Alimentos

Vitelão: carne tenra e saborosa

A carne de vitelão ajuda o sistema imunitário e contribui para manutenção da pele, músculos, ossos e coração. E é deliciosamente tenra. Descubra tudo sobre as vantagens e propriedades deste alimento.

A carne de vitelão é macia e com baixo valor calórico. Descubra todas as vantagens e propriedades da carne de vitelão.

Os benefícios do vitelão

Esta carne é uma ótima fonte de vitamina B12 e minerais como potássio, zinco e fósforo. Graças às suas caraterísticas, ajuda o sistema imunológico e contribui para manutenção da pele, músculos, ossos e coração. Para além disso, estes elementos ajudam a combater a fadiga e melhorar a função psicológica
 
Como consumir vitelão 

A carne de vitelão pode ser consumida de diferentes dependendo do corte em questão:
  • Para assar é recomendado a pá, aba grossa, nervo do ganso, acém redondo, folha de alcatra, ganso, acém comprido.
  • Para cozer utilize o prego do peito, aba grossa, aba delgada.
  • Para guisar sugerimos a aba grossa e o peito.
  • Para estufar e refogar utilize o cachaço, acém, peito, aba grossa, aba delgada.
  • Se vai grelhar ou fritar aproveite o lombo, costeletas, pá, vazia, ponta da alcatra, folha de alcatra, cheio de alcatra, pojadouro, rabadilha, chã fora, acém redondo e a aba das costelas.
Nas lojas Continente tem ao seu dispor todas estas peças.

Como escolher e conservar

Ao adquirir carne de vitelão, deve ter em consideração a sua aplicação culinária e aconselhar-se com os nossos especialistas. Prefira carnes firmes, com tonalidade vermelho-vivo brilhante e com alguma gordura, de cobertura ou intramuscular, e o odor característico da espécie.

Utilize um saco isotérmico para transportar a carne após a compra. Se for congelar, a carne deve estar limpa, cortada e embalada. Divida as peças em porções relativas a cada refeição, pois após a descongelação a carne não deve voltar a ser congelada.

Quando for confecionar a carne, retire-a um dia antes do congelador e coloque-a no meio do frigorífico, para obter um descongelamento perfeito. Pode conservá-la congelada até oito meses.

O que é que a carne de vitelão tem?

A carne de vitelão é uma fonte importante de proteínas, algumas vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco e fósforo. Graças às suas caraterísticas, ajuda o sistema imunológico e contribui para manutenção da pele, músculos, ossos e coração. Escolha a forma em que o prefere consumir e introduza-o no dia-a-dia sem receios. A sua saúde agradece.