Alimentos

Nectarina: como incluir este fruto sumarento na sua alimentação

Descubra alguns dos benefícios da nectarina para a saúde, e como escolher, conservar e consumi-la.

Atualizado a 11/06/2024

Esta fruta deliciosa, rica em fibra, e com um alto teor em vitamina C contribui para a redução do cansaço e da fadiga e para manter o funcionamento normal do sistema imunitário. Deliciosa e cheia de benefícios para a saúde, a nectarina é um produto altamente versátil.

No Continente, encontra nectarinas com a máxima qualidade. São produzidas em Portugal, nas regiões do Ribatejo e Alentejo, por fornecedores selecionados do Clube de Produtores do Continente, e colhidas no ponto ótimo de consumo.

Descubra tudo sobre este fruto.

Nectarina é pêssego?


A nectarina e o pêssego pertencem à mesma família – a Rosaceae – mas não são o mesmo fruto. É uma variedade de pêssego que surgiu através de uma mutação natural. As principais diferenças estão na pele e no sabor. A nectarina tem a pele lisa e sem pelos, com tons que variam do amarelo ao avermelhado. Apesar de possuir os mesmos tons, a pele do pêssego é aveludada e mais grossa.

Quanto ao sabor, a nectarina é geralmente mais doce e menos ácida do que o pêssego. O pêssego é também doce e é mais equilibrado entre açúcares e ácidos. Em termos nutricionais, a nectarina pode ser ainda mais nutritiva, pois apresenta maior concentração de vitamina A e potássio.

Nectarina: quais são benefícios?


Apresentam um ótimo perfil nutricional, contendo vitaminas e outros compostos, nomeadamente betacarotenos, que conferem à fruta a sua cor vermelho-amarelada.

Ação antioxidante


Este fruto é fonte de vitamina E e vitamina C. Em conjunto, estas vitaminas protegem o organismo contra oxidações indesejáveis.

Recuperação após exercício


A vitamina C presente neste fruto também contribui para o melhor funcionamento do sistema imunitário durante e após a prática de exercício físico, assim como para a redução do cansaço e fadiga.

Nectarina é boa para o intestino?


Este fruto apresenta um alto teor em fibra, um nutriente importante para o bom funcionamento da microbiota (bactérias existentes no nosso intestino). Contribui, por isso, para a regulação do trânsito intestinal.

Nectarina: calorias


Por cada 100 gramas, uma nectarina tem 49 calorias, fornece 8,7 g de hidratos de carbono, 2,2 g de fibra e 1,4 g de proteína.

Como consumir


A nectarina é uma ótima opção para inúmeras refeições. Pode ser ingerida ao natural, que permitirá uma melhor absorção de todos os seus nutrientes e benefícios, e fica bem em saladas, gelados ou até compotas.

Existem ainda outras formas de consumir esta fruta, como sumos ou recheios de bolos.

Receita com nectarina


A nectarina é rica em aromas, mas também conta com uma enorme versatilidade, capaz de ser consumida ao natural ou adicionada a receitas doces e salgadas.

Já provou nectarina grelhada? Basta cortar nectarinas ao meio, retirar os caroços e polvilhar com um pouco de açúcar mascavado. Depois, leve à grelha durante 3 a 5 minutos ou até que fiquem ligeiramente douradas. Acrescente a uma salada com rúcula, pinhões torrados e queijo feita esfarelado.

A nectarina também pode ser a protagonista de muitas sobremesas. Experimente este delicioso crumble de nectarina – o crocante e o sabor doce das nectarinas tornam esta opção irresistível para servir num almoço ou jantar.

Pode ainda preparar uma incrível sangria de nectarina. Numa jarra, coloque gelo, 750 ml de vinho branco, quatro chávenas de chá de frutos vermelhos e ¼ de chávena de Triple Seco. Misture bem, junte uma chávena de framboesas e duas nectarinas previamente cortadas em fatias. Para terminar, acrescente hortelã a gostos e, se necessário, mais gelo. Envolva cuidadosamente e sirva a sangria de imediato.

Como escolher e conservar


Esta fruta é especialmente saborosa nos meses de julho e agosto. No momento da escolha, não devem apresentar sinais de desidratação. Prefira as que tiverem bom aroma e estejam livres de manchas, pontos fracos ou rugas.

A pele deverá ter um tom amarelado ou amarelo-alaranjado. Se encontrar a fruta demasiado verde, significa que não está madura e que foi colhida demasiado cedo. Após colheita, não se tornam mais doces, pelo que deve procurar outras nectarinas com melhor aspeto.

Para uma conservação ideal, deve colocá-las numa fruteira à temperatura ambiente no máximo 3 a 5 dias.

Continente, onde encontra as nectarinas mais frescas


No Continente, encontra nectarinas de excelente qualidade, prontas para serem utilizadas da forma que achar mais deliciosa. Visite as nossas lojas e conheça esta e outras frutas frescas.


Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.