Azeite

Alimentos

Azeite: fio de saúde

De sabor e aroma inconfundíveis, o azeite é utilizado há séculos nos países mediterrânicos. Descubra as suas finalidades, os diferentes sabores e como o conservar.

O azeite está tão presente nos nossos hábitos culinários que nem sempre lhe damos o valor que merece. Seja como gordura para confecionar pratos de peixe e carne ou como simples tempero, é sempre uma solução saudável. Descubra tudo sobre este alimento.

Benefícios do azeite

Na dieta mediterrânica, o azeite é classificado como gordura de eleição. Estes são os principais benefícios para a saúde.

Prevenção de doenças cardiovasculares

O azeite é uma gordura monoinsaturada, que leva a uma redução significativa do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O consumo deste alimento está também relacionado com uma diminuição dos valores do “mau colesterol”.

Capacidades antioxidantes

Pela presença de vitamina E, carotenoides e compostos fenólicos Tem vindo, também, a ser associado à melhoria da capacidade cognitiva e redução do risco de doenças neurodegenerativas.

Prevenção de doenças degenerativas

Pelo elevado teor de polifenóis, o azeite ajuda a reduzir a formação de radicais livres, responsáveis por doenças degenerativas e pelo próprio processo de envelhecimento celular. 

Melhoria da digestão


Principalmente quando consumido cru, o azeite apresenta algumas propriedades digestivas, uma vez que melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas.


Tipos de azeite

O azeite é classificado de acordo com vários parâmetros, sendo o grau de acidez um dos mais comuns. A acidez diz respeito à percentagem de ácidos gordos livres que o azeite contém.

Ao contrário do que se possa pensar, a cor do azeite não está diretamente ligada ao seu sabor ou aroma.

Outros critérios utilizados incluem as caraterísticas organoléticas como a intensidade de sabor, cheiro e cor, que dependem essencialmente do tipo de azeitona de onde é proveniente o azeite.

Deste modo, o azeite é classificado nas seguintes categorias comerciais:
  • Azeite – Obtido após refinação, este azeite perde acidez, cheiro, cor e sabor, bem como alguns antioxidantes. Depois de refinado, pode ser misturado com azeites virgens de melhor qualidade.
  • Azeite virgem –Apresenta uma acidez máxima de 2%.
  • Azeite virgem extra – É o azeite de melhor qualidade. De cheiro e sabor intensos, apresenta uma acidez máxima de 1%.

Ao contrário do que se possa pensar, a cor do azeite não está diretamente ligada ao seu sabor ou aroma. Um azeite verde provém de azeitonas ainda verdes, enquanto um dourado provém de azeitonas maduras. Mas o azeite é geralmente obtido a partir de uma mistura de variedades de azeitonas, com diferentes graus de maturação.
Azeites Cinco Soldos Continente

Cinco Soldos é uma marca de azeite virgem e azeite virgem extra à venda em exclusivo nas lojas Continente.

O nome "Cinco Soldos" remonta à época da monarquia, quando as leis de proteção da agricultura prescreviam uma multa de três soldos a quem arrancasse uma árvore. Mas se fosse uma oliveira, a multa era maior. Era de cinco soldos.

A marca Cinco Soldos vem assim reforçar a importância de preservar o que Portugal tem de melhor e o valor da Natureza. Os azeites Cinco Soldos são produzidos em Portugal e 100% naturais, obtidos através de processos físicos que mantêm toda a qualidade da azeitona, compreendendo apenas tratamentos de lavagem, moagem, decantação, centrifugação e filtragem. O posterior armazenamento é efetuado a uma temperatura controlada que uma vez mais garante a preservação da qualidade do produto acabado.
A marca de azeite Continente Cinco Soldos é composta por quatro variedades de azeite e uma edição limitada:
  • Casto - Azeite Virgem:
    Dá valor ao que é tradicional. A matéria-prima na confeção das refeições. A simplicidade é uma qualidade. O Casto é uma matéria-prima com alma e valoriza a elaboração de uma refeição.
    Acidez máxima: 0,5%

  • Essencial - Azeite Virgem Extra: 
    Dá valor ao que é saudável. Presença quotidiana nas refeições da família. 
    O Essencial está sempre presente. O valor seguro no tempero de qualquer prato, como um elemento da família com quem se pode contar em qualquer ocasião.
    Acidez máxima: 0,5%

  • Superior - Azeite Virgem Extra:
    Dá valor ao que é fresco. O Superior é anfitrião em receções a convidados especiais. Há dias em que a mesa fica mais alta. Os valores da amizade e do saber receber merecem o valor de um sabor que celebra as ocasiões especiais.
    Acidez máxima: 0,5%

  • Reserva - Azeite Virgem Extra
    O que a natureza tem de melhor, tem outro valor. O Reserva está presente nos momentos de puro prazer. A magia está no detalhe. E no palato. Há dias para os quais reservamos o melhor e que valem cada minuto, cada suspiro.
    Acidez máxima: 0,5%

  • Edição Limitada 1ª Colheita - Azeite Virgem Extra
    Um azeite de carácter fresco e frutado. Dá valor ao que é saudável. Nas primeiras pinceladas de outono, as azeitonas são colhidas em perfeitas condições. Do encontro de duas variedades “Cobrançosa” e “Picual”, nasce o Azeite 1ª Colheita. Com um sabor frutado e uma harmonia que se fazem acompanhar do lagar ao empratamento.
    Acidez máxima: 0,8%
Como consumir azeite

Eleito para tempero, é também recomendado para cozinhar, uma vez que apresenta alguma estabilidade térmica. Devem, contudo, ser evitadas temperaturas demasiado altas, acima do seu ponto de fumo (máximo 2.000 ºC).

Inclusivé para fritar, o azeite apresenta um ponto de fumo consideravelmente superior à temperatura ideal para fritura de alimentos (1.800 ºC).


Como conservar azeite

O azeite não deve ser armazenado por longos períodos de tempo. É recomendável que seja acondicionado num local fresco, seco e escuro, longe de elementos que possam acelerar o processo de oxidação – como a luz.

Deve também manter-se afastado de odores intensos, como especiarias, já que estes podem alterar o seu sabor. O azeite pode solidificar e ganhar um aspeto mais denso quando exposto a temperaturas mais baixas, mas voltará ao seu estado normal quando regressar à temperatura ambiente.

Apesar de ter uma validade de 12 meses após a sua produção, o azeite deve ser consumido tão rápido quanto possível após a abertura da embalagem. Para a máxima preservação das suas qualidades, poderá facilitar o armazenamento em embalagens menores, de mais rápida utilização.


O azeite tem um longo futuro à mesa

O azeite é um alimento ideal para uma grande variedade de preparações: tem um teor de gordura ideal, é resistente a altas temperaturas, e tem um ponto de fumo elevado. Qualquer que seja a classificação e grau de acidez que procura, encontra-os no Continente. Visite as nossas lojas.