
Esparguete com Ervilhas, Presunto e Parmesão
30 min Fácil
Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?
Prep: 35 min
Fácil
4 pessoas
Médio
O Risoto de Pato é um prato elegante e com um sabor profundo. Geralmente, envolve a cozedura prévia do pato para se obter um caldo rico, que depois é usado para cozinhar o arroz, garantindo um sabor intenso.
Tempere o pato com sal e pimenta. Numa panela grande, sele o pato em azeite até ficar dourado de todos os lados.
Junte a cebola, a cenoura, o aipo, o alho, a folha de louro e as ervas. Cubra com bastante água (cerca de 1,5 a 2 litros).
Deixe ferver e depois cozinhe em lume brando (ou na panela de pressão) até que a carne esteja muito tenra (cerca de 1 a 2 horas, dependendo do corte).
Retire o pato e reserve a carne. Coe o caldo e reserve-o, mantendo-o quente.
Quando a carne do pato arrefecer, retire a pele (pode descartar ou usar para fazer cracklings) e desfie a carne. Reserve.
Numa panela ou frigideira larga e de fundo pesado, derreta metade da manteiga com um fio de azeite. Adicione a cebola picada e refogue em lume brando até ficar transparente (cerca de 5 minutos).
Junte o arroz e mexa por 1-2 minutos para "tostar" (processo chamado tostare). Isto sela os grãos e ajuda a manter a textura.
Adicione o vinho branco (ou Vinho do Porto) e mexa até que evapore completamente.
Comece a adicionar o caldo de pato quente, uma concha de cada vez. Mexa constantemente e só adicione a concha seguinte quando o líquido anterior tiver sido absorvido pelo arroz.
Quando faltarem cerca de 5 minutos para o arroz estar al dente (cerca de 15 minutos de cozedura total), adicione a carne de pato desfiada e continue a adicionar o caldo até o arroz estar no ponto.
Retire o risoto do lume. Junte a manteiga restante (fria) e o Queijo Parmesão ralado. Mexa vigorosamente (mantecare) para incorporar ar, tornando o risoto cremoso e aveludado.
Deixe repousar por 1 minuto e sirva de imediato. Pode decorar com umas raspas de laranja ou alecrim fresco.