Alimentos

Maracujá Granadilha: delícia tropical

Descubra o que é a fruta maracujá granadilha, os seus benefícios e como comer. Inspire-se!
Maracujá Granadilha

Publicado a 26/03/2024

Exótico, doce e cheio de benefícios para a saúde. Descubra o que é o maracujá granadilha, como o consumir e onde o encontrar.

Granadilha fruta


A granadilha é da família do maracujá comum. É oval e tem uma cor alaranjada. O fruto vai mudando de tonalidade com o evoluir da sua maturação, surgindo manchas castanhas que vão ocupando a casca. Quando estiver totalmente castanho está já demasiado maduro.

A casca apresenta-se lisa, e apesar de espessa, faz lembrar a casca de ovo e pode partir-se facilmente quando pressionada.

Gelatinosa com uma grande quantidade de pequenas sementes pretas comestíveis. O sabor é bastante semelhante ao maracujá comum, mas é mais doce e menos ácido. Muitas pessoas descrevem o sabor como uma mistura de frutas tropicais, como maracujá, manga e banana.

Granadilha planta


A fruta nasce da planta granadilha, uma trepadeira nativa das regiões tropicais e subtropicais da América do Sul, incluindo países como Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É cultivada em áreas com clima quente e húmido, geralmente em altitudes moderadas. A planta prefere sol pleno e solo bem drenado.
 
As folhas são verde-escuras na parte superior e mais claras na parte inferior. A textura é lisa e brilhante. A planta pode crescer até cerca de 10 metros de comprimento, quando completamente desenvolvida.

Granadilha: como comer


O maracujá granadilha pode ser consumido de várias formas. A mais comum é ao natural: corte ao meio e coma a polpa diretamente com uma colher, incluindo as sementes, tal como se fosse um maracujá comum. 
 
Pode também fazer sumo de granadilha, bastando para isso extrair a polpa, misturar com água, leite ou uma bebida vegetal num liquidificador. Se desejar um resultado mais doce, adicione açúcar ou outro elemento adoçante da sua preferência.

Este fruto também é usado para fazer gelados, mousses, gelatinas ou até mesmo coberturas para bolos. É muitas vezes o protagonista de molhos, especialmente os agridoces, ideais para acompanhar carne, peixe ou saladas.

A sua versatilidade vai mais além, podendo ser adicionado a cocktails tropicais, como caipirinhas, margaritas ou mojitos, quando se deseja um toque de sabor exótico.

Granadilha: benefícios


A granadilha tem vários benefícios para a saúde. Os principais incluem:

Rico em antioxidantes


Este fruto é uma excelente fonte de compostos antioxidantes, como vitamina C e betacaroteno, que ajudam a combater os danos provocados pelos radicais livres no organismo, promovendo o bom funcionamento do sistema imunitário.

Promove a saúde do coração


Os compostos antioxidantes e a fibra existente no maracujá granadilha ajudam a reduzir o colesterol “mau” (LDL) e a proteger o coração contra doenças cardiovasculares.

Melhora a digestão


É também rico em fibras, o que ajuda a promover a saúde digestiva, prevenir a obstipação e manter o funcionamento intestinal normal.

Fortalece o sistema imunitário


A sua elevada concentração de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunitário, aumentando a resistência do organismo a infeções e doenças.

Saúde da pele


Os antioxidantes e as vitaminas presentes no maracujá granadilha contribuem para uma pele saudável, pois estimulam a produção de colagénio e protegem a pele contra os radicais livres.

Granadilha: preço


O preço da granadilha pode variar dependendo da época do ano e da disponibilidade. A experimentação deste fruto vale a pena pela experiência única de sabor que proporciona e, também, para dar um toque especial de exotismo ao seu dia.

Continente, onde encontra a melhor seleção de Maracujá Granadilha

Se ainda não provou este delicioso e nutritivo fruto, está na hora de integrar esta fruta na alimentação da sua família. Encontre no Continente a melhor seleção de granadilha, experimente as várias formas de consumo e acrescente mais sabor ao seu dia a dia.

Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.