Saúde e Higiene do Bebé

O seu Bebé não faz Cocó?

Saiba como proceder se o bebé não fizer cocó e conheça os procedimentos que o vão ajudar na obstipação do seu bebé.

Quando se deve retirar as fraldas?
Às vezes, a dificuldade que o bebé enfrenta para fazer cocó pode estar ligada à retirada prematura das fraldas, o que pode gerar ansiedade e preocupação nele. Normalmente, os bebés abandonam as fraldas entre os 18 meses e os 4 anos, mas é importante respeitar os sinais de prontidão que eles demonstram. Cada bebé terá o seu próprio tempo.


Como são os hábitos de dejeção dos bebés?
Os hábitos de dejeção variam muito de bebé para bebé. Algumas crianças podem ter uma dejeção após todas as refeições, enquanto que outras no outro extremo podem estar mais de 24 horas sem terem qualquer dejeção.


Como se explicam os diferentes hábitos de dejeção entre bebés?
Em parte, estas diferenças podem ser explicadas pelo tipo de alimentação que a criança está a fazer. As crianças alimentadas com o leite materno, por exemplo, têm em média mais dejeções por dia do que aquelas que estão a fazer um leite artificial. As que consomem leite artificial têm geralmente fezes de consistência mais dura.


O que fazer num bebé com obstipação?
Quando isto acontece, é importante fazer massagens com movimentos circulares na barriga do bebé. Este método é especialmente eficaz se ao mesmo tempo for feita alguma estimulação no rabinho com a ponta de um termómetro, um cotonete ou uma pequena sonda.

Nos casos mais renitentes pode ser necessário aplicar um miniclister que vai na maioria dos casos resolver a situação. Este clister pode ser aplicado sempre que o bebé tiver mais de 24 horas sem ter tido dejeções.


Em que situações deve consultar o seu pediatra?
A obstipação raramente pode ser causada por uma doença subjacente. No entanto, deve estar alerta e consultar o pediatra que segue o seu bebé caso uma das seguintes situações ocorra:
  • Obstipação que persiste na criança, após recorrer a massagens ou clister;
  • Presença de outros sintomas associados como vómitos ou fraqueza;
  • Fezes com coloração anormal, nomeadamente pretas, brancas/cinzentas ou vermelhas;
  • Quantidades grandes de muco ou água nas fezes do bebé.
Atualizado a 22/07/2021