Alface
Alimentos

Alface: a estrela das saladas

De sabor agradável e de fácil preparação, a alface é um dos vegetais preferidos para preparar deliciosas saladas. Descubra todas vantagens e propriedades deste alimento.

Graças aos princípios ativos que possui, a alface ajuda a aliviar dores e a combater alergias. Tem um efeito laxante, calmante e diurético e é uma excelente aliada nas dietas de emagrecimento. Descubra todas as vantagens e propriedades da alface.

Os benefícios da alface

Estes são os principais benefícios do consumo de alface.

Regulação da pressão arterial e do cansaço

Por ser uma fonte de potássio e ácido fólico, a alface tem um papel importante na regulação da pressão arterial, na redução do cansaço e no normal funcionamento do sistema nervoso e função psicológica.

Aumenta a sensação de saciedade

Com um baixo valor energético (apenas 12 calorias por cada 100 gramas), um elevado teor de água (representa 96% do seu peso), e um conteúdo de fibra moderado, a alface pode ser consumida sem grandes restrições. Ajuda nas dietas de emagrecimento porque aumenta a sensação de saciedade durante a refeição, diminuindo o apetite.

Saúde da pele, olhos e sistema imunitário

A alface é ainda rica em carotenos, que cuidam da saúde da pele, olhos e sistema imunitário, tendo também uma ação antioxidante e anticancerígena. Como contém ácido fólico, a alface promove também o desenvolvimento e bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea. Já o potássio e magnésio ajudam no combate à insónia, stresse e ansiedade. Por fim, a alface contém cálcio, essencial para prevenir a osteoporose.

Graças aos princípios ativos que possui, a alface pode ainda ajudar a aliviar dores e a combater alergias e tem um efeito laxante, calmante e diurético. E estes benefícios podem ser encontrados em diferentes tipos de alface.

Tipos de alface

Cultivado ao ar livre ou em estufa ao longo de todo o ano e sem exigir grandes cuidados ou tipos de solo muito específicos, este legume tem uma grande diversidade de formas, tamanhos e cores e pode ser dividido em seis grandes grupos:
  • Alfaces tipo bola de manteiga
  • Batávias
  • Romanas
  • Grasses ou Latinas
  • As de folhas ou de cortar
  • As de caule ou alfaces espargo

Breve história da alface

Hortaliça da família das Asteráceas (ou Compostas) - tal como a chicória, a escarola e a alcachofra - a alface (Lactuca sativa) é originária da Europa e da Ásia e conhecida pelo Homem há milhares de anos. Persas, gregos e romanos foram apenas alguns dos povos que a incluíam na sua alimentação, sobretudo como calmante, devido às suas propriedades sedativas.

Hoje em dia, a alface é um dos legumes mais conhecidos e cultivados no mundo, medindo forças com a batata e o tomate. A China e os EUA são os dois maiores produtores mundiais de alface, ficando Portugal pelo 17.º lugar.

As grandes áreas de produção no nosso país concentram-se perto dos grandes centros populacionais do litoral, nomeadamente, na região Oeste, Entre-Douro-e-Minho, Beira Litoral e Algarve.

Como consumir alface

Seja qual for a variedade, a alface é fácil de preparar e combina bem com múltiplos ingredientes – os que a imaginação e o paladar ditarem.

Temperada simplesmente com azeite, vinagre e sal ou com molhos mais elaborados (feitos com iogurte, mostarda, ervas frescas, maionese…), casa bem com frutos frescos ou secos, queijo, massas frias, croutons, frango, atum, peixe fumado e muito mais. E desta forma, de simples salada para acompanhar a refeição pode passar a prato principal.

Mas as sopas, os esparregados, as sanduíches, os sumos e os chás podem contar também com este vegetal no preparo de receitas deliciosas e saudáveis. E não devemos esquecer ainda o seu papel decorativo no embelezamento dos mais variados pratos.

Como escolher e conservar

Para escolher a alface mais fresca, deve apresentar folhas limpas e livres de manchas. Procure pelas folhagens mais crocantes, coloridas e frescas. Deve apresentar-se sem sinais de desidratação, com folhas verdes e sem danos.

Deve conservar a alface na gaveta inferior do frigorífico, durante 3 dias, a uma temperatura de 6ºC

Conclusão: A alface tem muito que se lhe diga

A alface não serve apenas para saladas, e ajuda à melhoria do bem-estar psicológico, redução do cansaço físico, manutenção da tensão arterial, melhoria da pele, olhos e sistema imunitário. Venha escolher a melhor variedade de alfaces numa loja Continente perto de si.