Saúde e Higiene do Bebé

Problemas de Barriga: O que pode provocar uma diarreia?

O seu bebé está com diarreia? Saiba o que pode provocá-la e o que fazer com a ajuda do nosso especialista.

O que é diarreia?

Diarreia é a forma que o corpo tem de expulsar germes prejudiciais ao próprio organismo. Geralmente, os episódios duram alguns dias até uma semana. A diarreia pode ocorrer em associação com outros sinais, nomeadamente febre, desidratação ou vómitos.

Quais as causas mais comuns de diarreia no bebé?

A maioria das situações deve-se a uma causa viral. São vírus que passam de criança para criança através das mãos ou pela partilha de objetos contaminados, como por exemplo a chucha. Por esta razão, são muito frequentes nas creches e infantários. Além da presença de fezes moles ou aguadas, as crianças podem ter febre, vómitos e, em crianças mais crescidas, dores de cabeça ou de barriga.

Outra situação frequente é a intoxicação alimentar. Quando a criança come alimentos estragados, muitas vezes ovos, leite e derivados ou produtos enlatados. Nestes casos, os sintomas habitualmente surgem rapidamente, podendo incluir vómitos, e tendem a desaparecer no espaço de 24 horas.

Em alguns casos, a diarreia surge quando existe uma alergia ou uma intolerância do organismo em relação a determinado alimento ou a um medicamento, principalmente um antibiótico.

O que fazer numa criança com diarreia?

A diarreia é um mecanismo de defesa do bebé para expulsar germes do organismo. O mais importante é prevenir a desidratação. Deve-se oferecer uma quantidade adicional de leite materno ou uma solução de reidratação oral em crianças mais velhas. No caso de vómitos persistentes ou desidratação significativa, deve contactar o pediatra que segue o bebé.

Como reconhecer a desidratação?

Desidratação é das complicações mais comuns e preocupantes nas crianças com diarreia. Se for ligeira, habitualmente não causa problemas, mas se for moderada ou grave pode ser perigosa.

Alguns sinais de desidratação no bebé são:

  • Boca seca;
  • Pouca ou nenhuma urina;
  • Poucas ou nenhumas lágrimas no choro;
  • Pele seca e fria;
  • Pouca energia.