Novidades

Como fazer abóbora de Halloween

A noite mais assustadora do ano está a chegar. Por isso, deixamos-lhe algumas sugestões de decoração de abóboras de Halloween.
A abóbora de Halloween é um dos principais “símbolos” associados ao Dia das Bruxas. É frequentemente usada como elemento decorativo no exterior da casa, como centro de mesa ou espalhadas um pouco por toda a casa.
A origem e o significado da abóbora de Halloween

A abóbora de Halloween, também conhecida como “Jack O’Lantern”, consiste numa abóbora com rostos assustadores esculpidos e com uma luz/vela no interior, transformando-se assim numa lanterna.

Este elemento de Halloween tão famoso surgiu de uma lenda irlandesa sobre um homem chamado Jack, que era tão inteligente ao ponto de ser capaz de enganar o Diabo duas vezes.

O que a lenda nos diz é que Jack era alcoólatra e, quando bebia excessivamente tornava-se rude. Devido aos pecados que cometia constantemente e ao rumo que tinha dado à sua vida, o Diabo veio buscar a sua alma no dia 31 de outubro.

O último pedido que Jack fez antes ser levado foi beber mais uma bebida e o Diabo concedeu-lhe esse desejo. No entanto, o protagonista não tinha dinheiro para pagar e pediu que o Diabo se transformasse numa moeda, e assim foi. Mal vê a moeda, Jack guarda-a na carteira, que tinha uma cruz.

O Diabo implorou para que Jack o libertasse, então este propôs-lhe um trato: só o libertaria se o deixasse ficar na Terra por mais um ano. Sem opção de escolha, o Diabo aceitou a proposta.

No dia 31 de outubro do ano seguinte, Jack estava a caminho de casa quando o Diabo apareceu novamente. Jack faz-lhe um último pedido. Desta vez, o Diabo tinha de apanhar e dar-lhe uma maça de uma árvore. E assim foi. Inteligente como era, o homem pegou no seu canivete e desenhou uma cruz na maçã, enganando e fazendo o Diabo desaparecer de vez.

Um ano mais tarde, Jack morre e é-lhe negada a entrada no céu, sendo encaminhado para o Inferno. Quando lá chega, o Diabo também não o deixa entrar e atira-lhe uma brasa para que Jack pudesse iluminar o seu caminho pela escuridão. Jack põe a brasa num nabo para a chama durar mais tempo e desaparece. Diz a lenda que a sua alma penada vagueia por todo o mundo na companhia da sua lanterna, que passou então a ser conhecida como Jack O’Lantern.

A tradição foi adaptada nos EUA e atualmente em todo o mundo, em vez de um nabo, usa-se uma abóbora, nascendo assim a mítica abóbora de Halloween.
Ideias de decoração de abóboras de Halloween

Existem duas formas simples de fazer uma abóbora de Halloween e de a decorar em casa. Confira.

Abóbora de Halloween clássica
Esta primeira sugestão diz respeito à versão tradicional de fazer abóboras de Halloween e deve ser feita com a ajuda de um adulto.

Material necessário:
  • 1 abóbora
  • 1 marcador ou caneta
  • 1 faca
  • 1 colher
  • 1 recipiente
  • 1 vela ou lanterna

Passo a passo:
  • Desenhe o rosto da abóbora com a ajuda do marcador. Faça os olhos, o nariz e a boca da forma mais assustadora possível.
  • Desenhe ainda a tampa da abóbora, no cimo da mesma, para que seja possível retirar o recheio e colocar a vela.
  • Com a ajuda de uma faca, corte o tampo que desenhou e comece a retirar o recheio com a colher. Coloque este recheio no recipiente para que possa usá-lo para confecionar receitas de Halloween.
  • Depois de estar vazia, corte agora os olhos, o nariz e a boca que desenhou.
  • Ponha a vela ou uma luz para iluminar a lanterna e feche a abóbora com o tampo que cortou previamente. E está pronta!
Abóbora de Halloween versão ultra fácil
Para quem procura uma opção bem mais rápida e fácil de fazer e decorar uma abóbora de Halloween, o Continente apresenta o seu novo produto: uma variedade decorativa de abóboras.

Estas abóboras de Halloween não são comestíveis e a sua colheita decorre no mês de Agosto. Podem durar vários meses se não forem cortadas.

No que diz respeito à decoração de abóboras de Halloween, as crianças podem pintá-las ou usar os autocolantes Halloween que o Continente também disponibiliza.

Para isso, é apenas necessário fazer o download aqui das decorações cortar e colar as mesmas na abóbora.
Estas abóboras de Halloween do Continente são um excelente complemento às atividades de Halloween que preparou para a noite mais assustadora do ano. Pode encontrá-las à venda por apenas 2,49€ no Continente Online ou numa loja perto de si.