Truques e Dicas de Cozinha

Compromisso Ano Novo

Neste ano novo, dê os passos certos em direção à sua melhor versão. Veja as nossas dicas para uma vida mais saudável e equilibrada.
Ano novo, hábitos novos! Em 2022 comprometa-se a dar os passos certos rumo à sua melhor versão e a uma vida mais saudável.

Com a ajuda da psicóloga e coach Filipa Jardim da Silva da Academia Continente, aprenda 5 dicas que o vão ajudar a tomar ações para construir o seu melhor “eu” neste Ano Novo.
 

Compromisso vs. Intenção: quem ganha?

A maior parte das pessoas, quando inicia um ano novo, define um conjunto de intenções: praticar mais exercício físico, ter um estilo de vida mais saudável, comer mais comida mais saudável, etc. Mas passado algum tempo, estas resoluções perdem-se com a correria do dia-a-dia ou até mesmo com a desmotivação. Isto acontece porque há uma diferença entre resolução e objetivo.

A grande maioria não consegue alcançar o que deseja e ser bem-sucedida nas mais diversas áreas da sua vida porque não define bons objetivos: concretos, mensuráveis, alinhados aos seus valores e propósito. É necessário investir mais em foco e compromisso para que estas intenções se traduzem em ações concretas.
Ano Novo, novos compromissos

Decidir não é sinónimo de agir, por isso, para que 2022 seja um ano em que vai alcançar a sua melhor versão, a psicóloga Filipa Jardim da Silva e o Continente partilham algumas dicas para passar a ações concretas.


Dica 1: Autoconhecimento

Antes de mais, é importante saber que não há evolução sem autoconhecimento. Fica difícil melhorar algo em nós, mudarmos seja o que for na nossa personalidade, na nossa forma de pensar, de agir, de sentir, se não nos conhecermos.

Há que fazer as perguntas certas para se obter respostas diferentes. Ler, escrever, assistir a documentários, ted talks, ouvir podcasts, conhecer pessoas diferentes… Toda esta exposição ao que pode ser um contributo para se criarem pensamentos novos e mais positivos, para se criarem novos insights, para, no fundo, nos conhecermos verdadeiramente.
 

Dica 2: Atenção

Um recurso fundamental neste processo de procura por uma vida mais saudável é a atenção.

Na correria do quotidiano, a nossa atenção é constantemente despertada por diversos estímulos, é importante aprender a cativar uma atenção de maior qualidade, focada no que realmente importa.

A atenção pode ser treinada de uma forma mais informal, em momentos do nosso dia a dia, como por exemplo, focando na nossa respiração um minuto a cada hora e, assim, desacelerando um pouco. De uma forma mais formal, a atenção pode ser trabalhada através de práticas de meditação consistentes.
 

Dica 3: Autocuidado

É necessário encarar o autocuidado, não como um luxo, mas sim, como um direito. Para isso, é preciso diariamente analisar as rotinas de sono ou de alimentação, os movimentos do corpo.

A título de exemplo, uma alimentação mais saudável pode ser uma medicação natural que muitas vezes é desaproveitada. O exercício físico pode também tornar-se o melhor ansiolítico e antidepressivo natural. O descanso é revigorante para pensamentos de mais claros. As pessoas com quem se escolhe estar e aquilo que é feito com a atenção são cinco pilares fundamentais para este autocuidado.
Dica 4: Perceção do que o rodeia

Mais do que aquilo que acontece à sua volta, é a maneira como perceciona o que acontece que mais determina o impacto da realidade. E muitas vezes, o que acontece é que nos encontramos presos numa rigidez mental, quando o que se procura é flexibilidade.

A forma como trabalha a sua mentalidade, vai determinar como se sente e, por isso, este trabalho de mindset é fundamental para alcançar uma nova versão de si próprio neste ano novo.
 

Dica 5: O seu propósito

Só é possível melhorar quando nos movemos por algo verdadeiramente impactante. Por isso, é importante clarificar o seu propósito. Analise quais são as suas paixões, os seus talentos, as suas maiores competências e reconheça os valores mais determinantes que quer ver satisfeitos.

É através desta investigação que muitas vezes consegue clarificar aquilo que verdadeiramente o move, o verdadeiro legado e contributo que quer deixar à sua volta: o seu propósito.


Veja esta e outras dicas com mais detalhe no vídeo seguinte:
Que 2022 seja o ano em que cria um “eu” com mais saúde física e psicológica, com propósito e com uma mentalidade de crescimento.