O Que é a Spirulina e Benefícios

Alimentos

O Que é a Spirulina e quais os Benefícios?

A spirulina é uma cianobactéria rica em proteína e fibra, com quantidades significativas de ferro e iodo com vários benefícios para a saúde. Saiba tudo aqui!
Atualizado a 28/03/2023
Apreciado há milhares de anos pelas populações do México e de África, a spirulina é considerado um superalimento que tem vindo a ganhar destaque no mundo da alimentação saudável por ser uma excelente fonte de proteína. Conheça os benefícios, as contraindicações e de que forma pode introduzir a spirulina na sua alimentação.

Apesar de não haver uma definição legal para este termo, “superalimento” refere-se a alimentos cuja composição nutricional confere mais benefícios para a saúde comparando com outros alimentos.

A maioria é rica em antioxidantes que contribuem para a proteção das células do organismo contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres, substâncias provenientes de fontes como o fumo do cigarro, o álcool, a poluição, sendo também produzidos naturalmente no organismo durante o metabolismo.

O que é a Spirulina?


A spirulina é uma cianobactéria que se comporta como alga, mas é uma bactéria capaz de fazer fotossíntese. Vive em lagos e é especialmente rica em proteína, sendo por isso um alimento recomendado para regimes alimentares vegetarianos e vegan.

A sua cor é azulada devido às ficocianinas, enquanto a clorofilina lhe confere uma pigmentação verde. Tem a forma de uma espiral, sendo esta a característica que lhe dá o nome. Além do elevado teor proteico, a spirulina é rica em fibra, vitamina B12 e ferro e é fonte de iodo, para além de fornecer outros micronutrientes. Não tem gorduras, sendo por isso também um bom aliado para planos de controlo ou perda de peso.

Apesar de só mais recentemente ter integrado de forma mais abrangente na alimentação diária, há milhares de anos que este superalimento é utilizado pelos aztecas nas suas refeições. Também no norte de África já se conhece e valoriza a spirulina.

Benefícios da Spirulina


A spirulina é uma ótima fonte de iodo  para o organismo, mas há muitas outras vantagens menos conhecidas. Estas são as principais.

Reforça o sistema imunitário


Esta bactéria é uma boa fonte de ferro, que ajuda a a combater e a prevenir a anemia, uma vez que faz aumentar os níveis de hemoglobina no sangue. Além disso, também fornece vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, magnésio e potássio, importantes para o sistema imunitário.

Reduz o colesterol


Alguns estudos revelam que promove uma redução dos níveis de LDL, o mau colesterol, em indivíduos com hipertensão, bem como uma redução da oxidação celular. Já os ácidos gordos monoinsaturados ajudam a reduzir os níveis de colesterol total, o chamado colesterol mau (LDL) e os triglicéridos, contribuindo para a prevenção de enfartes, derrames e a aterosclerose.

Regula o açúcar no sangue


Alguns autores apontam ainda para o facto de a presença de níveis elevados de aminoácidos após a ingestão de proteína provocar a libertação de hormonas anorexigénias e insulina, que, ao atuarem no centro da saciedade, ajudam na redução do apetite. Há também resultados clínicos que revelam na diminuição da glicose sérica e de hemoglobina glicosilada em diabéticos após suplementação com 2g/dia de spirulina.

Desenvolve a massa muscular


Este superalimento também é rico em aminoácidos que contribuem para o desenvolvimento e manutenção muscular. Além disso, contém ácido linoleico, que contribui para uma ação anti-inflamatória.

Promove a saciedade


Por ser uma boa fonte de proteína, a spirulina promove a sensação de saciedade. Também a fibra que contém faz aumentar a saciedade reduzindo assim a ingestão de alimentos.

Previne o envelhecimento precoce


Esta cianobactéria tem uma função importante contra o envelhecimento, fruto da sua riqueza em antioxidantes como as vitaminas A e C, que diminuem os danos celulares.

Quando não deve ingerir Spirulina?


A spirulina não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam a amamentar, nem por crianças ou adolescentes, uma vez que não há estudos suficientes que corroborem a segurança da sua ingestão nestas fases.

Também não deve ser utilizada por pessoas com fenilcetonúria, uma doença que causa a acumulação de fenilalanina no organismo, já que a spirulina contém elevadas concentrações deste aminoácido. 

A Spirulina tira o sono?


A spirulina não é um estimulante, pelo que não prejudica a qualidade do sono. Existem, inclusive, estudos que indicam que este superalimento pode até ajudar a melhorar esta função.

Spirulina azul: o que é?


Tradicionalmente, encontramos spirulina verde, contudo, existe também spirulina azul. A diferença está na presença de Phycocyanin, o pigmento responsável pela cor azulada. Este tipo de spirulina contém uma concentração de compostos antioxidantes mais elevada.
Além disso, a spirulina azul apresenta um sabor mais agradável, ao passo que a spirulina verde tem um sabor e cheiro mais intensos a peixe.

Spirulina em pó


A spirulina está disponível em comprimidos, cápsulas, mas também é comercializada em pó, podendo desta forma ser adicionada a outros alimentos, como sumos, batidos, bolos, entre outros. A dose diária recomendada é entre 1 a 8 gramas por dia e há quem recomende que a sua ingestão seja feita logo ao início do dia.

Receitas com Spirulina


A spirulina pode ser utilizada em diferentes tipos de receitas:
  • Pudim de chia com spirulina – para começar bem o dia, prepare este pudim de chia com spirulina, bebida de amêndoa e mel;

  • Smoothie de spirulina, coco e mirtilos – os amantes das bebidas suaves e nutritivas vão adorar este smoothie de spirulina com iogurte grego natural, mirtilos, água de coco e coco ralado;

  • Bolo de chá verde – este bolo de chá verde reforçado com spirulina e chocolate branco é uma opção deliciosa para um lanche reforçado.
Pode, ainda, experimentar adicionar este superalimento a panquecas ou gelados caseiros!
 

A spirulina está a ganhar cada vez mais adeptos e a panóplia de benefícios é prova de que devemos olhar cada vez com mais atenção para estes superalimentos. Encontre spirulina para adicionar às suas receitas numa loja Continente perto de si ou no Continente Online.