Pastelaria Portuguesa

Novidades

Pastelaria portuguesa: os melhores pastéis nacionais

Conheça os vários produtos da pastelaria portuguesa, desde bolos a pastéis tradicionais!
A pastelaria portuguesa é reconhecida além-fronteiras, com opções para todos os gostos e paladares. Dos famosos pastéis de bacalhau, aos croquetes de alheira, e pastéis de chaves, os salgados são irresistíveis. Já quando se trata de doçaria, também não faltam opções bastante requisitadas por portugueses e por turistas: os populares pastéis de nata, os pastéis de Tentúgal ou os travesseiros de Sintra.

Fique a conhecer um pouco mais sobre a pastelaria portuguesa e as opções que pode comprar ou até mesmo recriar em casa.

Pastéis portugueses salgados


Os pastéis e salgados portugueses têm uma presença assídua à mesa. São quase obrigatórios em festas de aniversário, convívios, jantares de amigos, épocas festivas, uma vez que são aperitivos fáceis de preparar e de agradar. No entanto, quem visita o nosso país também não resiste aos encantos da pastelaria português. Dos salgados e doces conventuais mais populares, destacamos os seguintes:

Pastéis de bacalhau


Na gastronomia tradicional portuguesa, os pastéis de bacalhau são provavelmente um dos mais apreciados. Podem ser servidos como entrada ou com arroz malandrinho ou arroz de feijão. Saiba como preparar os tradicionais pastéis de bacalhau de forma rápida e deliciosa.

Croquetes de alheira


Os croquetes de alheira também são uma iguaria popular da pastelaria salgada portuguesa. A alheira é uma das mais antigas tradições gastronómicas nacionais e quando usada para criar croquetes, oferece uma experiência de sabor e textura únicos. Estes pastéis adaptam-se bem a qualquer festa ou ocasião e tanto podem ser consumidos como entrada ou como acompanhamento em vários pratos.

Pataniscas


De legumes, de bacalhau, de polvo, de peixe e ervas ou até de milho. As pataniscas são outro ex-líbris da pastelaria salgada portuguesa. Podem ser recheadas com os mais diversos ingredientes e oferecerem assim verdadeiras experiências gastronómicas.

Doces e bolos portugueses


A doçaria portuguesa não deixa ninguém indiferente. Entre os doces e bolos portugueses mais procurados e apreciados, destacam-se estes.

Pastéis de nata


Os pastéis de nata ou pastéis de Belém são um dos doces conventuais mais representativos de Portugal. De receita centenária criada por monges do Mosteiro do Jerónimos, este doce português tornou-se nos dias de hoje um cartão de visita e um marco da História da pastelaria portuguesa.

Pastéis de Tentúgal


Criados pelas mãos de freiras carmelitas, os pastéis de Tentúgal são simplesmente deliciosos. São feitos à base de massa filó, gemas de ovo, canela e açúcar em pó e servidos em forma de embrulho, que esconde uma doce recordação de Portugal. Descubra como fazer esta doçaria conventual em casa.

Travesseiros de Sintra


São as delícias mais procuradas em Sintra e percebe-se porquê. Os travesseiros de Sintra são difíceis de resistir: são doces, combinam o sabor do creme de ovo e amêndoa, e desfazem-se na boca como que por magia.

Pastel Dona Quina: um exclusivo Continente

Pasteis Dona Quina Continente
Chegou à pastelaria do Continente um novo produto exclusivo e de qualidade superior, que vem realçar o melhor que a pastelaria portuguesa tem para oferecer.

A gama de pastéis Dona Quina apresenta uma identidade própria, onde cada recheio é único e desenvolvido em Portugal e em exclusivo pela SONAE.
Produzidos de forma artesanal, os pastéis Dona Quina estão disponíveis em 12 recheios doces e salgados e 12 tipos de massa distintos:

  • Pastel com Queijo e fiambre: Recheado com pedaços de fiambre e queijo derretido, envolvidos em natas. A massa é decorada com orégãos.
  • Pastel com Leitão: O leitão e a cebola caramelizada dão um toque especial a este pastel, a que se soma um toque de pimenta preta.

  • Pastel com Farinheira: Com farinheira e espinafres envolvidos em cubos de tomate, este pastel tem ainda massa colorida com tomate em pó.

  • Pastel com Salmão: O recheio é de salmão fumado com brócolos e queijo creme. A massa é colorida com carvão vegetal.

  • Pastel com Bacalhau: Vale a pena experimentar pelo recheio de bacalhau desfiado com cebola frita, alho, azeitonas e salsa, envolvido num cremoso molho bechamel. As massas são pigmentadas com azeitona desidratada.

  • Pastel com Legumes: Experimente com o recheio de legumes com Brócolos, Azeitonas Pretas, Milho, Pimentos Vermelho e Cenoura.

  • Pastel com Espinafres e Queijo: este pastel de espinafres e queijo mozarela é coberto por uma massa de farelo de aveia, sêmola de milho e sementes de papoila.

  • Pastel com Frango: Delicioso com recheio de frango com chouriço e massa pigmentada com Cebolinho.

  • Pastel com Atum: O recheio é de atum com pimentos vermelhos envolvido em cubos de tomate e orégãos. A massa é pigmentada com pedaços de tomate desidratado.

  • Pastel com Mousse de Chocolate: Para os mais gulosos, o recheio cremoso de chocolate é uma boa opção a ter em conta. Tem uma massa colorida com Cacau e cobertura de farinha de amêndoa.

  • Pastel com Maçã e Canela: O recheio é composto por cubos de maçã e um toque de canela. A massa é colorida com canela.

  • Pastel com Ovo e Amêndoa: Com recheio de doce de Ovos-Moles e cobertura de amêndoa granulada, esta delícia é perfeita para comer depois do café ou ao lanche para partilhar com quem gosta.

Inspirados nos vários pastéis portugueses, os pastéis Dona Quina podem ser consumidos à refeição, acompanhado por arroz ou outra guarnição da sua preferência, como um snack ou um lanche rápido em dias mais atarefados.

A gama de produtos Dona Quina, com a assinatura “Carinho, Sabor e Tradição”, garante:
  • Tradição: sabores 100% portugueses
  • Personalidade: artesanal, cada produto com identidade única, recheio e massa exclusivos, fechados com um molde único e carimbados manualmente
  • Exclusividade

Visite uma Pastelaria Continente perto de si e deixe-se surpreender.