Novidades

Festival da Comida Continente 2023: encontro marcado no Parque da Cidade

O Festival da Comida Continente esteve de volta nos dias 8 e 9 de julho, no Parque da Cidade do Porto. Recorde os melhores momentos.
Festival Comida Continente

Atualizado a 01/02/2024

Depois de bater records em 2022, o Festival da Comida Continente 2023, que aconteceu nos dias 8 e 9 de julho, voltou a encher o Parque da Cidade do Porto com a melhor combinação de música e comida.



Esta foi a 5ª edição do festival, o único evento gratuito em Portugal que junta espetáculo e animação às mais recentes novidades do território da gastronomia e alimentação, showcookings, e refeições acessíveis preparadas por chefs de renome.

O que é o Festival da Comida Continente?


O Festival da Comida Continente é o programa perfeito para um fim de semana inesquecível. São dois dias repletos de experiências gastronómicas, como showcookings, workshops e degustações e provas de vinhos no ambiente idílico do Parque da Cidade do Porto.

Entre o verde do parque e o azul do mar, há espaço para uma roda gigante, slide e animações infantis, com atividades para os mais pequenos e até para os animais de estimação.

Nesta 5ª edição, o festival da Comida Continente volta a juntar chefs, produtores, artistas nacionais e internacionais, figuras públicas, e muitos outros convidados especiais.

Quais os destaques desta edição?


Subiram ao palco grandes nomes da música nacional, como Diogo Piçarra, Rita Rocha, Ana Moura, Nina Toc-Toc, Calema, Tony Carreira e Sebastián Yatra mas houve muitas mais surpresas.

Para além da música, houve ainda lugar para animação infantil e desportiva, bem como várias atividades e experiências diferenciadoras. Espaços para expositores de produtos alimentares e bebidas, onde os visitantes tiveram oportunidade de provar e adquirir produtos como queijos, compotas, frutas e vegetais, chocolates, carnes, azeites e vinhos.

Entre os Chefs que prepararam e serviram ao vivo mais de 50 mil refeições, estavam Noélia Jerónimo, Diogo Rocha, Hélio Loureiro, Kiko Martins e Manuel Almeida. Além disso, a grelha do Chef Chakall foi um sucesso.

Na Praça dos Vinhos foram efetuadas mais de 150 mil provas pelos visitantes e no espaço da Academia Continente diversos especialistas, como chefs, nutricionistas e enólogos, proporcionaram workshops a mais de 350 pessoas.

No final do festival, todos os excedentes alimentares foram doados ao Centro Social da Paróquia Sra. da Conceição (Porta Solidária) e ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, com o objetivo de evitar o desperdício alimentar e apoiar a comunidade local.

Um festival que bate recordes, ano após ano


Logo na edição de 2022, o festival bateu records: juntou 500 mil pessoas no Parque da Cidade e ainda ganhou o 2º lugar na categoria ‘Festival e eventos próprios’ nos BEA World. Estes prémios internacionais distinguem o melhor da criatividade e inovação da indústria à escala mundial. O Continente foi a única marca nacional entre os finalistas desta edição, que registou 320 candidaturas de 32 países.

Em 2023, o Festival Comida Continente voltou a reunir mais de 500 mil pessoas e a servir em torno de 50 mil refeições durante o fim-de-semana.

Qual o objetivo do Festival da Comida Continente?


Através do Festival da Comida, o Continente está a democratizar o acesso ao entretenimento através da música, da gastronomia com prestigiados chefs, e proporcionar momentos em família com as múltiplas atividades gratuitas acessíveis a todos os que visitam este festival.