Carne Aberdeen Angus

Alimentos

Tudo sobre a carne Aberdeen Angus Continente

Saiba mais sobre os tipos de carne Aberdeen-Angus, a sua origem e como consumir. Conheça tudo aqui!

Atualizado a 19/08/2022
A carne de bovinos de Raça Aberdeen-Angus é considerada uma das melhores do mundo devido ao seu sabor intenso e textura suculenta. Este tipo de carne caracteriza-se pela boa infiltração intramuscular de gordura o que confere à carne o aspeto marmoreado. Descubra mais sobre a origem da carne Angus e as características que a tornam única.

Carne Angus: origem

Originalmente, a carne dos bovinos de raça Aberdeen-Angus é originária da Escócia, mais especificamente dos condados de Aberdeenshire e Angusshire. Atualmente, este tipo de carne é criado em quase todo o mundo, Portugal incluído.

A raça Aberdeen Angus caracteriza-se por não ter cornos e possuir uma boa capacidade de adaptação a qualquer tipo de clima. Os animais são de cor preta ou avermelhada, de tamanho médio e compacto. Todas estas características têm permitido que a raça esteja presente e seja criada em diversas regiões do planeta sem perder as suas qualidades.

Aberdeen Angus em Portugal


Nas lojas Continente, encontra carne Aberdeen Angus de animais de raça pura ou cruzados, nascidos e criados em Portugal. Ou seja, o pai tem de ser da raça Aberdeen Angus registado no Livro Genealógico da raça e a mãe pode ser de outra raça.

Isto permite que os animais estejam mais adaptados às condições do nosso país. Asseguramos todos os cuidados dos animais, bem-estar, alimentação, maneio, saúde e transporte. Para certificar todo o processo e implementar um sistema de controlo, foi selecionada uma entidade independente, que garante as condições exigidas ao longo de toda a cadeia produtiva.

Certificação Internacional em Bem-Estar Animal - Welfair®


A carne Aberdeen Angus Continente® tem Certificação em Bem-Estar Animal – Welfair®, reconhecida mundialmente. Esta certificação é mais um passo para promover práticas sustentáveis que garantem a qualidade do sistema alimentar e o respeito pelo meio ambiente.

Para além das marcas, foi também certificada toda a cadeia de produção em Bem-Estar Animal segundo os Protocolos Internacionais do “Welfair Quality”. Estes protocolos resultam de uma colaboração internacional e assentam em parâmetros científicos devidamente validados em que o foco é o animal.

A certificação em Bem-estar Animal assenta em 12 critérios sobre os quais se avaliam quatro parâmetros principais: boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e liberdade de exprimir os comportamentos naturais dos animais.

O bem-estar dos animais melhora a saúde animal e a qualidade dos alimentos, reduz a necessidade de medicamentos e ajuda a preservar a biodiversidade. O objetivo do Continente é, e será sempre, garantir a melhor qualidade de produto. Esta prioridade é partilhada pelos produtores que se preocupam e cumprem o Bem-Estar Animal nas suas explorações.

Como confecionar carne Angus

Ao comprar Aberdeen Angus, deve garantir que a carne se apresenta com aspeto firme, textura fina e cor vermelho-intenso com brilho. Deve ter gordura intramuscular (aspeto marmoreado), sem alteração de cor ou aspeto queimado.

Existem várias formas de confecionar este tipo de carne. Estas são as principais.

Bifes da vazia


A carne Aberdeen Angus Continente não necessita de grandes temperos ou condimentos para resultar numa refeição absolutamente deliciosa. Experimente o bife da vazia e grelhe-o simplesmente para aproveitar o seu máximo sabor. Tempere os bifes com sal grosso e pimenta e leve-os à grelha.

Se procura uma receita mais elaborada para surpreender em casa, experimente este novilho Angus com laranjas e batata-doce. E para quem procura uma alternativa simples e rápida, este prego de novilho angus com molho barbecue é imperdível.

Picanha Angus


picanha Aberdeen Angus é simplesmente suculenta e macia, a melhor escolha para ter uma experiência superior. Ao escolher a picanha, deve dar preferência a peças com uma cobertura uniforme de gordura e com marmoreado, a gordura intramuscular da carne, que lhe confere mais sabor.

Além disso, a gordura da picanha Angus deve ser firme e ter um dedo de altura. Procure esta carne nas lojas Continente, prepare a grelha e delicie-se. Pode ser consumida grelhada ou assada.

Se é mais fã de grelhados, comece por criar uma brasa bem forte, deixar repousar a carne selada inteira durante 5 minutos. Depois, corte a picanha em pedaços com dois dedos de espessura e leve à grelha.

Para uma melhor experiência, o ponto da carne deverá ser entre médio e malpassado e para isso bastará selar os pedaços de todos os lados. Retire a carne da grelha, deixe repousar uns 3 minutos e volte a fatiá-la em tiras pequenas. Tempere com flor de sal e desfrute.

Carne picada Aberdeen Angus Continente


Se está à procura de carne picada para elaborar receitas, como empadas, rolos de carne, bolonhesa ou hambúrgueres caseiros, no Continente encontra uma embalagem com 400 g de Carne Picada de Novilho Angus Continente Seleção — a melhor escolha para dar às suas receitas todo o sabor da carne Aberdeen Angus.

Hambúrguer Angus


Recomendamos também o hambúrguer 100% Carne Angus Continente Seleção, produzido a partir de animais 100% nacionais certificados desde a origem. É um hambúrguer alto, macio, suculento e muito tenro, perfeito para confecionar em casa.

Almôndegas Angus


Se preferir, também pode optar pelas Almôndegas de Novilho Angus Continente Seleção. Acompanhe com arroz, batata ou massa. Esta receita de almôndegas com esparguete fica pronta em apenas meia hora. Experimente!
Como conservar

Ao comprar esta carne, deverá armazená-la no frigorífico, de preferência na embalagem original, a uma temperatura constante de 2ºC com tolerância de mais ou menos 2ºC. Para garantir a qualidade de conservação ótima do produto, aconselha-se o transporte em sacos isotérmicos, para evitar oscilações de temperatura.

Depois de descongelada, não é aconselhável voltar a congelá-la novamente, pois perde muitas características organoléticas. Deve retirar a carne do congelador um dia antes e colocá-la na última prateleira do frigorífico. Assim, minimiza a proliferação microbiana.

Aberdeen Angus, experiência gastronómica única


A carne Aberdeen Angus, suculenta e macia, é a melhor escolha para uma experiência gastronómica e sensorial inconfundível. A sua qualidade nota-se a cada garfada. Pronto para experimentar? Encontre no Continente uma ampla gama de carne Aberdeen-Angus com Certificação em Bem-Estar Animal – Welfair®.