservá-lo por mais tempo, congelar também é uma opção. O folar deve estar bem embrulhado em película aderente para evitar a formação de cristais de gelo, que podem prejudicar a textura e o sabor do produto.

Em alternativa, também pode optar por fazer torradas, pudim de folar, ou até salada com pequenos pedaços de folar de carne.

Continente, onde encontra o melhor folar da Páscoa


Prepare algumas destas receitas ou encontre o seu Folar da Páscoa na Pastelaria Continente. Garanta um lugar à mesa para esta iguaria.