Feijao Verde
Alimentos

Feijão verde: amigo do coração

O feijão verde é considerado um dos legumes menos calóricos e contém vitaminas ideais para a saúde. Saiba tudo sobre este legume, desde os seus benefícios a diferentes formas de o cozinhar.
O feijão verde apresenta uma composição nutricional repleta de vitaminas e sais minerais de grande importância para a promoção da saúde. Este é um alimento muito versátil, podendo ser confecionado de várias formas. Estas são as principais vantagens e propriedades do feijão verde.

Os benefícios do feijão verde

O feijão verde é para composto por fibra alimentar, proteína, vitaminas A, B, C e K e cálcio. Este conjunto de nutrientes confere-lhe propriedades benéficas para o nosso organismo, atuando como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos, protetores cardiovasculares. Estes são os principais benefícios para a saúde.

Coração 

As vitaminas B6 e B9 (ácido fólico) reduzem os níveis de homocisteína no sangue, diminuindo o risco de desenvolvimento de patologia cardíaca.

Pele

A presença de carotenos como luteína, betacaroteno, violaxantina e neoxantina ajudam na proteção de doenças cardíacas e cancerígenas e oferecem proteção à pele.

Fígado

A colina, substância presente no feijão verde, auxilia no processo de excreção da gordura do fígado.

Visão

A luteína e zeaxantina protegem a visão de danos causados pelo envelhecimento.

Ossos

A presença de cálcio, vitamina K e C protegem a densidade óssea.

Gravidez

As fibras insolúveis expulsam toxinas que podem afetar o feto e regulam a função intestinal. Em conjunto com a vitamina C e as vitaminas do complexo B preservam a saúde digestiva.

Estabilização do peso

O feijão-verde fornece energia de absorção lenta, ajudando a regular o apetite e consequentemente o peso.        

Tipos de feijão verde

Existem três tipos de feijão verde mais comuns:
  • Feijão verde ou plano
  • Feijão redondo
  • Feijão raiado
Apesar da cor verde ser a mais comum no feijão verde, também se encontra na variedade roxa e amarela

Como consumir feijão verde

O feijão verde pode ser consumido numa vasta panóplia de pratos e técnicas de cozedura, como é o caso dos cozidos, salteados, gratinados e panados.

Ao escolher o feijão verde, este deve-se apresentar fresco e quebradiço. É possível conservar esta leguminosa por um período de 5 dias no frigorífico, a uma temperatura de 6ºC.

Em termos de valor nutricional, o feijão verde possui 32 kcal, por cada 100 gramas. Segundo a Roda dos Alimentos, o grupo das “leguminosas” deve entrar, diariamente, com 1 a 2 porções. Uma porção de feijão-verde fresco cru corresponde em média a 80g.

O que é que o feijão verde tem?

À semelhança de outros vegetais, o feijão verde apresenta uma composição nutricional repleta de vitaminas e sais minerais, sendo estes de grande importância para a promoção de uma boa saúde. Consuma-o, como parte integrante e regular da sua dieta alimentar.