System.Web.Mvc.HtmlHelper`1[System.Object]
Dicas de Limpeza Doméstica

Decoração e Jardim

Dicas de limpeza doméstica para manter a sua casa sempre limpa

Descubra várias dicas e produtos de limpeza doméstica, de forma a manter a casa limpa e arrumada. Saiba mais aqui!
Manter a casa limpa é uma tarefa importante, mas não precisa de passar o dia inteiro em limpezas. Da escolha de materiais à melhor forma de lidar com os pelos dos animais, ponha em prática estas dicas simples de limpeza doméstica que vão ajudar a facilitar esta tarefa e otimizar o tempo.
 

Ingredientes naturais para manter a casa limpa


Para manter a casa limpa, há alguns ingredientes naturais que fazem toda a diferença:
  • O vinagre é um dos produtos naturais mais utilizados em ações de limpeza pelo poder desengordurante e também por ajudar a acabar com maus odores;

  • O bicarbonato de sódio é outro excelente companheiro de limpezas, ideal para eliminar manchas, resíduos, maus cheiros ou bolor;

  • O limão também é um ótimo ingrediente para acabar com os maus odores e higienizar algumas zonas da casa, como o frigorífico.

Pode, ainda, recorrer a produtos sustentáveis para uma limpeza mais amiga do ambiente.

Dicas de limpeza de cozinha: da louça ao congelador, sem esquecer bancas e micro-ondas


Eletrodomésticos, bancadas, armários: há muitos cantos a precisar de atenção na cozinha. E sendo esta uma divisão que todos os dias utilizamos para preparar refeições, a limpeza é uma tarefa diária. Conheça alguns truques para limpar esta divisão da casa.

Louça


Separe a louça que pode ir à máquina e aquela que tem de ser lavada à mão. Este processo ajudará a organizar melhor a louça suja na hora de a lavar.

Frigorífico


Para limpar o frigorífico, esvazie-o primeiro. Coloque água morna num recipiente com um detergente. Retire as gavetas e prateleiras amovíveis e limpe-as com um pano humedecido com a água e o detergente. Limpe também as borrachas da porta.

Congelador


Para limpar o congelador, esvazie-o e desligue-o da tomada, colocando uma toalha no chão para absorver a água da descongelação. Limpe bem o congelador, da mesma forma que limpou o frigorífico.

Máquina de lavar louça


Para limpar a máquina de lavar louça, remova as prateleiras amovíveis. Retire o filtro e lave-o com água e sabão. Limpe as paredes internas com um spray de limpeza e um pano macio, bem como a porta. Configure a máquina no programa de enxaguar para limpar todos os produtos de limpeza utilizados.

Fogão, forno e micro-ondas


Para limpar o fogão, deve primeiro retirar as grades e as bocas. Limpe toda a superfície com um detergente desengordurante e passe um pano húmido. Limpe também as bocas do fogão e as grades que retirou com detergente no lava-louça. Em placas de indução ou vitrocerâmica passe um pano húmido e utilize produtos próprios para estas superfícies.

Para o forno, faça a limpeza das grades, tabuleiros, porta e interior do forno. Se necessário, utilize um produto próprio para limpeza de forno e deixe atuar durante meia hora. Abra as janelas e utilize luvas, pois estes produtos são normalmente muito abrasivos.

Bancadas, azulejos e armários


Organize as bancadas e limpe-as com detergente multisuperfícies, bem como às portas dos armários. O interior dos armários também deve ser limpo e organizado a cada 6 meses. Os azulejos devem ser limpos com um detergente desengordurante.

Dicas para limpar máquina de lavar roupa: utilize vinagre e bicarbonato de sódio


Pelo uso intensivo, a máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico que não pode ser descurado e há alguns truques caseiros para a limpar melhor. Aqui fica o passo a passo:

1. Comece por fazer uma lavagem com a máquina vazia para retirar vestígios de detergente acumulados no tambor;

2. Entretanto, retire e lave a gaveta do detergente com água e detergente de louça;

3. Repita a lavagem, mas desta vez quando a máquina estiver com água. Junte 3 chávenas e meia de vinagre branco e meia chávena de bicarbonato de sódio. Deixe a mistura na máquina durante 30 segundos e pause a lavagem, deixando atuar durante meia hora. Após esse tempo, reinicie o ciclo e deixe terminar;

4. Por fim, limpe o interior da máquina com um pano húmido com água morna e vinagre. Limpe também a tampa da máquina, bem como as borrachas.

Limpar pratas: utilize bicarbonato de sódio e siga estas dicas


Ao fim de algum tempo, é normal que os objetos em prata adquiram um tom escurecido devido à oxidação. Para limpar prata, o bicarbonato de sódio é mais uma vez uma opção económica e prática. Aqui ficam algumas dicas para limpar prata com bicarbonato de sódio:
  • Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato de sódio, ou pasta de dentes, para uma de água. Esfregue os materiais de prata com a mistura utilizando um pano ou uma esponja. Passe por água e seque bem;

  • Para objetos mais pequenos, como brincos ou colares, coloque as peças numa panela com meio litro de água e uma colher de café de bicarbonato de sódio e deixe ferver durante alguns minutos. Depois de desligar o lume, mantenha os objetos na panela durante mais um minuto para ficarem bem limpas;

  • Para limpar peças de prata esterlina, coloque-as num recipiente e cubra com vinagre branco e bicarbonato de sódio – 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio por cada chávena de vinagre. Deixe atuar durante uma hora, passe por água e seque-as com um pano macio.
Limpar Pratas

Dicas de limpeza de casa de banho: acabe com germes, calcário e humidade


A casa de banho pode acumular muitos germes, calcário e humidade, pelo que uma limpeza frequente deste espaço é essencial. Aqui ficam algumas dicas para o fazer de forma eficaz:
  • Limpe as loiças da casa de banho – lavatório, sanita, bidé e banheira - recorrendo a um detergente próprio e deixe atuar alguns minutos antes de esfregar. Passe um pano húmido no final para ficar tudo a brilhar;

  • Limpe os azulejos, espelhos e janelas com detergente apropriado;

  • Para eliminar o calcário dos vidros do duche ou de outras zonas da casa de banho prepare uma mistura de 200 ml de água com 200 ml de vinagre branco num recipiente spray. Pulverize as zonas afetadas, aguarde uns minutos e passe um pano para limpar;

  • Para as juntas e os azulejos, pode fazer uma mistura de água quente, bicarbonato de sódio e vinagre branco, aplicar diretamente e remover a sujidade com uma escova. Em alternativa, pode utilizar água oxigenada. Aplique diretamente nas juntas e esfregue com uma esponja.

Dicas para manter a casa livre de pelos dos animais


Os nossos animais de estimação são grandes amigos, mas limpar os pelos que vão deixando pela casa pode ser uma dor de cabeça. Aqui ficam algumas dicas para facilitar esta operação:
  • Prefira o aspirador à vassoura, pois conseguirá apanhar os pelos de forma mais rápida e eficiente, ao passo que a vassoura poderá inclusive espalhar ainda mais os pelos;

  • Utilize uma mopa de rolo. Este acessório irá permitir remover de forma rápida e fácil o pó, pequenas partículas, cabelos e pelos de grandes superfícies tais como sofás e carpetes. Mesmo para quem não tem animais, o rolo agarra resíduos com suporte pode ser um grande aliado, ajudando a manter a casa sempre limpa;
Rolo Agarra Resíduos Com Suporte
  • Para retirar pelos dos móveis, coloque umas luvas de borracha e passe pelo móvel. Os pelos ficarão agarrados às luvas;

  • Aposte em capas para o seu sofá, cadeiras e cadeirões.


Estas dicas de limpeza doméstica vão ajudar a facilitar o seu dia-a-dia. Encontre tudo o que precisa no Continente para as limpezas mais eficientes.