Alimentos

Azeite: fio de saúde

De sabor e aroma inconfundíveis, o azeite é utilizado há séculos nos países mediterrânicos. Conheça os vários benefícios!

Atualizado a 29/03/2023

Benefícios do azeite


Na dieta mediterrânica, o azeite é classificado como gordura de eleição. Estes são os principais benefícios do seu consumo para a saúde.

Prevenção de doenças cardiovasculares

O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas benéficas para a saúde, associadas a uma redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O consumo deste alimento está também relacionado com uma diminuição dos valores do “mau colesterol” (o LDL), devido ao seu perfil nutricional.

Capacidades antioxidantes

Pela presença de vitamina E, carotenoides e compostos fenólicos Tem vindo, também, a ser associado à melhoria da capacidade cognitiva e redução do risco de doenças neurodegenerativas.

Prevenção de doenças degenerativas

O azeite é composto por polifenóis, compostos com elevada ação antioxidante que ajudam a reduzir a formação de radicais livres, responsáveis pela formação de radicais livres, responsáveis por doenças degenerativas e pelo próprio processo de envelhecimento celular.

Sabor


Para além de ter uma composição nutricional interessante, o azeite é uma boa gordura para temperar ou confecionar os seus pratos, pois tem um sabor muito agradável.


Tipos de azeite


O azeite é classificado de acordo com vários parâmetros, sendo o grau de acidez um dos mais comuns. A acidez diz respeito à percentagem de ácidos gordos livres que o azeite contém.

Ao contrário do que se possa pensar, a cor do azeite não está diretamente ligada ao seu sabor ou aroma.

Outros critérios utilizados incluem as caraterísticas organoléticas como a intensidade de sabor, cheiro e cor, que dependem essencialmente do tipo de azeitona de onde é proveniente o azeite.

Deste modo, o azeite é classificado nas seguintes categorias comerciais:
  • Azeite – Obtido após refinação, este azeite perde acidez, cheiro, cor e sabor, bem como alguns antioxidantes. Depois de refinado, pode ser misturado com azeites virgens de melhor qualidade.
  • Azeite virgem –Apresenta uma acidez máxima de 2%.
  • Azeite virgem extra – É o azeite de melhor qualidade. De cheiro e sabor intensos, apresenta uma acidez máxima de 1%.

Ao contrário do que se possa pensar, a cor do azeite não está diretamente ligada ao seu sabor ou aroma. Um azeite verde provém de azeitonas ainda verdes, enquanto um dourado provém de azeitonas maduras. Mas o azeite é geralmente obtido a partir de uma mistura de variedades de azeitonas, com diferentes graus de maturação.

Como consumir azeite


Eleito para tempero, é também recomendado para cozinhar, uma vez que apresenta alguma estabilidade térmica. Devem, contudo, ser evitadas temperaturas demasiado altas, acima do seu ponto de fumo (máximo 2.000 ºC).

Receitas com azeite


O azeite é uma gordura saudável, deliciosa e versátil, que traz mais nutrientes e sabor a qualquer prato. Seja uma massa com vegetais, uma salada de grão e tomate maturado em azeite, uns simples legumes em azeite ou até um bolo de chocolate e azeite…. Qualquer que seja a receita, esta torna-se mais nutritiva e saborosa.

E sabia que pode dar um twist ao azeite tradicional que tem por casa? É simples adicionar-lhe mais sabor e textura e tornar os seus pratos ainda mais interessantes. Veja estas receitas:

 

  • Azeite de Manjericão: o melhor acompanhamento para qualquer tipo de massa, conferindo-lhe um toque verdadeiramente italiano.

  • Azeite de Tomilho e Limão: O tomilho e o limão vão transformar o seu azeite no melhor tempero para pratos de carne. Utilize este azeite, por exemplo, em carnes grelhadas e lombos recheados.

  • Azeite de Lima e Menta: para realçar o sabor das saladas e conferir-lhes um toque de frescura adicional, este azeite de lima e menta é perfeito.

  • Azeite de Orégãos e Malaguetas Vermelhas: uma combinação de sabores única e ideal para acompanhar qualquer prato de peixe.

Como conservar azeite


O azeite não deve ser armazenado por longos períodos. É recomendável que seja acondicionado num local fresco, seco e escuro, longe de elementos que possam acelerar o processo de oxidação – como a luz.

Deve também manter-se afastado de odores intensos, como especiarias, já que estes podem alterar o seu sabor. O azeite pode solidificar e ganhar um aspeto mais denso quando exposto a temperaturas mais baixas, mas voltará ao seu estado normal quando regressar à temperatura ambiente.

Apesar de ter uma validade de 12 meses após a sua produção, o azeite deve ser consumido tão rápido quanto possível após a abertura da embalagem. Para a máxima preservação das suas qualidades, poderá facilitar o armazenamento em embalagens menores, de mais rápida utilização.

O azeite tem um longo futuro à mesa


O azeite é um alimento ideal para uma grande variedade de preparações: tem um teor de gordura ideal, é resistente a altas temperaturas, e tem um ponto de fumo elevado. Qualquer que seja a classificação e grau de acidez que procura, encontra-os no Continente. Visite as nossas lojas.