Sobremesas Com Mirtilo

Alimentos

3 sobremesas de mirtilo deliciosas que vale a pena experimentar

Pequeno, redondo e discreto, mas com fama de superalimento – o mirtilo é uma bomba de sabor e saúde. Descubra 3 sobremesas de mirtilo práticas e deliciosas.
O mirtilo tornou-se num dos frutos mais apreciados nos últimos anos, pelo seu sabor, versatilidade, e propriedades nutritivas. Pode ser consumido ao natural ou em várias receitas, como doces, smoothies ou batidos. Descubra 3 sobremesas de mirtilo saborosas que vale a pena experimentar.

Mirtilo, fruto da juventude


O mirtilo é um fruto pequeno, mas poderoso. É um ótimo aliado do nosso organismo, pois é rico em antocianinas cuja ação antioxidante reduz o risco de doenças cardiovasculares. Pode ajudar a baixar a pressão arterial, preservar a função cerebral e melhorar a memória.

Além disso, tem poucas calorias e é muito conveniente, sendo facilmente consumido em qualquer altura do dia, e em qualquer lugar, quer fresco, quer congelado.

Os especialistas recomendam por isso o consumo diário de 50 a 100 g deste fruto. Damos uma ajuda para atingir este objetivo com estas 3 deliciosas e práticas sobremesas de mirtilo.

3 sobremesas de mirtilo cheias de cor e sabor


Reforce a sua saúde com estas 3 receitas de sobremesas de mirtilo cheias de cor e sabor, que prometem dar um toque muito especial às suas refeições.

1. Bolo de mirtilo


Fofo, doce e reconfortante – este bolo de mirtilo é fácil e rápido de preparar, e promete satisfazer os palatos mais exigentes.

Ingredientes


Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 190 °C.

2. Unte uma assadeira, e reserve.

3. Numa tigela, misture os mirtilos, o açúcar mascavado e o sumo de limão, até ficarem bem envolvidos. Verta na assadeira.

4. Numa outra tigela, misture a farinha de coco, a farinha de amêndoa, o fermento, a canela e o sal. Coloque por cima da mistura anterior, na assadeira.  

5. Regue a mistura de farinha com o óleo de coco previamente derretido.

6. Deixe cozinhar no forno durante 30 a 35 minutos, ou até verificar que o recheio de mirtilo está a borbulhar, ou a superfície dourada.

7. Deixe arrefecer antes de servir. Poderá acrescentar uma bola de gelado do seu sabor favorito.

2. Crumble de mirtilo


Com 3 ingredientes apenas se faz esta sobremesa de mirtilo deliciosa. O desafio é conseguir esperar pelo final da refeição para a saborear. Também pode ser uma ótima solução para um pequeno-almoço especial.

Ingredientes

  • 2 chávenas de mirtilos frescos ou congelados
  • 1 chávena de flocos de aveia
  • ¼ chávena de farinha de amêndoa
  • ½ chávena de mix de frutos secos
  • ¼ chávena de sementes de abóbora
  • ½ colher de chá de canela em pó
  • 1/8 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
  • ¼ chávena de mel

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.

2. Divida os mirtilos em 4 formas individuais.

3. Numa tigela, misture os flocos de aveia, o mix de frutos secos, as sementes de abóbora, o óleo de coco derretido, o mel, a canela e o sal, até todos estes ingredientes ficarem bem incorporados. Coloque esta mistura em cima dos mirtilos.

4. Deixe cozinhar no forno durante 20 a 25 minutos, ou até verificar que os mirtilos estão a borbulhar, ou quando a superfície estiver dourada.

5. Na altura de servir, pode cobrir com gelado de baunilha ou iogurte grego de coco.

3. Sobremesa de mirtilo com queijo creme


Nada mais prático do que juntar todos os ingredientes (e são apenas 5) no liquidificador e bater até ficar homogéneo. O resultado é uma sobremesa de mirtilo suave e aveludada, semelhante a uma mousse.

Ingredientes

  • 210 g de mirtilos frescos ou congelados
  • 250 g de queijo creme
  • 2 colheres de sopa de açúcar em pó
  • 4 colheres de sopa de farinha de amêndoa
  • Raspas de 1 limão

Preparação

1. Ferva os mirtilos e o açúcar em lume alto durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos.

2. Coloque a mistura no liquidificador, adicione o queijo creme, a farinha de amêndoa e as raspas de limão. Bata até obter uma mistura suave e cremosa.

3. Distribua a mistura em 4 ou 5 formas e leve ao frigorífico durante 30 minutos antes de servir. Decore com um mirtilo em cima de cada forma.

Sobremesas de mirtilo, com todo o gosto


Se o mirtilo chama a atenção, uma sobremesa de mirtilo chama muito mais. Este superfruto é altamente versátil e enquadra-se na perfeição nestas receitas. De uma forma rápida, poderá começar já hoje a experimentar estas 3 sobremesas de mirtilo e surpreender a família e os amigos.

E não se esqueça de partilhar connosco fotografias das suas criações (ou recriações) através do Facebook ou do Instagram. Bom proveito!