como limpar o microondas
Truques e Dicas de Cozinha

Como limpar o micro-ondas sem químicos

Descubra como limpar o micro-ondas utilizando apenas ingredientes naturais como limão e vinagre. Veja como o conseguir.
Sem detergentes, desinfetantes ou outros produtos químicos. A preferência por produtos de limpeza com estas características é cada vez mais comum e estende-se também ao micro-ondas. Descubra 3 técnicas naturais, para manter o microondas sempre limpo, sem esforço.

Técnicas naturais para limpar o micro-ondas

Limão, vinagre e bicarbonato de sódio são alguns dos ingredientes naturais mais eficazes na limpeza do micro-ondas. Saiba como os utilizar no dia-a-dia.

Limão

Apenas com um copo de água e sumo de um limão, coloque uma taça dentro do microondas, assim como as metades do limão espremidas. Ligue na potência máxima, durante um a dois minutos. Quando chegar ao fim, não abra de imediato a porta do microondas, para que o vapor da água com limão consiga ajudar a libertar a sujidade e os restos de comida.

Em seguida, passe um pano seco por todo o interior. Vai reparar que a sujidade e restos vão estar mais soltos e a limpeza será facilitada. No caso de alguma mancha persistente, molhe a ponta do pano na água quente e esfregue bem.

Vinagre

Este é também um produto que habita frequentemente em todas as casas, tendo propósitos bem maiores do que o tempero das saladas. Um deles é a limpeza do microondas.

Apenas é necessário encher metade de uma pequena taça com vinagre e colocar dentro do microondas, por cerca de cinco minutos, na potência máxima. Terminado o tempo, deixe repousar um pouco e tenha cuidado na hora de retirar a taça. Termine a intervenção com um pano embebido em vinagre que, para além de ajudar a retirar a sujidade, também elimina os maus cheiros.

Bicarbonato de sódio

Para além de ser utilizado em receitas, o bicarbonato de sódio também faz parte dos truques de limpeza do microondas, ajudando a retirar a sujidade mais localizada. Assim, prepare uma pasta com uma parte de água e duas de bicarbonato, para em seguida aplicar nas zonas mais sujas ou manchadas.

Depois de deixar atuar por cerca de 30 minutos, basta limpar o equipamento com um pano húmido ou com papel de cozinha.

Quando limpar o micro-ondas

A frequência da limpeza do micro-ondas varia conforme a sua utilização, sendo que a sua higienização deve ser recorrente. O recomendado é que passe um pano húmido no seu interior de cada vez que este eletrodoméstico seja utilizado. A limpeza mais profunda deve acontecer todas as semanas ou quinzenalmente.  

Como limpar o exterior do micro-ondas?

O exterior do microondas também merece atenção e pode beneficiar da limpeza com produtos naturais. Neste caso, basta humedecer um pano em vinagre e limpar a toda a volta.

Limpar o micro-ondas por dentro e por fora com produtos naturais como o limão, vinagre, ou bicarbonato de sódio ajuda a remover manchas e odores, sem prejudicar a saúde e o ambiente. Encontre tudo o que precisa para o fazer no Continente.